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segunda-feira, 20 de julho de 2020

3ª Atividade de Filosofia. 1º Ano B. Prof. Alvaro


Colégio Estadual Fausto Cardoso
Disciplina: Filosofia                                        Série: 1º  Ano    Ensino Médio     Turma: B
Prof. M.Sc. Alvaro Machado de Andrade Júnior                                 Data: 20/07/2020

                           

             ATIVIDADE DE AVALIACÃO DE APRENDIZAGEM
      
“Nada existe que não possa ser inquirido, posto em dúvida e investigado.” 
                                                                                                  Sócrates
      

Bom dia!  Hoje temos a terceira atividade digital de filosofia. Veja as instruções seguintes:
Leia o texto atentamente, assista ao vídeo e depois responda as questões.

      
  Direitos Humanos e a luta para viver dignamente no Brasil.

                            “É óbvio que o homem não pode viver sem o pão.”
                                                                                          Robert L. Heilbroner

        Pensar, aprofundar-se na reflexão e na pesquisa sobre os direitos humanos nos oferece uma possibilidade de compreender não somente o conceito direitos humanos, mas, sobretudo, às lutas com seus protagonistas, os cenários geográficos locais e distantes que se espalham pelos vastos continentes do mundo, aonde os abusos contra os seres humanos são mais que muitos cometidos no cotidiano e que deveriam fazer corar de vergonha os membros de Governos e as elites que os apoiam materialmente a se manter no poder destruidor.
        Na África, na Ásia, no Oriente Próximo e nas Américas do Norte, Central e do Sul, muitas vezes as estatísticas não versam sobre a vida, mas sobre a morte de seres humanos cruelmente castigados, violentados e assassinados sem direitos. Na atualidade, denúncias de maus tratos e trabalho escravo no nordeste brasileiro muitas vezes ocuparam as capas de jornais, revistas e outros noticiários de comunicação, que demostravam toda a violação dos direitos humanos defendidos pela Constituição Federal.
        A invasão da privacidade, a ação violenta de agentes do Estado, o desrespeito e o desprezo pelos refugiados mundo a fora, a exploração sexual de crianças e adolescente, a destruição de reservas florestais, os crimes contra as lideranças indígenas e ameaças com o fio da espada às comunidades quilombolas no Brasil são mais um capítulo das lutas cotidianas pelos direitos humanos.
     Estudar o tema dos direitos humanos, as causas e consequências sociológicas e históricas é crucial nesse momento de atropelos à Lei e de impunidade estrutural, na qual cresce paulatinamente o número de desempregados e a falta de trabalho agravados pelo infortúnio gerado pela Pandemia do Covid-19 mundo a fora. A busca pela justiça daquelas injustiças requer um esforço, um compromisso e persistência de todos que se levantam em prol dos direitos humanos no Brasil e no mundo. A violação dos direitos humanos é um problema que fere a crista da humanidade, a essência do ser humano, que se constitui desde o seu nascimento até a hora de sua morte natural. Preservar, proteger e lutar pela integridade e dignidade da pessoa humana, é, portanto, assumir uma posição e atitude moral ativa e crítica diante desse quadro acabrunhado e grave.
     É dever de todo e qualquer cidadão que se indigna com as injustiças, as desigualdades sociais e os preconceitos estruturais que se retroalimentam no cotidiano das sociedades contemporâneas, especialmente no Brasil, dizer não, agir contra aqueles que ferem, roubam, agridem, maltratam pessoas no mundo. “Milhões de seres humanos morrem de fome ou de subnutrição nos dias atuais, como inúmeras dezenas de milhões morreram no passado.”.
     Nesse sentido, o interesse pelo tema dos direitos humanos tem despertado e mobilizado centenas de pessoas em todo o mundo, seja nos seminários de escolas públicas e particulares, nas universidades, dentro da políticas públicas e nas Organizações das Nações Unidas (ONU), onde os acordos internacionais muitas vezes são celebrados para resgatar e defender os direitos humanos. Vamos mudar o cenário da opressão no Brasil.

  Autor: Alvaro Machado de Andrade Júnior                      
                                                                                         Simão Dias, 14 julho de 2020   



    Assista ao vídeo Afinal, o que são os Direitos Humanos?
Disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDISs 


Responda as questões

     1.     O escravo era a moeda mais valiosa para os colonizadores europeus. Índios, e depois negros foram as vítimas principais do sistema colonizador na África e nas Américas. Aqui, no Brasil, as populações negras enfrentam uma série de violações em seus direitos. Todavia, a Constituição Federativa estabelece em seu Art. 5º que Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Considerando as condições de vida da maioria dos afro-descendentes existentes no Brasil e o que está escrito no artigo acima citado, podemos concluir que:

(A)   a igualdade de direitos é uma realidade no país
(B)   homens e mulheres são tratados da mesma forma
(C)   brancos e negros são respeitados do mesmo modo
(D)   o direito à igualdade tem sido desrespeitado
(E)    todos os brasileiros tem as mesmas oportunidades    

2.  (Enem – 2013) A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.

A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo

A)   eliminar privilégios de classe. 
B)   alterar injustiças econômicas.
C)   combater discriminações étnicas.
D)   identificar preconceitos religiosos.
E)   reduzir as desigualdades culturais.
 3.   Em sua opinião, por que os direitos humanos são tão desrespeitados no Brasil?