CONTEÚDO PARA LEITURA DE CONHECIMENTO QUE EMBASARÁ O RESPONDER DAS ATIVIDADES.
Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto. ... O conceito de texto, contudo, tem vindo a ser alargado ao longo do tempo, abrangendo não só textos escritos e verbais, como também textos orais e visuais.
Tipologia Textual – O que é?
Tudo o que se escreve recebe o nome genérico de redação ou composição textual.
Basicamente, existem três tipos de redação: narração (base em fatos), descrição (base em caracterização) e dissertação (base em argumentação).
Cada um desses tipos redacionais mantém suas peculiaridades e características.
Para fazer um breve resumo, pode-se considerar as proposições a seguir:
Narração
Modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Estamos cercados de narrações desde que nos contam histórias infantis como Chapeuzinho Vermelho ou Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.
Descrição
Tipo de texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, por sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos
Observação
Normalmente, narração e descrição mesclam-se nos textos; sendo difícil, muitas vezes, encontrar textos exclusivamente descritivos.
Dissertação
Estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de ideias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. É a modalidade mais exigida nos concursos em geral, por promover uma espécie de raio-X do candidato no tocante a suas opiniões. Nesse sentido, exige dos candidatos mais cuidado em relação às colocações, pois também revela um pouco de seu temperamento, numa espécie de psicotécnico.
Tipologia Textual – Características
Partes de uma boa narração:
A . Apresentação do tempo ( cronológico ou físico ); local; personagem
B . Desenvolvimento do fato ou enredo.
C . Conclusão ( ponto alto dos fatos )
Na narração há sempre alguém que conta o fato, conhecido como NARRADOR.
ELEMENTOS DA NARRATIVA
A . NARRADOR
A. participante ( = 1ª. Pessoa ) b) simples observador do fato narrado ( = 3ª. Pessoa )
B . FOCO NARRATIVO
Maneira como o narrador se situa em relação ao que está sendo narrado: 1ª. Pessoa ( eu / nós ), ou se distancia dela e escreve na 3ª. Pessoa . ( utilização do índice de indeterminação do sujeito se )
C . ENREDO OU AÇÃO
A sequência dos fatos ou acontecimentos
D . PERSONAGEM OU PERSONAGENS
Pessoas que atuam na narrativa, além do narrador.
E . TEMPO
A extensão de tempo cronológico ou psicológico em que tudo acontece: horas, dias, meses, anos ou até minutos.
F . ESPAÇO GEOGRÁFICO
O local onde os fatos ou as cenas acontecem:– o campo, a cidade, a casa, a vila, a estrada, a praia, a rua etc.
OBSERVAÇÃO
Na narrativa sempre há um CLÍMAX ( parte alta, emotiva do texto, onde o leitor deverá entender e aplicar a complicação dos fatos narrados ).
2º. DESCRIÇÃO
Ao contarmos uma história, muitas vezes precisamos descrever uma pessoa, um ser, um objeto, uma cena ou até um lugar, teremos, então, uma espécie de retrato feito com palavras.
Numa descrição podemos encontrar aspectos físicos ( = externos, que são vistos pelo observador ) e aspectos psíquicos ( = internos, que não são vistos pelo observador, mas podem ser sentidos ou percebidos ), principalmente quando se trata de pessoas.
3º. DISSERTAÇÃO
É um texto que se caracteriza pela defesa ou ataque a uma ideia, a um ponto de vista ou a um questionamento sobre um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, o quais utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.
Consideramos a DISSERTAÇÃO como a discussão ou a explanação organizada de um problema, assunto ou tema.
Para obter-se uma exposição clara, objetiva, ordenada e organizada, uma dissertação pode ser dividida em três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO OU ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO
Num texto dissertativo o autor opina, explica, mostra, aponta, tenta convencer o leitor sobre o tema que está expondo e até interpreta suas ideias, defendendo-as com argumentações que fazem do leitor um analista em potencial sobre o texto apresentado. O leitor torna-se um observador analista de um texto.
No texto dissertativo não se criam personagens, nem diálogos; o que interessa é a realidade, é a discussão dos fatos ou da questão, é a opinião individual sobre um assunto, tema ou problema apresentado para ser defendido ou atacado através da escrita, sempre argumentando com prós e contras.
PARTES DA DISSERTAÇÃO
I. INTRODUÇÃO
O autor apresenta o assunto que vai discutir, dá a ideia inicial.
II. DESENVOLVIMENTO OU ARGUMENTAÇÃO
É a parte em que o autor desenvolve um ponto de vista, sempre argumentando, citando exemplos, fornecendo dados; é o posicionamento do autor frente ao tema, os porquês, os prós e os contras.
III. CONCLUSÃO
É a parte em que o autor dá um fecho coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, retoma-se a ideia apresentada na introdução com mais ênfase, indicando conclusão.
OBSERVAÇÃO
O texto dissertativo requer uma linguagem séria, exata, sem rodeios, porque o leitor tem que ser convencido pela força dos argumentos apresentados pelo autor, por isso deve ser impessoal.
Cada parágrafo que compõe um ou mais períodos de uma dissertação deve ser claro, preciso, ligado aos outros com COESÃO, através de conjunções ( = conectivos) que formação a cadeia fluente do discurso.
Dissertação é a discussão organizada de um problema. Ninguém tem condições de discutir, nem muito menos de discutir organizadamente, sem antes ter obtido informações, sem antes ter analisado, sem antes ter formado uma opinião sobre o assunto, por isso devemos ler muito sobre temas variados para podermos criar uma dissertação perfeita.
O QUE É UM POEMA/ O QUE É UMA POESIA?
Para saber o que é poema e poesia é simples. A poesia é umas das artes verbais que, em primeiro lugar, podemos chama-la de literatura. O poema, portanto, é o produto dessa arte, ou seja, cada peça escrita é o poema da arte chamada de poesia e que, acima de tudo, integra a literatura, considerada, por fim, a arte maior.
A poesia é um tipo textual que faz parte do gênero textual lírico e, dessa forma, apresenta características como métrica, rimas, versos, estrofes, entre outros aspectos. Não só ao texto pertence a poesia, porque ela também é usada para produzir música e peças de teatrais. A poesia é um gênero lírico que pode ser verbal ou escrita, ou seja, podemos encontra-la em narrativas, poemas, prosas, canções, pinturas, filmes e até mesmo em peças publicitárias. Consideram-na, contudo, umas das sete artes tradicionais, porque pode ser usada para vários fins. A princípio, é por meio da poesia que transmitimos, sobretudo, sentimentos e para atingir essa meta a preocupação estrutural é fundamental. A beleza, a estética são, principalmente, usadas para passar essas sensações.