Marcadores

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

1 A/C e D- 4ª Aula de Filosofia da II Unidade

 PLATÃO.





                   

                                                                 Por: Juliana Bezerra.Professora de História


     Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época.

     Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates "o sábio é o virtuoso".

      Platão nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 428 a.C. De família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica.

      Excelente atleta, participou dos Jogos Olímpicos como lutador. Desejava fazer carreira política mas, muito cedo, tornou-se discípulo de Sócrates, com quem aprendeu a discutir os problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas.

     Quando Sócrates morreu, desiludiu-se com a política e dedicou-se à filosofia. Resolveu eternizar os ensinamentos do mestre, que não havia redigido

nenhum livros, escreveu vários diálogos onde a figura principal é Sócrates.

       Platão opôs-se à democracia ateniense e abandonou sua terra. Viajou para Megara, onde estudou Geometria, foi ao Egito, onde dedicou-se à Astronomia, em Cyrene (Norte da África) dedicou-se à matemática, em Crotona (Sul da Itália) reuniu-se com os discípulos de Pitágoras. Esses estudos deram-lhe a formação intelectual necessária para formular suas próprias teorias, aprofundando os ensinamentos de Sócrates e a filosofia grega. Quando voltou à Atenas, por volta de 387 a.C., fundou sua escola filosófica "Academia", onde reunia seus discípulos para estudar Filosofia, Ciências, Matemática e Geometria.

     Tal foi a influencia de Platão, que sua Academia subsistiu, mesmo após sua morte. Em 529, o imperador romano Justiniano mandou fechar a Academia, mas a doutrina platônica já tinha sido amplamente difundida. O Platonismo designa o conjunto das ideias de Platão.

A Sociedade Ideal e a República de Platão

     

     Aplicando sua filosofia, Platão imaginou na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a capacidade intelectual de cada indivíduo.

     A primeira camada, mais presa às necessidades do corpo, seria encarregada da produção e distribuição de gêneros para toda a comunidade: lavradores, artífices e comerciantes.A segunda classe, mais empreendedora se dedicava à defesa: os soldados. A classe superior, capacitada para servir-se da razão, seria a dos intelectuais, com poder político, assim os reis teriam de ser escolhidos entre os filósofos.

   Platão escreveu em forma de diálogo, no livro VII da "República", a história "mito da caverna", onde relata a vida de alguns homens que desde a infância se encontram aprisionados em uma caverna, com uma pequena abertura por onde penetra a luz.

    

Os homens passam o tempo olhando para uma parede de fundo. Lá fora, nas costas dos cativos, brilha um fogo aceso sobre uma colina e entre ela e os presos, passam homens carregando pequenas estátuas. As sombras desses passantes são projetadas no fundo da caverna.

    As vozes ouvidas são atribuídas às próprias sombras, para eles a única realidade. Quando um dos cativos consegue evadir-se, percebe que tinha vivido num mundo irreal.

       Platão usa todas essa imagens para dizer que o mundo que percebemos com nossos sentidos, é um mundo ilusório e confuso, é o mundo das sombras ou mundo sensível.

        Mas esta realidade sensível não é todo o universo. Há um reino mais elevado, espiritual, eterno, onde está o que existe de verdade, é o mundo das ideias, que só a razão pode conhecer, e que apenas os filósofos podem perceber.


O que é Reminiscência?


    Ao pensar a teoria da reminiscência, Platão propõe como papel fundamental ao filósofo,a responsabilidade de fazer a alma recordar os conhecimentos que ela já contemplara anterior à encarnação no corpo.

     Desse modo, a reminiscência assenta-se num conhecimento que, pré-existente ao encarceramento da alma num corpo biológico, possibilitaria aos indivíduos, quando bem conduzidos, recordar, trazer à mente as ideias, conceitos, definições.


Referências:

https://www.todamateria.com.br/platao/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/filosofia/reminiscencia


Vídeo: https://www.youtube


Livro do aluno. Págs 79-81


                                                AVERIGUAÇÃO DA ATIVIDADE

1)Na teoria platônica,a realidade é explicada a partir da existência de dois mundos.Quais são eles e como Platão os define?



2)Para Platão, a sociedade deveria ser governada por um rei filósofo. Na sua opinião, quais são as qualidades necessárias à um bom governante?