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quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

1° ANO A, B, C e D (II ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA) 3° UNIDADE

 

II AULA REMOTA DE MATEMÁTICA (3ª Unidade)

 

Professora: Evany de Carvalho                            1ª Série/Ensino Médio

                                                                              Turmas: A, B C e D

Videoaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=8h7Wl5kBquk

 

Valor máximo ou valor mínimo de uma função quadrática

Os pontos de máximo e de mínimo são definidos e discutidos apenas para funções do segundo grau, uma vez que eles podem existir em qualquer curva.

Antes, vamos relembrar: uma função do segundo grau é aquela que pode ser escrita na forma f(x) = ax2 + bx + c. O gráfico desse tipo de função é a parábola, que pode ter sua concavidade voltada para baixo ou para cima. Além disso, nessa figura, existe um ponto chamado vértice, representado pela letra V, que é pode ser o ponto de máximo ou o ponto de mínimo da função.

 

Ponto de máximo

 

Toda função do segundo grau com a < 0 possui ponto de máximo. Em outras palavras, o ponto de máximo somente é possível em funções com a concavidade voltada para baixo. Como mostra a imagem a seguir, o ponto de máximo V é o ponto mais alto das funções do segundo grau com a < 0.


Observe que o gráfico dessa função é crescente até chegar ao ponto de máximo, depois disso, o gráfico torna-se decrescente. O ponto mais alto dessa função do exemplo é seu ponto de máximo. Note também que não existe nenhum ponto com coordenada y superior a V = (3, 6) e que o valor de x atribuído ao ponto de máximo fica no ponto médio do segmento, cujas extremidades são as raízes da função (quando elas forem números reais).

Além disso, lembre-se de que o ponto de máximo sempre coincide com o vértice da função com concavidade voltada para baixo.


Ponto de mínimo


Toda função do segundo grau com o coeficiente a > 0 possui ponto de mínimo. Em outras palavras, o ponto de mínimo somente é possível em funções com concavidade voltada para cima. Observe na figura a seguir que V é o ponto mais baixo da parábola:

 




O gráfico dessa função é decrescente até chegar ao ponto de mínimo, depois disso, segue crescente. Além disso, o ponto de mínimo V é o ponto mais baixo dessa função, ou seja, não existe outro ponto com coordenada y inferior a – 1. Note também que o valor de x relacionado a y no ponto mínimo também fica no ponto médio do segmento, cujas extremidades são as raízes da função (quando elas forem números reais).

Lembre-se também de que o ponto de mínimo sempre coincide com o vértice da função com concavidade voltada para cima.

 

Ponto de máximo ou de mínimo na lei de formação da função


Sabendo que a lei de formação da função do segundo grau tem a forma f(x) = ax2 + bx + c, é possível utilizar relações entre os coeficientes a, b e c para encontrar as coordenadas do vértice da função. As coordenadas do vértice serão justamente as coordenadas do seu ponto de máximo ou de mínimo.

Sabendo que a coordenada x do vértice de uma função é representada por xv, teremos:

xv = – b/2ª

Sabendo que a coordenada y do vértice de uma função é representada por yv, teremos:

yv = – Δ/4ª

Portanto, as coordenadas do vértice V serão: V = (xv, yv).

Se o vértice será ponto de máximo ou de mínimo, basta analisar a concavidade da parábola:

Se a < 0, a parábola possui ponto de máximo.

Se a > 0, a parábola possui ponto de mínimo.

Observe que, quando a função possui duas raízes reais, xv ficará no ponto médio do segmento, cujas extremidades são as raízes da função. Assim, outra técnica para encontrar xv e yv é descobrir as raízes da função, encontrar o ponto médio do segmento de reta que as liga e aplicar esse valor na função para descobrir yv relacionado.




Exemplo:

Determine o vértice da função f(x) = x2 + 2x – 3 e diga se ele é ponto de máximo ou de mínimo.

1ª Solução: Calcule as coordenadas do vértice pelas fórmulas dadas, sabendo que a = 1, b = 2 e c = – 3.                                                     

xv = – b/2ª                                                  

xv = – 2/2.1

xv = – 1

 

yv = – Δ/4

yv = – (22 – 4·1·[– 3])/4.1

yv = – (4 + 12)/4

yv = – 16/4

yv = – 4

Então, V = (– 1, – 4) e a função possuem ponto de mínimo, pois a = 1 > 0.

A imagem abaixo mostra o gráfico dessa função com suas raízes e com o seu ponto de mínimo V.


 

II ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM (3ª UNIDADE)

 

Componente curricular: Matemática                                1ª Série/Ensino médio

Professora: Evany de Carvalho                                       Turmas: A,B, C e D

Link de videaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=E8zzmG4Q2IU

 

1)  Dada s função abaixo, determine se ela possue ponto de máximo ou mínimo absoluto e as coordenadas desses pontos.

  f(x) = 3x2 – 4x + 1

 

2) O lucro de uma fábrica na venda de determinado produto é dado pela função L(x) = – 5x2 + 100x – 80, onde x representa o número de produtos vendidos e L(x) é o lucro em reais. Determine:

 

a) O lucro máximo obtido pela fábrica na venda desses produtos

 

b) Quantos produtos precisam ser vendidos para obtenção do lucro máximo.

 

 3) Uma empresa produz um determinado produto com o custo definido pela seguinte função C(x) = x² – 80x + 3000. Considerando o custo C em reais e x a quantidade de unidades produzidas, determine a quantidade de unidades para que o custo seja mínimo e o valor desse custo mínimo.

 

4)O gerente de um estabelecimento comercial observou que o lucro (L) de sua loja dependia da quantidade de clientes (c) que frequentava o mesmo diariamente . Um matemático analisando a situação estabeleceu a seguinte função:

L(c) = – c² + 60c – 500

Qual seria o número de clientes necessário para que o gerente obtivesse o lucro máximo em seu estabelecimento?


a) 28                

 b) 29                  

c) 30               

d) 32              

e) 34