Colégio
Estadual “Fausto Cardoso”
Disciplina:
Matemática 2ª unidade
Profª Elen
Carla
3 º anos B, C e D
Aula 3 – 08/10/2020
Vídeo para reforçar a aprendizagem
Distribuição de
Frequência
Organização dos
dados
Os métodos utilizados para organizar dados
compreendem o arranjo desses dados em subconjuntos que apresentem
características similares. Mesma idade (ou “faixa etária”), mesma finalidade,
mesma escola, mesmo bairro, etc.
Os dados
agrupados podem ser resumidos em tabelas ou gráficos e, a partir
desses, podemos obter as estatísticas descritivas já definidas: média, mediana,
desvio, etc.
Dados organizados em grupos ou categorias/classes
são usualmente designados “distribuição de frequência”.
Distribuição de
frequência
Vamos imaginar agora as notas entregues por um professor.
Para estudarmos melhor a variável, construiremos uma tabela apresentando os
valores de maneira mais resumida. Com os dados organizados em um rol,
identificamos que existem repetições de muitos valores. Essa repetição recebe o
nome de frequência.
Vejamos:
Nota |
Frequência |
|
Nota |
Frequência |
|
Nota |
Frequência |
2,0 |
1 |
|
5,0 |
1 |
|
8,0 |
1 |
2,4 |
1 |
|
5,2 |
1 |
|
8,2 |
1 |
2,5 |
1 |
|
5,5 |
3 |
|
8,5 |
2 |
2,8 |
1 |
|
5,8 |
2 |
|
8,6 |
1 |
3,0 |
1 |
|
6,0 |
2 |
|
8,8 |
1 |
3,2 |
1 |
|
6,2 |
1 |
|
9,0 |
1 |
3,7 |
1 |
|
6,8 |
1 |
|
9,5 |
2 |
4,0 |
1 |
|
7,0 |
1 |
|
9,8 |
2 |
4,5 |
2 |
|
7,2 |
1 |
|
10,0 |
3 |
4,6 |
1 |
|
7,7 |
2 |
|
Total |
40 |
Dispor os dados dessa maneira é melhor do que escrever um
a um, nota por nota, mas ainda é inconveniente, porque exige muito espaço. Uma
alternativa é agrupar os dados.
Para isso, é comum, em primeiro lugar, distribuir os
dados em classes ou categorias em uma tabela. Essa tabela receberá o nome de
distribuição de frequência ou tabela de frequência.
Para construir a tabela de frequência das notas,
consideraremos, por exemplo, quatro classes: da nota 0,0 até a nota 2,5 (0,0 –
2,5); da nota 2,6 até a nota 5,0 (2,6 – 5,0); da nota 5,1 até a nota 7,5 (5,1 –
7,5); por fim, da nota 7,6 até a nota 10,0 (7,6 – 10,0). Agrupando os dados
dessa maneira, é comum chamá-los de dados agrupados.
Vejamos um exemplo de tabela de distribuição de
frequência:
NOTAS DE 40 ALUNOS DE UMA DISCIPLINA |
|
NOTAS |
Nº de estudantes(frequência) |
0,0 – 2,5 |
3 |
2,6 – 5,0 |
9 |
5,1 – 7,5 |
12 |
7,6 – 10,0 |
16 |
Total |
40 |
A tabela de distribuição de frequência é uma tabela como
outra qualquer, mas que apresenta o número de repetição dos valores ao invés de
repeti-los integralmente. Por exemplo, ao invés de expor 5, 5, 5, 5 e 6, em uma
tabela de frequência colocamos 5 (4 vezes) e 6.
Definições
1) Dados Brutos: Conjunto
de dados que ainda não foram numericamente organizados, obtidos após
a crítica dos valores.
2) Rol: É um arranjo dos
dados brutos em ordem crescente.
3) Amplitude Total (AT):
É a diferença entre o maior e o menor valor observado.
4) Frequência (fi): É o
número de observações que se encontra presente em uma classe ou intervalo
especifico.
AT = Maior valor – Menor valor
5) Frequência percentual
(fi%): Representa o percentual de um certo valor na amostra.
fi%=(fi /n)x100
6) Frequência acumulada
(fai): É a soma das frequências simples das classes ou dos valores anteriores.
fai = f1 + f2 + ... + fi
7) Frequência percentual
acumulada (fai%): É a soma das frequências relativas percentual das classes ou
dos valores anteriores.
fai%= f1% + f2% + ... + fi% fai%= (fai /n)x100