Nós iniciaremos falando um pouco do porquê devemos estudar Inglês. E o que você aluno(a) deve ter de aprendizagem durante todo seu percurso escolar até concluir o Ensino Médio.
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Conheça a Base Nacional Comum Curricular
A Base Nacional Comum Curricular ou BNCC é um documento normativo que visa a orientar as escolas na elaboração dos seus currículos escolares, almejando um ensino mais equivalente em todo o país.
A língua inglesa na Bncc: O ensino do idioma é obrigatório a partir do Anos Finais do Ensino Fundamental. Isso quer dizer que em qualquer escola do país, a partir desta etapa escolar, deve constar na sua grade o ensino do inglês. Como foi visto, a Base prevê o ensino do inglês apenas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Apesar disso, a escola não precisa necessariamente iniciar a introdução desse idioma apenas lá na frente. Na verdade, o ideal é que desde os Anos Iniciais haja na sua grade curricular reflexões a respeito do “estrangeiro”. Vale ressaltar que, na verdade, existem muitos estudos que mostram os benefícios do ensino do inglês nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Por que o inglês Deve ser estudado? A explicação que a Base apresenta para a escolha desse idioma é:
“Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias. Assim, o estudo da língua inglesa pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos. É esse caráter formativo que inscreve a aprendizagem de inglês em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica, na qual as dimensões pedagógicas e políticas estão intrinsecamente ligadas” - página 241 da BNCC.
A Base se divide em competências e habilidades que todo estudante deve desenvolver ao longo de toda a Educação Básica.
Na prática, as “competências” estão relacionadas com a qualidade de apreciar e resolver uma situação problema, ou seja, a capacidade de se mobilizar recursos para solucionar determinado desafio, é o saber-conhecer ou saber-saber. Já em relação às habilidades, elas podem ser conceituadas como a aplicabilidade de alguma competência, ou seja, saber-fazer.
Todo o processo de construção do conhecimento do estudante é guiado através das competências e habilidades. Levando isso para o dia a dia escolar, o professor ao lecionar determinado conteúdo está tornado o aluno competente (saber-saber). Ao aplicar esse aprendizado em situações problema, como por exemplo por meio da resolução de questões, o aluno desenvolve a habilidade, o saber-fazer.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA INGLESA
• ORALIDADE – Speaking and Listening - Práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa.
• LEITURA – Reading - Práticas de leitura de textos diversos em língua inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação.
• ESCRITA – Writing -Práticas de produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, em diferentes suportes e esferas de circulação.
• CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da língua inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão intercultural.
• DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos.
Good Studies!