Marcadores

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

5ª Aula de Filosofia da II Unidade-1◦ A,C e D

 I:Aristóteles:






                                                                    


Quem foi Aristóteles?


       Aluno de Platão, a quem reconhecia o gênio, Aristóteles (384-322 a.C.)passou a discordar de uma ideia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Talvez seja esse o ponto de partida para se falar da obra filosófica aristotélica. Platão concebia a existência de dois mundos: aquele que é apreendido por nossos sentidos - por assim dizer, o mundo concreto -, que está em constante mutação; e um outro mundo - abstrato -, o mundo das ideias, imutável, independente do tempo e do espaço, que nos é acessível somente pelo intelecto.   

     O mundo da experiência

      Para Aristóteles, existe um único mundo: este em que vivemos. Só nele encontramos bases sólidas para empreender investigações filosóficas. Aliás, é o nosso deslumbramento com este mundo que nos leva a filosofar, para conhecê-lo e entendê-lo. Aristóteles sustenta que o que está além de nossa experiência não pode ser nada para nós. 

        Nesse sentido, ele não acreditava e não via razões para acreditar no mundo das ideias ou das formas ideais platônicas. Porém, conhecer o mundo da experiência, "concreto", foi um desejo ao qual Aristóteles se entregou apaixonadamente. Assim, ele descreveu os campos básicos da investigação da realidade e deu-lhes os nomes com que são conhecidos até hoje:lógica, física, política, economia, psicologia, metafísica, meteorologia, retórica e ética. 

As quatro causas

        Para Aristóteles uma coisa é o que é devido a sua forma. Como, porém, o filósofo entende essa expressão? Ele compreende a forma como a explicação da coisa, a causa de algo ser aquilo que é. 

      Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares: 

 Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos. 

Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.

 Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa. 

Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor. 

       Embora Aristóteles não seja materialista (vimos que a forma não é a matéria), sua explicação do mundo é mundana, está no próprio mundo. 

 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/aristoteles-o-mundo-da-experiencia-as-quatro-causas-etica-e-politica.htm?cmpid=copiaecola


AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1)Como a realidade é explicada segundo  Platão e Aristóteles?


2)O prefeito de uma cidade quis homenagear um cidadão ilustre daquele lugar, mandando um escultor , construir uma estátua de bronze em sua homenagem.A partir da teoria das 4 causas identifique a causa material,eficiente,formal e final .