Marcadores

quarta-feira, 22 de julho de 2020

2º ANOS A/B/C, 3ª ATIVIDADE DE QUÍMICA

PROPRIEDADES COLIGATIVAS




Verificam-se alterações de algumas propriedades do solvente, provocadas pela adição de um soluto não-volátil a este solvente. Estas alterações dependem apenas da quantidade de partículas, do soluto, que foi adicionada ao solvente. Tais propriedades são denominadas de PROPRIEDADES COLIGATIVAS.


PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR
Vamos imaginar que um líquido se encontre em um recipiente fechado e que entre o líquido e a tampa do recipiente tenhamos vácuo. Inicialmente o líquido evapora rapidamente e, depois esta evaporação vai diminuindo, até ficar constante. Isto ocorre porque os vapores formados começam a sofrer uma condensação, entrando em equilíbrio dinâmico com a evaporação.


INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA
A temperatura influencia na pressão máxima de vapor de um líquido. Como a formação dos vapores é um fenômeno endotérmico, um aumento de temperatura favorece a sua formação, aumentando, assim, a pressão máxima dos vapores.


INFLUÊNCIA DA NATUREZA DO LÍQUIDO
A volatilidade de um líquido está ligada diretamente à atração entre suas moléculas. Assim, quanto mais fracas forem as ligações intermoleculares, mais fácil será a evaporação e, portanto, maior será a pressão máxima de vapor do líquido.


A EBULIÇÃO DE UM LÍQUIDO
Quando um líquido está sendo aquecido, algumas moléculas colidem violentamente entre si e tornam-se livres. Com isso, forma-se porções de vapores no interior da massa líquida, constituindo desta forma as bolhas. Estas bolhas não sobem à superfície imediatamente, isto só ocorre quando a pressão dentro da bolha iguala-se à pressão externa. A esse fenômeno damos o nome de EBULIÇÃO.
A ebulição de um líquido depende da pressão externa, isto é, quanto menor for a pressão externa menor será a sua temperatura de ebulição.
As propriedades coligativas são: Tonoscopia,  Ebulioscopia,  Crioscopia e Pressão osmótica.


TONOSCOPIA ou TONOMETRIA - É estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição de um soluto não-volátil.
EBULIOSCOPIA ou EBULIOMETRIA - É o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um líquido puro, causado pela adição de um soluto não-volátil.
CRIOSCOPIA ou CRIOMETRIA É o estudo do abaixamento da temperatura de congelamento de um líquido puro, causado pela dissolução de um soluto não-volátil.

OSMOSE
Alguns materiais permitem a passagem de moléculas de solvente, mas não permitem a passagem do soluto desta solução. Tais materiais são denominados de membranas semipermeáveis e o fenômeno da passagem do solvente de uma solução mais diluída para uma solução mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável chama-se osmose.


PRESSÃO OSMÓTICA (p)   É a pressão externa que deve ser aplicada a uma solução mais concentrada para evitar a sua diluição por meio de uma membrana semipermeável.


CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES
 Dadas duas soluções A e B, separadas por uma membrana semipermeável e à mesma temperatura, com as suas concentrações diferentes, onde: [B] é maior que [A].

Podemos afirmar que:

· A solução A é hipertônica em relação à B.
· A solução B é hipotônica em relação à A.
· Se [A] = [B], teremos soluções isotônicas.


Propriedades Coligativas

As propriedades coligativas são as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto
As propriedades coligativas são aquelas que percebemos quando é adicionado um soluto não volátil a um solvente. A intensidade com que essas propriedades apresentam-se depende somente da quantidade de partículas do soluto na solução, mas não depende da natureza do soluto.

Os solutos não voláteis podem ser moleculares ou iônicos. Um exemplo de soluto não volátil molecular é o açúcar (sacarose – C12H22O11) que vemos na forma de cristaizinhos brancos porque milhares e milhares de moléculas estão bem unidas, formando, assim, esses cristais. Mas quando dissolvemos o açúcar em água, suas moléculas separam-se e ficam isoladas, por isso não conseguimos visualizá-las, mas as moléculas de C12H22O11 estão lá dissolvidas na água.

Um exemplo de soluto não volátil iônico é o sal (cloreto de sódio – NaCl), cujas fórmulas unitárias estão também unidas, formando aglomerados iônicos de estrutura geométrica bem definida, que são chamados de retículos cristalinos. Mas ao ser colocado em água, o sal reage com as moléculas dela, tendo os seus íons separados (ocorre uma dissociação iônica). Assim, os íons Na+ e Cl- ficam dispersos na água e também não são visíveis a olho nu.

Assim, essas partículas (moléculas ou íons) que ficam dispersas no solvente, que geralmente é a água, são as responsáveis por mudanças em determinadas propriedades do solvente.




ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Responder preferencialmente no Google Forms, ou copiar perguntas e respostas no caderno e enviar por foto.
https://forms.gle/QMY1wLb31f65eBBi7



1- Tendo em vista o momento em que um líquido se encontra em equilíbrio com seu vapor, leia atentamente as afirmações a seguir:

I. A evaporação e a condensação ocorrem com a mesma velocidade.
II. Não há transferência de moléculas entre o líquido e o vapor.
III. A pressão de vapor do sistema se mantém constante.
IV. A concentração do vapor depende do tempo.
Das afirmações citadas, são FALSAS:

 a) I e III.              b) II e IV.          c) II e III.        d) I e II.        e) III e IV.


2- Temos uma solução de partes iguais de água, éter etílico e etanol (álcool comum) em um recipiente fechado. As pressões parciais dos vapores dos líquidos estão na seguinte ordem crescente:

a) etanol, água, éter.
b) água, etanol, éter.
c) éter, álcool, água.
d) álcool, éter, água.
e) água, éter, álcool.


3- Em um mesmo local, a pressão de vapor de todas as substâncias puras líquidas:

a) tem o mesmo valor à mesma temperatura.
b) tem o mesmo valor nos respectivos pontos de ebulição.
c) tem o mesmo valor nos respectivos pontos de congelamento.
d) aumenta com o aumento do volume de líquido presente, à temperatura constante.
e) diminui com o aumento do volume de líquido presente, à temperatura constante.


4- Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada á maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será ...


a) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.
b) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.
c) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.
d) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão.
e) maior, pois a pressão será maior.


5- Quando o café é aquecido em banho-maria, observa-se que:


a) só o café ferve.
b) o café e a água do banho-maria fervem.
c) só o banho-maria ferve.
d) o banho-maria ferve a uma temperatura menor que a da água pura.
e) o café ferve a uma temperatura menor que a da água pura.


6- Das soluções abaixo, a que ferverá mais rapidamente é 100 mL, de solução aquosa de: a) sulfato de cobre 0,1 mol/L.

b) cloreto de cálcio 0,1 mol/L.
 c) bicarbonato de sódio 0,1 mol/L.
d) glicose 0,1 mol/L.
e) soda cáustica 0,1 mol/L.


7- Foram preparadas cinco soluções aquosas diluídas, de mesma concentração molal dos sólidos abaixo. A solução que congela em temperatura mais próxima de 0°C é a de:

a) cloreto de sódio.
b) sacarose.
c) sulfato de zinco.
d) ácido acético.
e) ácido sulfúrico.


8- A dissolução de certa quantidade de cloreto de sódio à água irá causar ...

a) aumento da pressão máxima de vapor.
b) diminuição do ponto de ebulição.
c) diminuição da pressão osmótica.
d) diminuição do ponto de congelamento.
e) aumento do ponto de ebulição e do ponto de congelamento.


9- Um saco de celofane, contendo uma solução de sacarose (açúcar) até a metade, é mergulhado num béquer contendo água, de modo que o saco fica inteiramente imerso na água do béquer. Sendo o celofane uma membrana semipermeável, observaremos depois de certo tempo que:

a) a água do béquer torna-se adocicada.
b) a água do béquer passa toda para o saco.
c) o volume da solução no saco aumenta
d) a concentração da solução no saco aumenta.
 e) a solução do saco torna-se mais adocicada.


10- Sabe-se que por osmose o solvente de uma solução mais diluída atravessa uma membrana semipermeável em direção da solução mais concentrada. Sabe-se, também, que um peixe de água doce é hipertônico em relação a água do rio e hipotônico a água do mar. Se um peixe de água doce for colocado na água do mar ele:

a) morre porque entra água do mar no seu corpo.
b) morre porque sai água do seu corpo.
c) morre porque entra sal no seu corpo.
d) morre porque sai sal do seu corpo.
e) sobrevive normalmente.