Marcadores

terça-feira, 18 de agosto de 2020

BIOLOGIA - 1º ANO A, B, C e D



COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TURMA: 1º ANO
DOCENTE: GARDÊNIA VALÉRIA 



CITOLOGIA – Citoplasma e Núcleo


CITOPLASMA
O citoplasma é formado pelo citosol e por todas as organelas celulares de uma célula, sendo, portanto, fundamental para a sobrevivência celular.
Mesmo existindo diversos tipos celulares, todas as células apresentam citoplasma, membrana plasmática e material genético. O citoplasma varia muito de tecido para tecido ou de uma espécie para a outra. Nos organismos procariontes, tais como bactérias, ele representa todo ambiente celular que está rodeado pela membrana plasmática. Já nas células eucarióticas, ele representa a região entre a membrana plasmática e a carioteca (envoltório do núcleo).
O citoplasma é formado por um material viscoso denominado citosol que é constituído de água, aminoácidos, nutrientes energéticos, proteínas e íons diversos. Visto no microscópio óptico, o citoplasma possui aparência homogênea, mas, além do citosol, encontram-se dispersos importantes estruturas denominadas organelas celulares e algumas inclusões como cristais, gotas de lipídios e grânulos proteicos e de pigmentos.
Nas células procarióticas, estão mergulhados no citosol moléculas de DNA e ribossomos, que são as únicas organelas encontradas nesses organismos. Os ribossomos produzem proteínas e, portanto, são fundamentais para a sobrevivência dessas células.
Nas células eucarióticas, observa-se um citoplasma muito mais complexo e que possui um rico sistema de membranas. Nessas células, observam-se diversas organelas que funcionam juntas para garantir a sobrevivência dessa unidade funcional, tais como o retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias, cloroplastos e vacúolos.
Além das organelas, observa-se a presença de um citoesqueleto, que é formado por proteínas e garante sustentação e a movimentação de algumas células. Entre os movimentos das células, podemos destacar o movimento ameboide, realizado por algumas células de defesa, e a ciclose, que é uma corrente citoplasmática observada em algumas células vegetais.
De acordo com a viscosidade, o citoplasma é comumente dividido em duas porções. A região mais externa recebe a denominação de ectoplasma e possui uma maior viscosidade. A porção mais interna é chamada de endoplasma e é mais fluida.
fonte: https://www.biologianet.com/biologia-celular/citoplasma.htm


NÚCLEO CELULAR
O núcleo celular é a região da célula onde ocorre o controle de todas as atividades celulares.
Convencionalmente dividimos a célula em três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa última estrutura, encontrada apenas em células eucarióticas, foi descoberta pelo pesquisador Robert Brown e é um componente fundamental para o funcionamento celular.
O núcleo apresenta formato variado, sendo normalmente arredondado ou alongado, com cerca de 5 a 10 μm. De uma maneira geral, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas algumas podem ser multinucleadas, como é o caso das fibras musculares esqueléticas. Vale destacar ainda que algumas células não apresentam núcleo quando maduras (anucleadas), como é o caso dos eritrócitos.
O núcleo é considerado o centro de controle das atividades da célula e também o local onde estão armazenadas as informações genéticas. As funções desempenhadas por ele só são possíveis graças à presença de DNA (ácido desoxirribonucleico) em seu interior, pois são essas moléculas que possuem genes, que, por sua vez, são responsáveis pela síntese de proteínas. Além dessas funções, é no núcleo que ocorrem a síntese e o processamento dos diferentes tipos de RNA.
O núcleo é envolto por um sistema de dupla membrana chamado de carioteca. Uma dessas membranas é mais externa e permanece em contato com o citoplasma e com o retículo endoplasmático.
A carioteca, assim como a membrana plasmática, é formada por uma bicamada de fosfolipídios onde estão inseridas algumas proteínas. Essas membranas são perfuradas por pequenos poros que servem de porta de entrada e saída para algumas substâncias nucleares. Vale destacar que o fluxo não é contínuo, uma vez que nesses poros existem proteínas com o papel de garantir seletividade, controlando o que entra e o que sai da célula.
No núcleo, encontra-se a cromatina, que nada mais é do que DNA associado à proteína histona e outros tipos. Há dois tipos de cromatina: a heterocromatina e a eucromatina. A primeira é muito compactada e, portanto, não realiza a transcrição dos genes. A eucromatina, por sua vez, apresenta DNA não condensado, o que permite a transcrição, podendo ser considerada, portanto, a forma ativa da cromatina.
É possível perceber no núcleo a presença dos nucléolos, que são formações arredondadas, densas e formadas por RNA ribossômico e proteínas. Sua função principal é garantir a produção adequada de ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas para a célula.
Além das estruturas descritas, o núcleo é formado pelo nucleoplasma, também chamado de cariolinfa, que é uma solução aquosa onde estão imersos os nucléolos e a cromatina. Nessa solução também são encontradas enzimas, nucleotídeos, íons e moléculas de ATP.
fonte: https://www.biologianet.com/biologia-celular/nucleo-celular.htm


Assistir às vídeo aulas complementares sugeridas, retiradas do Youtube e do portal estude em casa
Links:

citoplasma e suas organelas


https://centrodemidias.am.gov.br/aulas/citoplasma-e-suas-organelas-1


Citoplasma - Resumão ENEM Citologia - Prof. Paulo Jubilut




NÚCLEO CELULAR - RESUMO PARA PROVA - Prof. Kennedy Ramos



BIOLOGIA - 1º ANO


PRODUÇÃO DE FOLDERS

Folder é um “impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto” ou ainda “prospecto dobrável”. Num exame etimológico da palavra folder, de origem inglesa, aparecem referências como “folheto dobrado”, “o que dobra” ou ainda a derivação deste vocábulo do verbo to fold, ou seja, dobrar.


EXEMPLO 1

EXEMPLO 2


O VÍDEO ABAIXO ENSINA COMO FAZER UM FOLDER NO WORD






ATIVIDADE DE BIOLOGIA


COMO ENVIAR O ARQUIVO? E O QUE DEVE CONTER NO FOLDER?




DEVE CONTER DESENHOS/IMAGENS E TEXTO, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES E DA AUTORIA, TURMA E ESCOLA


PRODUZIR UM FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS ESTRUTURAS DA CÉLULA E A IMPORTÂNCIA DO SEU CONHECIMENTO PARA A SOCIEDADE ( escolha abaixo a forma de confecção do seu folder)

  • FEITO UTILIZANDO O WORD (COMO ENSINA NO VÍDEO ACIMA)
  • DESENHADO E ESCRITO A MÃO





Atenção!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Façam a leitura do texto e assistam às vídeo aulas complementares sugeridas, retiradas do youtube, ok!
Em seguida respondam a atividade!
O material também estará disponível lá no nosso blog - https://colegionota10.blogspot.com/

Observações:
             Responder a atividade abaixo pelo google forms e arquive no caderno (perguntas e respostas) - os alunos que, por ventura, não conseguirem responder pelo forms, enviem ao meu whatsapp, foto ou documento (pdf, word) até a data final de entrega (31/08).     
             Lembrando que nossa monitoria será amanhã (19/08)
             Não esqueçam de se identificar quando enviar os arquivos colocando: nome, turma, colégio, data... ok?! 
             Segue o Link para a atividade no google forms 👉🏻 https://forms.gle/KGHFhokW6kkautnC7