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segunda-feira, 23 de novembro de 2020

IX SEMANA - LÍNGUA PORTUGUESA - CHARGE, CARTUM E TIRINHA - ATIVIDADES - TODAS AS TURMAS

 

ATIVIDADES DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

(ENEM) QUESTÃO 1.

 





 Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge faz uma crítica a respeito da

a)    dificuldade na distribuição de computadores nas áreas rurais.

b)    capacidade das tecnologias em aproximar realidades distantes.

c)    possibilidade de uso do computador como solução de problemas sociais.

d)    ausência de políticas públicas para o acesso da população a computadores.

e)    escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

 

 

(ENEM) QUESTÃO 2.

 


 

A internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal consequência criticada na tirinha sobre esse processo é a

a)    criação de memes. 

b)    ampliação da blogosfera.

c)    supremacia das ideias cibernéticas.

d)    comercialização de pontos de vista.

e)    banalização do comércio eletrônico.

 

 

(ENEM) QUESTÃO 3.

 



 

Na tirinha, o leitor e conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. A articulação dos recursos verbais e não verbais tem o objetivo de

a)    criticar a superficialidade com que as relações amorosas são expostas nas redes sociais. 

b)    negar antigos conceitos ou experiências afetivas ligadas à vida amorosa dos adolescentes.

c)    enfatizar a importância de incorporar novas experiências na vida amorosa dos adolescentes.

d)    valorizar as manifestações nas redes sociais como medida do sucesso de uma relação amorosa.

e)    associar a popularidade de uma mensagem nas redes sociais a profundidade de uma relação amorosa.

 

4. Como parte complementar estudamos: Dia internacional de não violência contra mulheres. Use sua criatividade e produza uma tirinha, charge ou cartum sobre esta temática.

 

 

5. Use seus conhecimentos e escreva um pequeno poema tomando como base o texto complementar 1 que mostra como a escrita afro-brasileira permitiu ao negro falar por si, a contar sua própria história e, pela literatura, enfrentar o racismo pelos múltiplos labirintos da memória.