COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO
LÍNGUA INGLESA 1° AULA Da 3ª unidade
PROF. BERIVANE ROCHA
TEMA: SIMPLE PRESENT
Devemos utilizar o tempo verbal simple
present para descrever ações em geral. Precisamos ter cuidado quando
pensamos sobre ações que acontecem no tempo de fala, isto é, como se elas
estivessem acontecendo agora, pois as ações em progressão referem-se, na
verdade, a outro tempo verbal: o present continuous. Dito isso, podemos
nos concentrar no simple present, formado pelo verbo principal no
infinitivo sem a preposição to, quando falamos de algo que acontece
frequentemente.
Ao contrário da língua portuguesa, em inglês,
os verbos no simple present não são flexionados em todas as pessoas,
exceto na terceira pessoa do singular (he/ele, she/ela, it/ele,
ela) em frases afirmativas. Outra peculiaridade é o uso dos verbos
auxiliares do e does em frases interrogativas e negativas.
Nos tópicos a seguir, explicaremos o uso desse tempo verbal, abordando a sua
estrutura e conjugando alguns verbos. Vamos lá!
Usamos o simple present para falar de nossa rotina.
→ What time do you have breakfast every day?
Que horas você toma café da manhã todos os dias?
→ Do you go to work by car or by bicycle?
Você vai para o trabalho de carro ou de bicicleta?
Pelas perguntas, podemos perceber o interesse
naquilo que fazemos no nosso dia a dia. O simple present é empregado
justamente para descrever o que as pessoas fazem no cotidiano. Além disso,
podemos utilizá-lo para retratar fatos ou verdades em geral, caracterizar
alguns estados emocionais ou características físicas e pessoais, narrar ou
sintetizar histórias ou eventos, entre outros usos.
A seguir exploraremos nos exemplos cada uso que podemos fazer
do simple present:
Daily Routine, Habits, Customs
(Rotina diária, hábitos, costumes)
1- They always wake up at 7 am.
(Eles sempre acordam às 7:00 da manhã.)
2- Clara has cereals for breakfast.
(Clara come cereais no café da manhã.)
3- She doesn’t study in the library on Mondays.
(Ela não estuda na biblioteca nas segundas-feiras.)
General Facts and Truths
(Fatos e verdades gerais)
1- The sun rises in the east.
(O sol nasce no leste.)
2- The water boils at 100 degree Celsius.
(A água ferve a 100 graus Celsius.)
Emotional States, Physical and Personal Chracteristics
(Estados emocionais, características físicas e pessoais)
1- Denis is a happy person.
(Denis é uma pessoa feliz.)
2- He is tall.
(Ele é alto.)
3- They don’t seem to be very comfortable.
(Eles não parecem estar confortáveis.)
4- Jack hates chocolate
(Jack odeia chocolate.)
5- Is Carlos a good teacher?
(Carlos é um bom professor?)
Narration/Summary of Stories and Events
(Narração ou resumo de histórias ou eventos)
1- Ana goes to school after lunch. She studies in the afternoon.
Then, she goes home with her friend and they study and play together.
(Ana vai para a escola depois do almoço. Ela estuda à tarde. Depois,
ela vai para casa com os amigos e eles estudam e brincam juntos.)
2- According to the author, this paper is very important to
define the composition of modern bands in Brazil. He affirms that people really
love to mix genres.
(Segundo o autor, este artigo é muito importante para definir a
composição das bandas modernas brasileiras. Ele afirma que as pessoas realmente
gostam de misturar os gêneros).
ATIVIDADE 📒📒
Para não esquecer os diferentes empregos
do simple present, que tal você elaborar uma lista com frases, segundo
cada uso, com seus próprios exemplos?!
Aproveite a aula passada e elabore uma pequena narrativa
de agradecimento. Pode usar a estrutura de exemplos da aula anterior como
apoio.
Dica: Quando estudamos os tempos verbais, estamos estudando o uso
dos verbos não a estrutura da frase. Vale lembrar que as frases tem uma
estrutura básica de " sujeito + verbo(no caso simple present) +
complemento na forma afirmativa e as formas peculiares da negativa e
interrogativa.
Bons estudos.