ATIVIDADES DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
(ENEM) QUESTÃO 1.
a) dificuldade
na distribuição de computadores nas áreas rurais.
b) capacidade
das tecnologias em aproximar realidades distantes.
c) possibilidade
de uso do computador como solução de problemas sociais.
d) ausência de
políticas públicas para o acesso da população a computadores.
e) escolha das
prioridades no atendimento às reais necessidades da população.
(ENEM) QUESTÃO 2.
A internet proporcionou o surgimento
de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já
estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal
consequência criticada na tirinha sobre esse processo é a
a) criação de
memes.
b) ampliação
da blogosfera.
c) supremacia
das ideias cibernéticas.
d) comercialização
de pontos de vista.
e) banalização
do comércio eletrônico.
(ENEM) QUESTÃO 3.
Na tirinha, o leitor e conduzido a
refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e
não verbais tem o objetivo de
a) criticar a
superficialidade com que as relações amorosas são expostas nas redes
sociais.
b) negar
antigos conceitos ou experiências afetivas ligadas à vida amorosa dos
adolescentes.
c) enfatizar a
importância de incorporar novas experiências na vida amorosa dos adolescentes.
d) valorizar
as manifestações nas redes sociais como medida do sucesso de uma relação
amorosa.
e) associar a
popularidade de uma mensagem nas redes sociais a profundidade de uma relação
amorosa.
4. Como parte complementar estudamos: Dia internacional
de não violência contra mulheres. Use sua criatividade e produza uma tirinha,
charge ou cartum sobre esta temática.
5. Use seus conhecimentos e escreva um
pequeno poema tomando como base o texto complementar 1 que mostra como a escrita
afro-brasileira permitiu ao negro falar por si, a contar sua própria história
e, pela literatura, enfrentar o racismo pelos múltiplos labirintos da memória.