Francis Bacon
Foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna.
Teoria de Francis Bacon
Para ele, a ciência era uma técnica e os conhecimentos científicos deveriam ser considerados instrumentos práticos de controle da natureza.
Ele pretendia demostrar sua grande preocupação com os conhecimentos científicos na vida prática. A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental baseada na corrente empirista.
O novo método consiste em uma nova lógica, apresentada para substituir a lógica de Aristóteles, baseada em silogismos, que de acordo com Bacon não era capaz de produzir o verdadeiro conhecimento das leis naturais. Ele pensava que era necessário aos seres humanos, em sua busca pelo conhecimento, intervirem na natureza, realizando experimentos controlados que conduziriam à criação de uma nova tecnologia. Mas para que tal conhecimento pudesse ser alcançado, Bacon acreditava ser necessária a eliminação de certos obstáculos aos quais ele chamada de “ídolos”, que consistiam falsas opiniões e preconceitos que somente supunham o conhecimento da natureza mas que, na verdade, não a explicavam.
Teoria dos Ídolos
Segundo Bacon, a figura dos ídolos estava baseada em falsas noções e hábitos mentais incutidos na mentalidade dos homens. Para ele, a crença nos ídolos prejudicava o avanço da ciência e da racionalidade humana.
Dessa forma, rejeitou o pensamento da filosofia medieval escolástica, a qual esteve baseada em noções abstratas.
Foi em sua obra “Novum Organum” (Novo Instrumento) que ele apresentou os quatro gêneros de ídolos que geram falsas noções:
• Ídolos da tribo: provenientes das limitações da espécie humana.
• Ídolos da caverna: o nome dessa categoria está relacionado com o “mito da caverna” de Platão, proveniente das falsas noções do ser humano.
• Ídolos do mercado ou do foro: provenientes da linguagem e da comunicação
• Ídolos do teatro: provenientes do campo cultural, filosófico e científico.
Método Indutivo de Investigação
Bacon criou um modelo de investigação através do método da indução, o qual estava baseado na observação precisa e minuciosa dos fenômenos naturais.
Com o intuito de combater os erros provocados pelas crenças nos “ídolos”, Bacon propõe o método indutivo. Segundo ele, essa metodologia estaria dividida em quatro etapas:
• Coleta de informações a partir da observação rigorosa da natureza;
• Reunião, organização sistemática e racional dos dados recolhidos;
• Formulação de hipóteses segundo a análise dos dados recolhidos;
• Comprovação das hipóteses a partir de experimentações.
Segue abaixo algumas célebres frases de Bacon:
• “O conhecimento é em si mesmo um poder.”
• “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.”
• “Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar.”
• “Não se aprende bem a não ser pela experiência.”
• “As pessoas preferem acreditar naquilo que elas preferem que se seja verdade.”
• “Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios.”
https://www.infoescola.com/filosofos/francis-bacon/
https://www.todamateria.com.br/francis-bacon/
AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1)Como você interpreta a seguinte frase de Bacon: “As pessoas preferem acreditar naquilo que elas preferem que se seja verdade.”
2)Para chegar ao conhecimento científico Bacon propõe eliminar o que ele chamou de ídolos. O conhecimento científico está disponível para a maioria das pessoas?Justifique sua resposta.