Colégio Estadual Fausto Cardoso
Disciplina: Filosofia Série: 1º
Ano Ensino Médio Turma: B
Prof. M.Sc. Alvaro Machado de Andrade
Júnior
Data: 20/07/2020
ATIVIDADE DE
AVALIACÃO DE APRENDIZAGEM
“Nada existe que não possa ser
inquirido, posto em dúvida e investigado.”
Sócrates
Bom dia! Hoje
temos a terceira atividade digital de filosofia. Veja as instruções seguintes:
Leia o texto atentamente, assista ao vídeo e depois
responda as questões.
Direitos Humanos e a luta para viver
dignamente no Brasil.
“É óbvio que o
homem não pode viver sem o pão.”
Robert L. Heilbroner
Pensar, aprofundar-se na reflexão e na
pesquisa sobre os direitos humanos nos oferece uma possibilidade de compreender
não somente o conceito direitos humanos, mas, sobretudo, às lutas com seus
protagonistas, os cenários geográficos locais e distantes que se espalham pelos
vastos continentes do mundo, aonde os abusos contra os seres humanos são mais
que muitos cometidos no cotidiano e que deveriam fazer corar de vergonha os
membros de Governos e as elites que os apoiam materialmente a se manter no
poder destruidor.
Na África, na Ásia, no Oriente Próximo
e nas Américas do Norte, Central e do Sul, muitas vezes as estatísticas não
versam sobre a vida, mas sobre a morte de seres humanos cruelmente castigados,
violentados e assassinados sem direitos. Na atualidade, denúncias de maus
tratos e trabalho escravo no nordeste brasileiro muitas vezes ocuparam as capas
de jornais, revistas e outros noticiários de comunicação, que demostravam toda
a violação dos direitos humanos defendidos pela Constituição Federal.
A
invasão da privacidade, a ação violenta de agentes do Estado, o desrespeito e o
desprezo pelos refugiados mundo a fora, a exploração sexual de crianças e
adolescente, a destruição de reservas florestais, os crimes contra as
lideranças indígenas e ameaças com o fio da espada às comunidades quilombolas
no Brasil são mais um capítulo das lutas cotidianas pelos direitos humanos.
Estudar o tema dos direitos humanos, as
causas e consequências sociológicas e históricas é crucial nesse momento de
atropelos à Lei e de impunidade estrutural, na qual cresce paulatinamente o
número de desempregados e a falta de trabalho agravados pelo infortúnio gerado
pela Pandemia do Covid-19 mundo a fora. A busca pela justiça daquelas
injustiças requer um esforço, um compromisso e persistência de todos que se
levantam em prol dos direitos humanos no Brasil e no mundo. A violação dos
direitos humanos é um problema que fere a crista da humanidade, a essência do
ser humano, que se constitui desde o seu nascimento até a hora de sua morte
natural. Preservar, proteger e lutar pela integridade e dignidade da pessoa
humana, é, portanto, assumir uma posição e atitude moral ativa e crítica diante
desse quadro acabrunhado e grave.
É dever de todo e qualquer cidadão que se
indigna com as injustiças, as desigualdades sociais e os preconceitos
estruturais que se retroalimentam no cotidiano das sociedades contemporâneas,
especialmente no Brasil, dizer não, agir contra aqueles que ferem, roubam,
agridem, maltratam pessoas no mundo. “Milhões de seres humanos morrem de fome
ou de subnutrição nos dias atuais, como inúmeras dezenas de milhões morreram no
passado.”.
Nesse sentido, o interesse pelo tema dos
direitos humanos tem despertado e mobilizado centenas de pessoas em todo o
mundo, seja nos seminários de escolas públicas e particulares, nas
universidades, dentro da políticas públicas e nas Organizações das Nações
Unidas (ONU), onde os acordos internacionais muitas vezes são celebrados para resgatar
e defender os direitos humanos. Vamos mudar o cenário da opressão no Brasil.
Autor: Alvaro Machado de Andrade Júnior
Simão Dias,
14 julho de 2020
Assista ao vídeo Afinal, o que são os Direitos Humanos?
Disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDISs
Assista ao vídeo Afinal, o que são os Direitos Humanos?
Disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDISs
Responda as questões
1. O
escravo era a moeda mais valiosa para os colonizadores europeus. Índios, e
depois negros foram as vítimas principais do sistema colonizador na África e
nas Américas. Aqui, no Brasil, as populações negras enfrentam uma série de
violações em seus direitos. Todavia, a Constituição Federativa estabelece em
seu Art. 5º que Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Considerando as condições de vida
da maioria dos afro-descendentes existentes no Brasil e o que está escrito no
artigo acima citado, podemos concluir que:
(A) a
igualdade de direitos é uma realidade no país
(B) homens
e mulheres são tratados da mesma forma
(C) brancos
e negros são respeitados do mesmo modo
(D) o
direito à igualdade tem sido desrespeitado
(E) todos
os brasileiros tem as mesmas oportunidades
2. (Enem – 2013) A luta contra o
racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao
consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento
Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua
luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial
das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas
relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de
construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma
ascendência africana, e não apenas os “pretos”.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes,
raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.
A
estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo
A) eliminar
privilégios de classe.
B)
alterar injustiças econômicas.
C)
combater discriminações étnicas.
D)
identificar preconceitos religiosos.
E)
reduzir as desigualdades culturais.