Marcadores

terça-feira, 15 de setembro de 2020

TODAS AS TURMAS / EDUCAÇÃO FÍSICA / QUESTÕES 1° SEMANA

 
Escola Estadual Fausto Cardoso
Componente curricular: Educação Física      Ensino Médio
Professora: Grasiela Silva         
Data: 08/09/2020

QUESTÕES DA 1ª SEMANA

1-    1-  (ENEM – 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

  No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na:

a)         distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

b)        interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

c)         utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

d)        valorização de uma visão ampliada do esporte.

e)         equiparação entre a forma e o conteúdo.



2-     2- No Brasil, o futebol já foi uma brincadeira ingênua e democrática. Os meninos aprendiam, e ainda aprendem, a jogar futebol desde muito cedo (as meninas nem tanto). O futebol brasileiro, depois da vitória na copa de 1958, ajudou “os tupiniquins” a vencer o “complexo de vira-lata”, como dizia Nelson Rodrigues. Os brasileiros mostram orgulho de ter o melhor futebol do mundo. Nossos jogadores são conhecidos e respeitados em todo o planeta. Em pelo menos uma coisa nós somos reconhecidamente bons, para o delírio nacional.

 

 
Considerando o texto e a imagem, avalie as afirmações a seguir:

I – O futebol se tornou um dos elementos-chave da sociedade do espetáculo, sendo um dos eventos de maior audiência televisiva do mundo.

II - A sociedade do espetáculo manipula tão bem as imagens que se torna a própria uma realidade, mesmo que virtual para a maioria das pessoas, que passam a viver num mundo movido pelas aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias.

III - A ideia de que o futebol promove a ascensão social ascendente só é realidade para o futebol masculino e para uma fração minúscula dos meninos que se envolvem profissionalmente com o esporte espetáculo. A maioria dos rapazes e suas famílias ficam apenas no sonho do enriquecimento e da fama.

Assim:

a)           I e II estão corretas
b)           Apenas a III está correta
c)            Todas estão corretas
d)           Todas estão erradas.


1-     3- Rosseto Júnior (2014, p.51), afirma que o esporte no século XXI é um produto comercializado mundialmente em grande escala, coisificado, especialmente por tornar-se produto midiático, pelo desenvolvimento tecnológico que permite transmissões de eventos com qualidade e emoção nunca antes vividos. Também, tem-se interesse no esporte como cultura globalizada, com a criação de ídolos mundiais, e estratégias de marketing, que favorecem e fomentam a produção e comercialização dos materiais esportivos consumidos em larga escala, a chamada indústria esportiva, que movimenta bilhões de dólares ao ano

Sobre esse tema, é incorreto afirmar que:

a) Há uma grande limitação de acesso ao fenômeno esportivo por parte dos países em desenvolvimento, ficando esses alheios aos grandes acontecimentos esportivos ao redor do mundo.

b) O esporte moderno e a globalização são fenômenos que estão assentados no desenvolvimento científico e tecnológico.

c) O esporte passou a envolver quantias elevadas de capital e vincular-se ao consumo de bens, produtos e serviços.

d) Esse contexto possibilitou maior democracia e confrontos esportivos entre as nações.


2-     4- (UEM – 2017 – Com alterações) Assinale o que for incorreto sobre as mídias e as manifestações corporais.

 a)     Na     Educação     Física, os     dispositivos     midiáticos     prioritariamente educam para o esporte espetáculo de alto rendimento, o que dificulta a superação desse tipo de manifestação esportiva na escola.

b)   Com   o   crescimento   do   público   consumidor   de   Artes   Marciais Mistas (MMA), em países como Estados Unidos, Canadá, Brasil e Japão, a modalidade tem apelo midiático semelhante ao dos esportes mais populares. 

c) Dentro dessa perspectiva esporte espetáculo e mídia, homens e mulheres ocupam as mesmas posições de destaque, visibilidade social e reconhecimento salarial.

d)   O   esporte, na   mídia, é   predominantemente   masculino.   Quando tratado pela mídia, o esporte feminino tende a abordar as atletas os aspectos da beleza e menos as suas habilidades técnicas.


5- (UEM – 2013) Considerando o contexto esportivo brasileiro e a mídia, assinale o que for incorreto.

a)  Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol possuem visibilidade midiática mundial   e   grande interesse do público, especialmente por sua exposição intensa durante todos os dias de sua realização.

b)  Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol são considerados megaeventos, cuja magnitude afeta economias inteiras e repercute especialmente na mídia local onde ocorrem esses eventos.

c) Na atualidade, é comum a associação entre esporte e espetáculo.   Nesse   sentido, as   práticas   esportivas tornaram-se um dos negócios mais rentáveis dentro da crescente economia do   entretenimento, e a espetacularização é parte importante desse processo.

d)     A  construção     do     esporte   espetáculo,  como  conhecemos   hoje,   recebeu   pouca   influência   dos   meios de comunicação de massa.