Colégio Fausto Cardoso
Disciplina: Sociologia
Prof. M.Sc. Alvaro
3ª Unidade Remota
Todas as séries e turmas
Data 11/12/2020
Tema: Cidadania e Política
A palavra política está sustentada
por uma expressão grega - polis, que quer dizer cidade e a palavra cidadania se
fundamenta em um termo latino correlato - civitatem. Esses dois vocábulos nos
remetem à vida em sociedade, com suas ações e atuações de direitos e deveres.
Portanto a escola trabalha a cidadania, mas deve trabalhar a política, que está
a ela associada. Ao estudarmos a cidadania devemos estudar também a política,
dentro de um processo democrático. A escola tem função primordialmente social e
quando a política se vincula à cidadania, elas se reinventam.
Quando
falamos em política na escola, nós não queremos dizer política partidária, pois
esta deve ser estabelecida em espaços e ambientes adequados. A escola é o
ambiente propício no significado abrangente de atentar à qualidade ao bem comum
do seu cidadão, da coletividade e da comunidade, portanto dentro da instituição
escolar a política, sem viés partidário deve ser objeto constitucional do
currículo.
As
expressões educação e cidadania estão inseridas no sentido político da
educação, pois desenvolver o cidadão para a cidadania não é aceitável sem antes
estabelecer o que seja essa cidadania. Educar politicamente para a cidadania é
principalmente educar um sujeito participativo para ser um sujeito crítico, no
sentido de co-participante da democracia. Essa é a verdadeira educação para uma
nova cidadania, que é uma postura que precisa ser estimulada. Os direitos e
deveres civis e políticos, devem ser trabalhados por meio de valores éticos. É
necessário compatibilizar cidadania, política e diversidade, através de
princípios éticos. Educar é uma ação que propõe a convivência social, a
cidadania e a tomada de consciência política, fazendo de cada sujeito um autor
de transformação social.
A
democracia só se constituirá como substancial se a formação política for
propiciada no ambiente escolar. A escola, enquanto uma criação social, é um dos
lugares adequados de formação e informação, em que a aprendizagem deve estar em
concordância com os assuntos sociais que assinalam cada momento histórico.As
diferentes configurações de organização da sociedade devem ser debatidas e
consideradas no ambiente escolar, com o objetivo de propiciar o diálogo entre
educadores e alunos sobre o fato histórico e político, relacionando presente e
passado e constatando as transformações necessárias ao bem da
coletividade.Através das vivências plurais os alunos passam a exercer a
cidadania social e política.
De acordo
com Delor: "A educação para a cidadania constitui um conjunto complexo que
abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a aquisição de conhecimentos e a
aprendizagem de práticas na vida pública. Não pode, pois ser considerada como
neutra do ponto de vista ideológico".
Ref:Mario
Sergio Cortella
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM
1. O QUE É A CIDADANIA PARA VOCÊ?
2. POR QUE A DEMOCRACIA É IMPORTANTE PARA OS INDIVÍDUOS?