Marcadores

quarta-feira, 1 de julho de 2020

2ª C/D, 2ª Atividade.

                            UNIÃO IBÉRICA E INVASÕES HOLANDESAS



1. Introdução: A soberania portuguesa entrou em crise a partir de 1578, quando morreu Dom Sebastião, na Batalha de Alcacer-Quibir, Com a morte precoce de Dom Sebastião, aos 24 anos, assumiu o trono o cardeal Dom Henrique, seu tio-avô de 70 anos de idade. A morte deste, em 1580, desencadeou uma acirrada disputa sucessória, que culminou com a ascensão do rei espanhol Filipe II ao trono português, dando início à União Ibérica.


2. Consequências da União Ibérica para o Brasil:
- Divisão do Brasil em dois Estados
-Fim do Tratado de Tordesilha
-Interiorização do Brasil
-Invasões Holandesas


3. Holanda = Países Baixos: Independência
Um ano antes da União Ibérica, as Províncias Unidas dos Países Baixos, também chamadas de Holanda, romperam com o domínio da Espanha, que, em retaliação, proibiu depois as relações que a burguesia holandesa tinha com o açúcar brasileiro. Os holandeses foram proibidos de realizar novos empréstimos, de cobrar os empréstimos feitos anteriormente e de revender na Europa o açúcar que chegava a Portugal, vindo do Brasil

Em resposta, a Holanda tramou um audacioso projeto de invadir o Brasil, maior produtor de açúcar do mundo. Em 1621, a Holanda fundou a Companhia das Índias Orientais, visando a costa atlântica da África, o nordeste brasileiro e o Caribe.

Já em 1624 ocorreu a primeira invasão ao Nordeste, mais especificamente na Bahia. De curta duração, a ocupação holandesa terminou no ano seguinte. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e estenderam seus domínios sobre quase todo o nordeste brasileiro por 24 anos.


4. Governo de Maurício de Nassau ( 1637 a 1644 )
O conde holandês Maurício de Nassau, presidente da Companhia das Índias Ocidentais governou o Brasil Holandês. Nassau estabeleceu uma política de parceria com os senhores de engenho, convencendo-os dos benefícios do domínio holandês. Algumas das principais realizações de Nassau foram:
*Retomada dos empréstimos aos senhores de engenho;
*Retomada do fornecimento de escravos africanos originários de Angola, território anexado pela Companhia das Índias Ocidentais;
*Reforma urbana de Recife, chamada de “Cidade Maurícia”, sede do governo holandês no Brasil;
*Construção de um observatório astronômico em Recife;
*A vinda de artistas e cientistas holandeses, tornando Recife a sede de um projeto civilizatório holandês nos trópicos;
*Liberdade religiosa para católicos e protestantes (calvinistas).


5. Restauração - 1640
A restauração ( independência ) do trono português ocorreu em 1640, quando João, o Duque de Bragança, foi coroado com o título de Dom João IV, dando início à Dinastia de Bragança e colocando um fim ao domínio espanhol sobre Portugal e o Brasil.


6. Insurreição Pernambucana ( 1645 a 1654 )
Após a saída de Nassau do governo do Brasil Holandês, a nova gestão passou a exigir a liquidação dos empréstimos contraídos pelos senhores de engenho, o que desencadeou uma reação local conhecida como Insurreição Pernambucana (1644-1654). Após 10 anos de conflitos, os holandeses aceitaram a retirada do Brasil em 1654. Em 1661, a Holanda reconheceu definitivamente a posse de Portugal sobre o Brasil, exigindo e recebendo 8 milhões de florins (63 toneladas de ouro) na chamada “Paz de Haia”.


7. Consequências da expulsão dos holandeses do Brasil:

Os holandeses, assimilando o processo de produção do açúcar, passaram a produzi-lo nas Antilhas a preços mais baixos que os praticados no Brasil. Sem a parceria dos holandeses (fornecimento de escravos, investimento, refino e revenda do açúcar), que se tornaram fortes concorrentes, o açúcar brasileiro mergulhou em forte decadência.

                                                   Vídeo aula







Atividade de averiguação de aprendizagem:

1.A Invasão holandesa em Pernambuco durou 24 anos, de 1630 a 1654. A invasão foi motivada por vários fatores, dos quais podemos destacar:
a)os interesses dos comerciantes e senhores de engenho locais em comercializar com os holandeses, em detrimento dos portugueses.
b)sucesso da colonização holandesa no sul da América, especialmente nas possessões espanholas, e a vontade da Holanda em expandir seus domínios no Novo Mundo.
c)o bloqueio do acesso holandês pela Coroa Espanhola ao comércio do açúcar produzido em Pernambuco, durante a União Ibérica.
d)a necessidade do algodão, produto amplamente produzido na capitania de Pernambuco, desde o século XVI, por parte das indústrias têxteis holandesas.

2. A Holanda, que enfrentou diversas lutas contra a Espanha ( com a União Ibérica ), exerceu influência direta na colônia portuguesa na América, pois
a)Os holandeses implementaram uma nova e eficiente estrutura produtiva baseada em pequenas e médias propriedades familiares, que se diferenciava das antigas plantations escravistas.
b)A ocupação das áreas de plantio de cana obrigou os holandeses a intensificarem a escravização dos indígenas, uma vez que não possuíam bases no continente africano.
c)Estabelecidos em Pernambuco, os holandeses empreenderam uma forte perseguição aos judeus e católicos ali residentes e fortaleceram a difusão do protestantismo no Brasil colonial.
d)Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império Habsburgo.

3.Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto afirmar:
a)Os holandeses implementaram uma nova e eficiente estrutura produtiva baseada em pequenas e médias propriedades familiares, que se diferenciava das antigas plantations escravistas.
b)A ocupação das áreas de plantio de cana obrigou os holandeses a intensificarem a escravização dos indígenas, uma vez que não possuíam bases no continente africano.
c)Estabelecidos em Pernambuco, os holandeses empreenderam uma forte perseguição aos judeus e católicos ali residentes e fortaleceram a difusão do protestantismo no Brasil colonial.
d)Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império Habsburgo.

4.Em relação ao período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, afirma-se:
a)Foi, também, uma consequência dos conflitos econômicos e políticos que envolviam as relações entre os chamados Países Baixos e a Espanha.
b)A invasão deveu-se aos interesses dos comerciantes holandeses pelo açúcar produzido na região, interesses esses que foram prejudicados devido a União Ibérica (1580-1640).
c)A motivação principal das invasões batavas ao Brasil está relacionada à conjuntura da União Ibérica, que fez com que os adversários da Espanha se tornassem hostis a Portugal.
d)Todas as afirmações anteriores estão corretas.

5.No conflito que aconteceu em Pernambuco em 1645, uma das primeiras medidas de João Fernandes foi decretar nulas as dívidas que os rebeldes tinham com os holandeses. Houve grande adesão da “nobreza da terra”, entusiasmada com esta proclamação heroica.O desencadeamento dessa revolta na América portuguesa seiscentista foi o resultado do(a):
a)fraqueza bélica dos protestantes batavos.
b)auxílio financeiro dos negociantes flamengos.
c)diplomacia internacional dos Estados ibéricos.
d)interesse econômico dos senhores de engenho.


                                                                                                                                 Bom Estudo!