Marcadores

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

3 A/B/C/D(1ª Aula AULA DE FILOSOFIA DA II UNID. )

 




Paulo Freire: Quem é, quais suas principais obras e idéias.

Por Luana Caroline  Educação, Biografia, Filósofo, Professor


 


Quem é Paulo Reglus Neves Freire?


    Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira desde o ano de 2012. Nascido no estado do Pernambuco, Paulo Freire foi filósofo e educador, dedicando-se a alfabetização e educação da população mais pobre daquele contexto.Considerado como o mais influente pensador da educação no Brasil.


      Ele é um dos autores mais citados do mundo todo quando o assunto é educação. Inclusive, recebeu prêmios e homenagens em países como Suécia, Finlândia e Bélgica.


     Nasceu no ano de 1921 e faleceu em 1997. Durante sua vida cursou a Faculdade de Direito do Recife, tendo se dedicado ao ensino após sua formação.


    Durante a Ditadura brasileira, foi preso e exilado no Chile. Após isso, viajou pelo mundo levando suas concepções de educação.


    Em 1980 voltou ao Brasil, lecionando em importantes universidades de São Paulo. Deixou relevantes obras para a área da educação, as quais são referências até os dias atuais. O maior legado da obra de Paulo Freire é seu método de alfabetização.



      Para ele, a alfabetização não deve partir da mera repetição das palavras. Mas sugeriu que o processo de alfabetização devesse partir da realidade dos alunos, de modo que fosse significativa.


     Desta forma, partia-se da linguagem e do diálogo, de dentro do sujeito para o coletivo. Está na base desta ideia a criação de um “Círculo de Cultura”, de onde a alfabetização parte do debate coletivo.


    Paulo Freire e suas ideias promoveram um repensar sobre o currículo, especialmente no que tange a chamada “educação bancária”, que é aquela que em que o professor deposita os conhecimentos nos alunos e estes se tornam meros repetidores.


     Paulo Freire apresenta a concepção de autonomia, enfatizando o papel ativo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

    As pessoas, para Freire, são vistas como sujeitos históricos. Ou seja, são parte da construção de todo conhecimento humano até os dias atuais. A educação é uma prática de liberdade, de consciência crítica e que não deve abranger a opressão.


   Para Paulo Freire a educação tem que ser uma prática libertadora, jamais que torne as pessoas submissas ou manipuladas.



    Nas concepções de Paulo Freire, professores e alunos não estão postos em uma hierarquia. Juntos, eles constroem o conhecimento através do diálogo.


    Os estudantes não são receptores de conhecimentos, mas investigadores críticos, autônomos no processo da aquisição de conhecimentos e habilidades. O diálogo é sempre colocado como ponto central das relações na educação para Freire.


    Para Paulo Freire não basta conhecer as palavras ou ter acesso aos conhecimentos.

    É preciso compreender o papel que cada sujeito ocupa na sociedade, quais são as relações de poder que permeiam o contexto, como pode-se romper com padrões históricos opressores.


    Uma ideia de Paulo Freire que exemplifica muito bem esta noção é uma frase bem famosa dele que diz:


    “Não basta saber ler mecanicamente que ‘Eva viu a uva’. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho”


                                    (Dito no Simpósio Internacional para a Alfabetização, no Irã, em 1975).


Extraído de : https://educaescola.com.br/educacao/paulo-freire-quem-e-quais-suas-principais-obras-e-ideias.


Vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=s-UC5zMNAwc