1A/B/C e D- 3ª AULA DA II UNID. (Filosofia e Sociologia)
PROFs. JOAQUIM e ÁLVARO DATA: 09/10/20
*Conteúdo interdisciplinar entre as Disciplinas Filosofia e Sociologia, em Homenagem ao “Dia do Professor”.
DO PROFESSOR DE ANTES AO EDUCADOR ATUAL
Por:Cristina Corsini , orientadora pedagógica do Anglo Center Ville e coordenadora da pós- graduação em Educação Socioemocioal do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores)
Inicio o meu texto com uma provocação: Temos hoje uma escola do século XIX, com professores do século XX, dando aulas para alunos do século XXI.
Antigamente a figura do professor era tida como sagrada. Uma pessoa muitas vezes austera, que dificilmente demonstrava seus sentimentos, detentor de todo o conhecimento e formador do caráter e costumes adequados à sociedade. Sua missão: transmitir o saber acumulado culturalmente e historicamente pela sociedade, depositar o conhecimento acumulado na cabeça do aluno, que numa posição totalmente submissa e dependente precisaria absorver, passivamente, como uma esponja, toda e qualquer informação. A sua relação com os alunos era vertical, baseada na obediência e no medo. As famílias atribuíam a ele total confiança, uma vez que era a escola, através do professor, que seus filhos realizariam o sonho dourado de mudança de status e de ascensão social.
No entanto, muita coisa mudou. As demandas do século XXI esperam e exigem um educador que tenha consciência de que não é detentor da informação como (pensavam) que eram os seus colegas de alguns (infelizmente, poucos) anos atrás, e que, mesmo com a consciência das deficiências da sua formação, seja capaz de enfrentar os desafios e esteja comprometido com a qualidade do seu trabalho. Alguém desvinculado de moldes e modelos e que não enxergue todos os alunos como sendo iguais em termos de ritmos e estilos de aprendizagem; que desenvolva a capacidade, a competência e a postura ética e comprometida para trabalhar cotidianamente com a educação na diversidade. Um mediador, que aponte caminhos e oriente o aluno na construção do conhecimento adotando práticas pautadas na criatividade e na inovação, motivando sempre os alunos a uma participação ativa e prazerosa.
Tudo muito bonito, mas NADA fácil! Conheço a realidade.
Professor: profissão pouco valorizada. Aliás, qual jovem hoje “sonha” em ser professor? Salário defasado, pouco investimento e respaldo por parte dos órgãos governamentais. Trabalha em salas de aula com alunos que muitas vezes só vão à escola porque são obrigados por lei ou com outros que por não terem o que comer em casa, vão por causa da merenda… No dia a dia tem que disputar com o celular a atenção do aluno, enfrentar problemas também com famílias, que insistem em, destituir a sua autoridade, questionando as suas práticas e normas. A violência tem crescido a cada dia, agressões, humilhações, indisciplina, dificuldades de aprendizagem e, pior, muitas vezes é visto como alguém que, por não ter tido oportunidade em outras áreas do mercado de trabalho, “quebra o galho” dando aulas.
Por outro lado, hoje o educador passa a ser reconhecido e respeitado não pelo o que sabe, mas pela forma com que media, de forma cooperativa, a construção do conhecimento do estudante. Trabalha em um ambiente mais dinâmico, sem tantas restrições políticas e morais, podendo interagir com seus alunos, sem ter que, para tal, deixar de ensinar e trabalhar o conteúdo. Tem a seu favor o mundo da tecnologia, incorporando práticas mais dinâmicas e inovadoras. E, finalmente, tem em suas mãos o combustível que faz o motor cognitivo funcionar: a afetividade e o diálogo, possibilitando uma relação menos autoritária e mais colaborativa. Então, ser um educador do século XXI é ser protagonista do ensino.
Eis os dados de duas pesquisas, uma realizada entre 2008 e 2009 e com 15 grupos de estudantes entre 15 e 22 anos, e outra realizada no período de 2015 e 2016 com 29 grupos (alunos, pais e professores) acerca do que é um bom professor / uma boa aula / uma boa escola. Especificamente no que tange a “ser um bom professor”, eis as opiniões dos alunos: tem que ter mais convívio com os alunos; uma relação mais próxima e de apoio. Já para os pais, ser um bom professor é estar mais focado em fomentar criatividade e relacionamento entre os alunos. Finalmente, de acordo com a concepção dos próprios professores, é ser um mediador e orientador. Menos dono da verdade. Ter mais cultura geral e repertório, boa oratória e se manter atualizado tecnologicamente.
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Paulo Freire
1)Segundo o texto,qual das
opções abaixomelhor explica o papel atual do professor ?
a)( )O professor ainda é tido como um ser sagrado.
Uma pessoa muitas vezes austera, que dificilmente demonstra seus sentimentos, e
ainda é detentor de todo o conhecimento.
b)( )O professor manteve no passado e ainda mantêm,
uma relação com os alunos, baseada na obediência e no medo.
c)( ) Professores e alunos,podem e
devem interagir,através da cooperação e do respeito.Buscando novos
conhecimentos e superando todos os desafios.
d)( )Professores do Séc.XXI, não se
preocupam com o conteúdo,deixam que os alunos tomem todas as decisões, sendo
desnecessária sua supervisão.
2)O texto afirma que o professor deve ser “protagonista do ensino”.Qual das opções abaixo melhor define esse papel exercido por ele?
a)( )O protagonismo do ensino ocorre quando famílias atribuem a ele total confiança, uma vez que é a escola, através do professor a única responsável pelo sucesso do aluno.
b)( ) O protagonismo do ensino ocorre quando o professor valoriza apenas os conteúdos do livro, sem nenhum questionamento, pois não quer perder tempo.
c)( ) O protagonismo do ensino ocorre quando os professores não lutam por seus direitos,como salário digno e condições de trabalho adequadas.
d)( ) O protagonismo do ensino acontece quando o professor cria condições favoráveis a aprendizagem, estimula seus alunos à pesquisa,ao debate e a expressão de seus pontos de vista e respeito mútuo.
3)A qualidade e os níveis da educação, ao contrário do que muitos pensam, não depende só dos professores.Depende de toda uma conjuntura social e política.Muitas vezes, os professores precisam se organizar enquanto categoria para lutar pelos seus direitos;direito a um salário justo,etc.Elabore um pequeno texto a respeito da importância da luta dos professores enquanto movimento sindical.