Origens dos seres humanos
Você já se perguntou de onde viemos?
Muito provavelmente essa pergunta foi feita também pelos primeiros seres humanos, e ainda hoje permanece uma questão importante.
O mito a seguir, por exemplo, explica o surgimento dos Pataxó, povo indígena que tem aldeias na Bahia e em Minas Gerais. De acordo com essa narrativa, há muito tempo só havia na Terra bichos como a onça e os passarinhos, até que de uma gota que caiu do céu surgiu um índio, que viveu muito tempo sozinho na Terra:
“Um dia, o índio estava fazendo ritual. Enxergou uma grande chuva. Cada pingo de chuva ia se transformar em índio. No dia marcado, a chuva caiu. Depois que a chuva parou de cair, os índios estavam por todos os lados. O índio reuniu os outros e falou:
— Olha, parentes, eu cheguei aqui muito antes de vocês, mas agora tenho que partir. Os índios perguntaram: — Pra onde você vai?
O índio respondeu: — Eu tenho que ir morar lá em cima no Itohã, porque tenho que proteger vo- cês. Os índios ficaram um pouco tristes, mas depois concordaram.
— Tá bom, parente, pode seguir sua viagem, mas não se esqueça do nosso povo.
Depois que o índio ensinou todas as sabedorias e segredos, falou: — O meu nome é Txopai.
De repente o índio se despediu dando um salto, e foi subindo... subindo... até que desapareceu no azul do céu, e foi morar lá em cima no Itohã. Daquele dia em diante, os índios começaram sua cami- nhada aqui na terra, trabalhando, caçando, pescando, fazendo festas e assim surgiu a nação pataxó.
Pataxó é água da chuva batendo na terra, nas pedras, indo embora para o rio e o mar.”
A teoria criacionista
Assim como o povo Pataxó, a maioria das sociedades humanas, do passado ou do presente, tem seu mito fundador sobre a origem do mundo e dos seres humanos. Essas narrativas passaram de geração a geração por meio de transmissão oral, e algumas delas foram registradas por escrito. Nos dão informações valiosas sobre a forma como diferentes culturas concebem o mundo.
Durante a maior parte da história humana, as explicações sobre a origem da vida na Terra estiveram ligadas à religião. Em muitas há a presença de um deus superior e eterno, responsável único pela criação de tudo o que existe. A linha de pensamento que se apoia nessa ideia é chamada de criacionismo.
![]() |
CRANACH, Lucas. Paraíso (ou Jardim do Éden). 1530.
A visão criacionista com o maior número de defensores na sociedade atual foi elaborada com base no livro do Gênesis, da Bíblia.
Leia a seguir um trecho dessa narrativa:
“No princípio criou Deus o céu e a terra. […]
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e do- minai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”
O criacionismo hoje tem várias correntes, desde aquelas que defendem a nar- rativa bíblica como está apresentada até as que procuram combinar o princípio da criação com explicações não religiosas.
A teoria evolucionista
A questão sobre a origem dos seres humanos também motivou intensas pesquisas científicas, que levaram os estudiosos a elaborar teorias que explicassem a origem da vida na Terra. Atualmente, o evolucionismo é a teoria aceita pela ciência para explicar como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra.
As bases dessa teoria foram criadas pelos naturalistas ingleses Charles Darwin e Alfred Wallace. Eles concluíram em suas pesquisas que as espécies de seres vivos passam por transformações ao longo do tempo, diversificando-se e dando origem a novas espécies. O mecanismo que determinaria a sobrevivência de algumas espécies e a eliminação de outras foi chamado por Darwin de seleção natural: os seres vivos com características que lhes permitem sobreviver em um determinado ambiente transmitem essas características às próximas gerações, enquanto os menos adaptados tendem a desaparecer.
![]() |
Teoria evolucionista de Charles Darwin
Em 1859, Darwin publicou o livro A origem das espécies. Nele, detalhou o processo de seleção natural e introduziu a ideia, revolucionária para a época, de que o ser humano também é resultado do processo de evolução por seleção natural. Suas ideias chocaram a sociedade europeia porque contradiziam a ideia bíblica de que os seres huma- nos, assim como os outros seres vivos, haviam sido criados por Deus, e, portanto, seriam perfeitos e imutáveis.
REFERÊNCIAS
VALLE, Cláudia Netto do. Txopai Itohã: mito fundador pataxó. Acta Scientiarum, Maringá, PR, v. 23, 2001. p. 62.
GÊNESIS 1: 1, 25-28. Bíblia sagrada. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1>. Acesso : 04/08/2020.
Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
O que é a teoria da evolução de Charles Darwin e o que inspirou suas ideias revolucionárias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ambANBIHjCI. Acesso em: 04/08/2020.
Teoria Criacionista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jy8Hkh8iVSs. Acesso em: 04/08/2020.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Entregar para o professor via whatsapp ou formulário google, até o dia 26/08/2020.
A partir do texto acima, e do links para pesquisa indicados pelo professor, responda as questões abaixo.
FORMULÁRIO GOOGLE FORMS: 1ª SÉRIES - ENSINO MÉDIO
1. A ideia criacionista relacionada à origem do ser humano predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século dezenove. Durante muito tempo de estudos o cientista Charles Darwin lançou o livro “A origem das espécies”, no qual propôs:
a) O reforço do criacionismo
b) O evolucionismo
c) O cristianismo
d) A patologia humana
2. Pode-se dizer que o criacionismo caracteriza-se pela defesa do seguinte argumento:
a) todas as espécies de seres vivos existentes evoluíram ao logo do tempo, seguindo as leis da seleção natural.
b) a vida, o universo e todos os seres existentes não passaram a existir do nada sem que houvesse um ser superior e eterno que os tivesse concebido inteligentemente.
c) o desenvolvimento da vida e da grande diversidade de seres vivos independe de algo externo à materialidade da existência.
d) nenhum ser vivo pode ser tido como membro de uma espécie independentemente das leis da seleção natural.
3. Analise as afirmações a seguir:
I – Só há uma forma de surgimento do Universo, não havendo contestação de sua origem porque acaba sendo muito evidente.
II – Há duas grandes teorias que se confrontam com relação ao surgimento do Universo, sendo a Criacionista e a Evolucionista.
III – A teoria Evolucionista é a única teoria correta e incontestável.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a I está correta.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a III está correta.
d) I e II estão corretas.
4. Explique a diferença entre teoria evolucionista e a teoria criacionista.
R__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________