Escola Estadual Fausto Cardoso
Componente curricular: Educação
Física Ensino Médio
Professora: Grasiela Silva
Data: 08/09/2020
QUESTÕES DA 1ª SEMANA
1- 1-
(ENEM
– 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?
No caso do esporte, a
mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o
esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática
“real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos
efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando
para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma
em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem
audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais
adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração
esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo,
busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a
fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é
modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências
privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de
violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em
todo o mundo.
BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte
telespetáculo, está fundamentada na:
a) distorção da
experiência do ser-atleta para os espectadores.
b) interpretação
dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
c) utilização de
equipamentos audiovisuais de última geração.
d) valorização de
uma visão ampliada do esporte.
e) equiparação
entre a forma e o conteúdo.
2- 2- No
Brasil, o futebol já foi uma brincadeira ingênua e democrática. Os meninos
aprendiam, e ainda aprendem, a jogar futebol desde muito cedo (as meninas nem
tanto). O futebol brasileiro, depois da vitória na copa de 1958, ajudou “os
tupiniquins” a vencer o “complexo de vira-lata”, como dizia Nelson Rodrigues.
Os brasileiros mostram orgulho de ter o melhor futebol do mundo. Nossos
jogadores são conhecidos e respeitados em todo o planeta. Em pelo menos uma
coisa nós somos reconhecidamente bons, para o delírio nacional.
Texto e
imagem extraídos de: https://www.ecodebate.com.br/2014/01/31/futebol-esporte-ou-opio-do-povo-na-sociedade-do-espetaculo-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
Considerando o texto e a imagem,
avalie as afirmações a seguir:
I – O futebol se tornou um dos
elementos-chave da sociedade do espetáculo, sendo um dos eventos de maior
audiência televisiva do mundo.
II - A sociedade do espetáculo
manipula tão bem as imagens que se torna a própria uma realidade, mesmo que
virtual para a maioria das pessoas, que passam a viver num mundo movido pelas
aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e
mercadorias.
III - A ideia de que o futebol
promove a ascensão social ascendente só é realidade para o futebol masculino e
para uma fração minúscula dos meninos que se envolvem profissionalmente com o
esporte espetáculo. A maioria dos rapazes e suas famílias ficam apenas no sonho
do enriquecimento e da fama.
Assim:
a) I e II estão corretas
b) Apenas a III está correta
c) Todas estão corretas
d) Todas estão erradas.
1- 3- Rosseto
Júnior (2014, p.51), afirma que o esporte no século XXI é um produto
comercializado mundialmente em grande escala, coisificado, especialmente por
tornar-se produto midiático, pelo desenvolvimento tecnológico que permite
transmissões de eventos com qualidade e emoção nunca antes vividos. Também,
tem-se interesse no esporte como cultura globalizada, com a criação de ídolos
mundiais, e estratégias de marketing, que favorecem e fomentam a produção e
comercialização dos materiais esportivos consumidos em larga escala, a chamada
indústria esportiva, que movimenta bilhões de dólares ao ano.
Sobre esse tema, é incorreto
afirmar que:
a) Há uma grande limitação de
acesso ao fenômeno esportivo por parte dos países em desenvolvimento, ficando
esses alheios aos grandes acontecimentos esportivos ao redor do mundo.
b) O esporte moderno e a
globalização são fenômenos que estão assentados no desenvolvimento científico e
tecnológico.
c) O esporte passou a envolver
quantias elevadas de capital e vincular-se ao consumo de bens, produtos e
serviços.
d) Esse contexto possibilitou
maior democracia e confrontos esportivos entre as nações.
2- 4- (UEM
– 2017 – Com alterações) Assinale o que for incorreto sobre as mídias e as
manifestações corporais.
a)
Na Educação Física, os dispositivos midiáticos prioritariamente educam para o esporte
espetáculo de alto rendimento, o que dificulta a superação desse tipo de
manifestação esportiva na escola.
b) Com
o crescimento do
público consumidor de
Artes Marciais Mistas (MMA), em
países como Estados Unidos, Canadá, Brasil e Japão, a modalidade tem apelo midiático
semelhante ao dos esportes mais populares.
c) Dentro dessa perspectiva
esporte espetáculo e mídia, homens e mulheres ocupam as mesmas posições de
destaque, visibilidade social e reconhecimento salarial.
d) O
esporte, na mídia, é predominantemente masculino.
Quando tratado pela mídia, o esporte feminino tende a abordar as atletas
os aspectos da beleza e menos as suas habilidades técnicas.
5- (UEM – 2013) Considerando o
contexto esportivo brasileiro e a mídia, assinale o que for incorreto.
a) Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de
Futebol possuem visibilidade midiática mundial
e grande interesse do público,
especialmente por sua exposição intensa durante todos os dias de sua
realização.
b) Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de
Futebol são considerados megaeventos, cuja magnitude afeta economias inteiras e
repercute especialmente na mídia local onde ocorrem esses eventos.
c) Na atualidade, é comum a
associação entre esporte e espetáculo.
Nesse sentido, as práticas
esportivas tornaram-se um dos negócios mais rentáveis dentro da
crescente economia do entretenimento, e
a espetacularização é parte importante desse processo.
d) A
construção do esporte
espetáculo, como conhecemos
hoje, recebeu pouca
influência dos meios de comunicação de massa.