Introdução à Arte Moderna
A Arte Moderna é o
conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e
perdurou até meados do século XX.
Ela abrange
especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.
No Brasil, essa corrente artística se consolidou com a Semana da Arte Moderna que ocorreu em 1922 no
Teatro Municipal da cidade de São Paulo.
Considera-se que a
arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando
lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.
Principais Características da Arte Moderna
A arte moderna tem
como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto
se dá principalmente por conta de seu momento histórico.
Aconteceu em um
período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do
cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e
posteriormente a Segunda Guerra Mundial.
Assim, a arte
também se transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador,
expressando de alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade.
Essa expressão artística
transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos,
atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
Suas principais
características são:
·
Rejeição ao academicismo
·
Informalidade
·
Liberdade de expressão
·
Pontuação relativa
·
Aproximação da linguagem popular e coloquial
·
Figuras deformadas e cenas sem lógica
·
Abandono da representação das formas de maneira realista
·
Arbitrariedade no uso das cores
·
Urbanismo
·
Humor, irreverência
·
Estranhamento
Com o objetivo de
criar uma nova tendência artística, surgiram diversos movimentos na Europa,
dentre os quais destacamos:
Expressionismo
Cena de rua em Berlim (1913-15), de Ernst Kirchner, expoente do expressionismo alemão
Esse movimento artístico
está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o
primeiro a focar em aspectos subjetivos.
A corrente acontece
em contraposição ao movimento impressionista, que se ocupava mais dos efeitos
das luzes e cores.
Já no expressionismo,
a principal característica é a representação dos sentimentos e das emoções,
procurando expressar as angústias e o universo psicológico da sociedade no
início do século XX.
Fauvismo
A dança (1909), de Henri Matisse, é um belo exemplo
de pintura fauvista
As principais
características do movimento fauvista são o uso das cores puras e a
simplificação das formas.
Os artistas criavam
figuras apenas sugerindo as formas, sem representá-las de maneira realista e
usavam as tintas sem misturá-las e criar degradês.
Essa corrente levou
o nome de "fauvista" depois de uma exposição realizada em Paris, em
1905. Os pintores foram chamados pela crítica de fauves, que em
português quer dizer "feras". Tal denominação veio por conta do uso
intenso e arbitrário das cores.
Cubismo
À esquerda, Viaduto de Estaque
(1928), de Georges Braque; à direita Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo
Picasso
O cubismo pode ser
considerado o primeiro movimento artístico a se caracterizar pela incorporação
do imaginário urbano industrial em suas obras.
Caracterizava-se,
especialmente, pela geometrização das formas, modeladas basicamente por cubos e
cilindros.
Os cubistas também
procuravam retratar os objetos e pessoas em todos os seus ângulos, como se
esses estivem "abertos". Dessa forma, abandonam a noção de
perspectiva e terceira dimensão, tão buscada pelos pintores do renascimento.
Abstracionismo
Batalha (1910), de Kandinsky, é um marco da arte
abstrata
Na arte abstrata, o
que se destaca é a ausência de relação direta entre as formas retratadas com as
formas realistas de um ser ou objeto.
Aqui, os artistas exploram as cores,
formas, linhas, texturas, contrastes e outros elementos não pictóricos.
Pode-se considerar
o artista russo Wassily Kandinsky um dos precursores da pintura moderna
abstrata.
Futurismo
Carga dos Lanceiros (1915), de Umberto Boccioni
O futurismo nas
artes plásticas foi um desdobramento de tendências na literatura do início do
século XX e teve bastante influência do Manifesto Futurista (1909),
criado pelo escritor Filippo Tommaso Marinetti.
Caracterizava-se
pela valorização do industrialismo, da aceleração e da tecnologia, que
superavam a velocidade do movimento natural. Tal movimento relaciona-se com a
revolução industrial que estava em curso.
Surrealismo e Dadaísmo
Persistência da Memória (1931), de Salvador Dalí
Essas vanguardas
surgiram como reação ao racionalismo e materialismo da sociedade ocidental e
também como crítica à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
No caso do
Dadaísmo, a escolha do nome foi feita através da abertura aleatória de um
dicionário e a palavra que surgiu foi dadá, que em francês
significa "cavalo" em linguagem infantil. A palavra pouco importava,
pois em um mundo tomado pelo irracionalismo da guerra, a arte também
"perdia o sentido".
A partir dessa
linha artística, surgiu o Surrealismo, idealizado pelo escritor André Breton
(1896-1966). Essa forma de arte valorizava a fantasia, a loucura, o universo
onírico e o impulso dos artistas, dando vazão às manifestações do inconsciente
humano.
Concretismo
Móbile Pavão (1941),
do americano Alexander Calder
O Concretismo foi um movimento de vanguarda que visava a
criação de uma nova linguagem por meio de figuras geométricas. Os artistas
dessa corrente buscavam causar no público sensações de movimento ao olhar para
as obras.
Assim, na
literatura tinha como característica central a valorização do conteúdo visual e
sonoro. Já nas artes plásticas, destacou-se pelo uso de formas abstratas.
Atividades
1. Observe a imagem:
Esta imagem é a reprodução de:
a) uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da
emigração americana para o continente europeu.
b) um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram
salientar a esperança
daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
c) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam
em um contexto de perseguições e intolerâncias.
d) um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado
daqueles que deixavam seus locais de origem.
e) uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização
tecnológica características da primeira metade do século XX.
2. O Surrealismo buscou
a comunicação com o irracional e o ilógico, deliberadamente desorientando e
reorientando a consciência por meio do inconsciente.
Verifica-se a influência do Surrealismo nos seguintes versos:
a) Um gatinho faz pipi.
Com gestos de garçom de restaurant-Palace
Encobre cuidadosamente a mijadinha.
Sai vibrando com elegância a patinha direita:
– É a única criatura fina na pensãozinha burguesa.
(Manuel Bandeira, “Pensão familiar”.)
b) A igreja era grande e pobre. Os altares, humildes.
Havia poucas flores. Eram flores de horta.
Sob a luz fraca, na sombra esculpida
(quais as imagens e quais os fiéis?)
ficávamos.
(Carlos Drummond de Andrade, “Evocação Mariana”.)
c) Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
(Carlos Drummond de Andrade, “No meio do caminho”.)
d) E nas bicicletas que eram poemas
chegavam meus amigos alucinados.
Sentados em desordem aparente,
ei-los a engolir regularmente seus relógios
enquanto o hierofante armado cavaleiro
movia inutilmente seu único braço.
(João Cabral de Melo Neto, “Dentro da perda da memória”.)
e) – Desde que estou retirando
só a morte vejo ativa,
só a morte deparei
e às vezes até festiva;
só morte tem encontrado
quem pensava encontrar vida,
e o pouco que não foi morte
foi de vida severina.
(João Cabral de Melo Neto, “Morte e vida severina”.)
3.
As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que
elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base
nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas
do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora
uma:
a) uniformidade de tons como crítica à industrialização.
b) mecanização do homem expressa por formas tubulares.
c) aproximação impossível entre máquina e homem
d) imagem plana para expressar a industrialização.
e) abordagem sentimentalista do homem.
4.
a) O
Cubismo defendia, entre outras propostas, o “aspecto construtivo, as palavras
em liberdade, a plástica pura (cinco sentidos)”. Você identifica essas características
nos “Poeminhas cinéticos”? Exemplifique.
5. Leia:
Álvaro de
Campos
ODE
TRIUNFAL
À
dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho
febre e escrevo.
Escrevo
rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a
beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Ó rodas,
ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte
espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria
fora e dentro de mim,
Por todos
os meus nervos dissecados fora,
Por todas
as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os
lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos
ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me
a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De
expressão de todas as minhas sensações,
Com um
excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!
a)
Aponte,
no texto acima, alguns aspectos fundamentais do movimento futurista.
6. Leia:
-
- Justifique
o título do poema acima, destacando uma característica surrealista.