Marcadores

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

1ª A - QUINTA AULA REMOTA DE FÍSICA

                                        
                          
                              Movimento Uniforme (MU)

            Movimento com velocidade escalar constante

 Estação Espacial MIR. Foto: NASA
 Estação em órbita

Viagem de trem pelo Brasil - revista Viagem e Turismo - edição 229 - novembro 2014
Viagem de trem

 
Escada rolante


    O que há em comum nas seguintes situações, em relação ao movimento?


     Podemos imaginar que, nos deslocamentos das situações apresentadas, por mais que os meios de transporte estejam em movimento, os tripulantes, os passageiros e o transeunte estão confortáveis, sem sofrer solavancos, empurrões ou freadas. Isso é possível porque a velocidade com a qual se deslocam é constante.


  • A estação espacial internacional orbita a Terra a uma velocidade de 27 700 km/h. 
  • O trem se desloca, longe das estações, a uma velocidade de aproximadamente 80 km/h.
  • O transeunte na escada rolante se desloca a aproximadamente em 1 m/s.
     É interessante perceber que os deslocamentos não se mantêm à mesma velocidade o tempo todo. Em algum momento, esses móveis estiveram parados em relação à Terra, iniciaram movimento até atingir certa velocidade, para depois diminuir até pararem novamente. Se pensarmos no movimento de um avião, por exemplo, notaremos que durante o voo pode haver alguns momentos em que sua velocidade fica constante e outros em que a velocidade se modifica, como ao realizar uma manobra para desviar de uma tempestade, até ele se aproximar de seu destino e pousar.
    Nesta aula vamos nos ater a situações de deslocamento com velocidade constante. Quando isso ocorre, dizemos que se trata de um movimento uniforme (MU). É o caso de um carro que percorre uma longa estrada mantendo, durante algum tempo, sua velocidade em 80 km/h. Nessa condição, podemos concluir que o carro percorrerá 80 km a cada hora. Então, se em 1 hora ele percorre 80 km, em 2 horas percorrerá 160 km, e assim por diante. Desse modo, o carro percorrerá distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.    
     Um caso particular de movimento uniforme é o que ocorre em trajetória retilínea, chamado de movimento retilíneo uniforme (MRU). A característica básica do movimento uniforme é que a velocidade escalar instantânea do móvel permanece constante no decorrer do tempo. A consequência direta desse fato é que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.  

        Assista à vídeoaula complementar abaixo:


 



                                            (Opcional):
                       Estudo complementar retirado do link: 



ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Observação: A atividade a seguir é obrigatória, deverá ser respondida no caderno usando caneta azul ou preta e entregue a professora via whatsapp.

1. Um movimento uniforme (MU) é aquele no qual um móvel sofre iguais variações de espaço em iguais intervalos de tempo e se a trajetória descrita por esse móvel for uma linha reta, dizemos que ele realiza um movimento retilíneo uniforme (MRU). Dê pelo menos três exemplos de movimentos uniformes que apresentem trajetória:
a) retilínea;
b) não retilínea.

2. Um automóvel desloca-se em linha reta. Classifique o movimento deste automóvel supondo que:
a) o ponteiro do velocímetro indica sempre o mesmo valor;
b) a posição do velocímetro varia de um instante para outro.

3. Um automóvel, que estava parado em um sinal luminoso, arranca e, após alguns segundos, seu velocímetro passa a indicar 50 km/h. Mantêm esta indicação durante 10 segundos e, após este tempo, a velocidade do carro diminui até parar, no sinal seguinte.
a) Entre os dois sinais, o carro desenvolveu um movimento uniforme? Explique.
b) Em qual trecho do percurso o carro desenvolveu movimento uniforme?

4. Mostre com imagem ou vídeo um movimento ou uma situação real vivenciada por você que pode ser considerada um movimento uniforme.