Marcadores

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

3º A, C, D - ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - III SEMANA - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

  ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Entregar para o professor via whatsapp até o dia 09/10/2020.

A partir do texto, vídeos e links para pesquisa indicados pelo professor, na aula anterior, respondam as abaixo.

ATIVIDADE SOBRE AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

 

1-    Indique as funções da linguagem PREDOMINANTES em cada um dos textos abaixo:

 

a)  Você é tão avoada

     Pousou em meu coração

     Moça, escuta esta toada

     Cantada em sua canção.

 

b) Eu sei que vou te amar, 
    por toda a minha vida 
    eu vou te amar.

 

c) "Muitos curiosos já foram ver, em Campos, a ossada das cabeça de um animal de grande porte encontrada no fundo do mar, perto da cidade. Só os ossos da cabeça pesam 50 kilos."

 

d)    – o que quer dizer cativar?

   - cativar significa criar laços.

 

e) – Olá, como vai?

    - Eu vou indo e você, tudo bem?

 

f) Quadrada é uma gíria. Quer dizer que você é desatualizada.

g)

 



h) No dia 12 de junho, dê uma flor à sua namorada. Ela vai vibrar de emoção.



i) “Ando devagar

     Porque já tive pressa

    E levo esse sorriso

    Porque já chorei demais” (Almir Sater)

 

i) Conheça Portugal viajando pela TAP. Voe com que sempre soube voar.

 

j) – Alô, dona Maria! 
     como vai sua tia?

 

k)                  Só uma coisa

          me assombra e deslumbra:

  como é que o som penetra na sombra

          e a pena sai da penumbra?

            (PAULO LEMINSKI)

 

l)     “ - Baby, alô!

  - Oi nego!

  - Tudo bem contigo?

  - Tudo bem!

  - Só liguei pra perguntar se foi divertido?

 - Divertido?

 - Me trair!!!”  (Banda Torpedo)

 

 

 

2- “Quando nasci um anjo torto

      Desses que vivem na sombra

 Disse: vai, Carlos! ser gauche na vida”                                                   

      (Carlos Drummond de Andrade)

 

Que tipo de função de linguagem aparece predominante, no texto acima:

 

a)   a) Referencial

b)   b) Apelativa

c)   c) Fática

d)   d) Expressiva

e)   e) Metalinguista.

 

 3. Observe o texto abaixo:

 

"Sujeito oracional é um sujeito sob a forma de oração. Portanto, quando existe uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito, ela é denominada de sujeito oracional. O sujeito oracional também pode ser chamado de oração subordinada substantiva subjetiva."

 

A função da linguagem predominante neste texto é:

 

a)a) Função referencial, visto que informa ao leitor sobre o determinado assunto.

b)b) Função metalinguística, pois usa a língua portuguesa para explicar um determinado assunto.

c)c) Função conativa ou apelativa, pois incita ao leitor estudar gramática.

d)d) Função fática, pois explica ao leitor um assunto, gerando assim um diálogo.

e)e) Função emotiva ou expressiva, visto que o texto é narrado por um sujeito.

 

4.

Meu Deus, meu Deus
Setembro passou
Outubro e Novembro
Já tamo em Dezembro
Meu Deus, que é de nós,
Meu Deus, meu Deus
Assim fala o pobre
Do seco Nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
Ai, ai, ai, ai    

(Patativa do Assaré)


A função da linguagem predominante neste texto acima é:

 

a) Emotiva ou expressiva, pois expõe emoções do sujeito eu - lírico, como a preocupação com a seca.

b) Poética, pois o mais importante certamente deste texto é a sua forma, com estrofe, versos e rima.

c) Metalinguística

d) Fática

e) Referencial

 

5 A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. (DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

 

Predomina no texto a função da linguagem:

 

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.