3º B - PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUES -CONTEÚDO E ATIVIDADE
Escola Estadual Fausto Cardoso
Educando(a):
Turma: 3º ano Data: 14/12/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Professor:
Reginaldo Silva de Araújo
UMA
VIAGEM PELAS TRÊS FASES DO MODERNISMO PARA MELHOR APRENDIZAGEM
Primeira Geração Modernista - 1.ª Fase do
Modernismo
A primeira
geração modernista ou primeira
fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica"
e se estende de 1922 até 1930.
Lembre-se que o modernismo foi um movimento
artístico, cultural, político e social bem amplo.
No Brasil, ele foi dividido em três fases, onde
cada uma apresentava suas singularidades segundo o contexto histórico inserido.
Resumo da primeira geração modernista
A Semana de Arte Moderna de
1922 foi, sem dúvida, o marco inicial da estética moderna no Brasil.
Esse evento, ocorrido em São Paulo no Teatro
Municipal durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, representou uma ruptura
com os padrões artísticos tradicionais.
A Semana reuniu apresentações de dança, música,
exposições e recitação de poesias. Ela chocou grande parte da população
brasileira, por estar avessa ao tradicionalismo vigente, estabelecendo assim,
novos paradigmas de arte.
Os artistas envolvidos tinham como principal
intuito apresentar uma estética inovadora, pautada nas vanguardas artísticas
europeias (cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo, etc.),
iniciadas a partir do final do século XX.
Os artistas modernistas que merecem destaque nessa
primeira fase fizeram parte do chamado “Grupo
dos Cinco”. Esse grupo esteve composto pelos artistas:
·
Mário de Andrade (1893-1945)
·
Oswald de Andrade (1890-1954)
·
Menotti Del Picchia (1892-1988)
·
Tarsila do Amaral (1886-1973)
·
Anita Malfatti (1889-1964)
Importante lembrar que muitos artistas foram
estudar na Europa, sobretudo em Paris (centro irradiador cultural e artístico
da época) e trouxeram inovações no campo das artes.
Ainda que estivessem características das vanguardas
europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade).
Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no
nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.
Uma importante característica desse período de
afirmação nacional foi a disseminação de diversos grupos e manifestos. Além
disso, a publicação de algumas revistas auxiliaram na divulgação dos ideais
modernos.
Dos grupos
modernistas destaca-se:
·
Pau-Brasil (1924-1925).
·
Verde-amarelismo ou Escola da
Anta (1916-1929).
·
Movimento Antropofágico (1928-1929).
Das Revistas divulgadoras
dos ideais modernistas as principais foram: a Revista Klaxon (1922-1923)
e a Revista de Antropofagia (1928-1929).
Contexto histórico da primeira fase modernista
O modernismo foi um movimento artístico e literário
que surge em muitos países no final do século XX.
Ele nasce no período denominado entre guerras,
visto que a Primeira Guerra Mundial ocorreu de 1914 a 1918 e a segunda de 1939
a 1945.
No Brasil, o período vigente é a primeira fase da
República, chamado de República Velha (1889-1930). Esse contexto esteve marcada
pelas oligarquias cafeeiras (São Paulo) e as oligarquias do leite (Minas
Gerais).
Nesse momento, as oligarquias dominavam a cena
política se alternado no poder e impedindo a eleição de indivíduos de outros
estados.
Ademais, a queda da bolsa de Nova York, em 1929,
resultou numa grande crise mundial refletida nas sociedades de diversos países.
Esse evento foi responsável pelo início da Segunda
Guerra Mundial e os governos totalitários que surgiram na Europa: nazismo,
fascismo, franquismo e salazarismo.
Saiba mais sobre Modernismo no Brasil:
Características e Contexto histórico.
Características da primeira geração modernista
·
Nacionalismo crítico e ufanista;
·
Valorização do cotidiano;
·
Resgate das raízes culturais brasileiras;
·
Críticas à realidade brasileira;
·
Renovação da linguagem;
·
Oposição ao parnasianismo e ao academicismo;
·
Experimentações estéticas;
·
Renovações artísticas;
·
Ironia, sarcasmo e irreverência;
·
Caráter anárquico e destruidor;
·
Uso de versos livres e brancos.
Principais autores e obras
Além do “Grupo dos Cinco” (Mário de Andrade, Oswald de Andrade,
Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti)
outros artistas se destacaram nessa fase:
·
Manuel
Bandeira (1886-1968):
escritor, professor, crítico de arte e historiador brasileiro. De sua obra
poética destacam-se: A Cinza das Horas (1917), Libertinagem (1930)
e a Lira dos Cinquent'anos (1940).
·
Graça
Aranha (1868-1931): escritor e diplomata brasileiro,
sua obra de maior destaque é “Canaã” (1902).
·
Victor
Brecheret (1894-1955): escultor ítalo-brasileiro. O “Monumento
às Bandeiras” (1953), na cidade de São Paulo é, sem dúvida, sua obra mais
importante.
·
Plínio Salgado (1895-1975):
escritor, político e jornalista brasileiro e fundador do movimento nacionalista
radical denominada “Ação Integralista Brasileira (1932), sua obra mais
emblemática do período é “O Estrangeiro”, publicada em 1926.
·
Ronald de Carvalho (1893-1935):
poeta e político brasileiro, publicou em 1922 “Epigramas Irônicos e
Sentimentais”.
·
Guilherme de
Almeida (1890-1969): escritor, jornalista e crítico de
cinema brasileiro, publicou em 1922 a obra “Era Uma Vez…”.
·
Sérgio Milliet (1898-1966):
escritor, pintor e crítico de arte brasileiro, publicou em 1927 a obra “Poemas
Análogos”.
·
Heitor
Villa-Lobos (1887-1959):
maestro e compositor brasileiro, Villa Lobos é considerado o maior expoente da
música moderna no Brasil. De suas composições com traços modernos destaca-se “Amazonas
e Uirapuru” (1917).
·
Cassiano Ricardo (1895-1974):
escritor e jornalista brasileiro. De sua obra destaca-se o poema indianista e
nacionalista, publicado em 1928, “Martim Cererê”.
·
Tácito de Almeida (1889-1940):
escritor, jornalista e advogado brasileiro, foi colaborador da Revista Klaxon
onde publicou diversos poemas. Em 1987, foi publicado uma seleção de poemas na
obra: “Túnel e Poesia Modernista 1922/23”.
·
Di
Cavalcanti (1897- 1976): pintor brasileiro, considerado um dos
mais importantes representantes da primeira fase modernista. Foi ilustrador da
capa do “Catálogo da Semana de Arte Moderna”, destacando-se com sua obra
“Pierrot” (1924).
·
Lasar Segall (1891-1957):
nascido na Lituânia mudou-se para o Brasil em 1923. Foi pintor e escultor de
influência expressionista, sendo suas obras mais representativas: o “Retrato
de Mário de Andrade” (1927) e "Auto-retrato" (1933).
·
Alcântara Machado (1901-1935):
escritor, jornalista e político brasileiro, destaca-se sua coletânea de contos
intitulada “Brás, Bexiga e Barra Funda”, publicada em 1927.
·
Vicente do Rego
Monteiro (1899-1970): poeta, pintor e escultor brasileiro,
dentre suas obras temos: “Mani Oca (O nascimento de Mani)” (1921) e “A
Crucifixão” (1922).
Segunda Geração Modernista - 2.ª Fase do Modernismo
A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismo representa
o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 1930 a
1945.
Chamada de “Geração de 30”,
essa fase foi marcada pela consolidação dos ideais modernistas, apresentados na
Semana de 1922. Lembre-se que esse evento marcou o início do Modernismo
rompendo com a arte tradicional.
A
publicação Alguma Poesia (1930) de Carlos Drummond de Andrade
marcou o início da intensa produção literária poética desse período.
Na prosa,
temos a publicação do romance regionalista A Bagaceira (1928)
do escritor José Américo de Almeida.
Resumo da segunda fase do
modernismo
Para muitos estudiosos
do tema, a segunda geração modernista representou um período muito fértil e
rico para a literatura brasileira.
Também chamada
de “Fase de Consolidação”, a literatura brasileira
estava vivendo uma fase de maturação, com a concretização e afirmação dos novos
valores modernos.
Além da prosa,
a poesia foi um grande foco dos literatos. Temas nacionais, sociais e
históricos foram os preferidos pelos escritores dessa fase.
Contexto histórico da
segunda fase do modernismo
A segunda fase
do modernismo no Brasil surgiu num contexto conturbado. Após a crise de 1929 em
Nova York, (depressão econômica) muitos países estavam mergulhados numa crise
econômica, social e política.
Isso fez
surgir diversos governos totalitários e ditatoriais na Europa, os quais levariam
ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Além do
aumento do desemprego, a falência de fábricas, a fome e miséria, no Brasil a
Revolução de 30 representou um golpe de estado. O presidente da República
Washington Luís foi deposto, impedindo assim, a posse do presidente eleito
Júlio Prestes.
Foi o início
da Era Vargas e o fim das Oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, denominado
de "política do café com leite". Com a chegada de Getúlio ao poder, a
ditadura no país também se aproximava com o Estado Novo (1937-1945).
Características da segunda
fase do modernismo
As principais
características dessa fase foram:
·
Influência do realismo e romantismo;
·
Nacionalismo, universalismo e regionalismo;
·
Realidade social, cultural e econômica;
·
Valorização da cultura brasileira;
·
Influência da psicanálise de Freud;
·
Temática cotidiana e linguagem coloquial;
·
Uso de versos livres e brancos.
A prosa de 30 na segunda
fase do modernismo
Nessa fase, o
grande foco da prosa de ficção foram os romances regionalistas e urbanos.
Preocupados
com os problemas sociais, a prosa dessa fase se aproximou da linguagem
coloquial e regional. Assim, ela mostrou a realidade de diversos locais do
país, ora no campo, ora na cidade.
Principais
autores e obras da prosa de 30
1. José Américo de Almeida (1887-1980)
José Américo
de Almeida é o autor do romance regionalista A Bagaceira (1928),
marco inicial da prosa de 30. Nessa obra, ele relata o tema da seca e da vida
de retirantes.
2. Graciliano Ramos (1892-1953)
Graciliano
Ramos se destacou na prosa regionalista com seu romance Vidas Secas (1938). Nele,
aborda diversos aspectos do sertanejo e problemas como a seca do Nordeste, a
fome e a miséria dos retirantes.
3. Jorge Amado (1912-2001)
Jorge Amado foi
importante no desenvolvimento da prosa regionalista e urbana com seus romances:
·
O País do Carnaval (1931): relata a vida de um intelectual brasileiro e suas considerações
sobre o Carnaval e o tema da mestiçagem.
·
Cacau (1933): ambientados na fazenda de cacau no sul da Bahia, relata a vida e
exploração dos trabalhadores.
·
Capitães de Areia (1937): romance urbano que retrata a vida de meninos abandonados
em Salvador.
4. Rachel de Queiroz
Rachel de
Queiroz (1910-2003) publica em 1930 seu romance intitulado O Quinze em que aborda sobre uma das
maiores secas que assolou o Nordeste em 1915.
5. José Lins do Rego (1901-1957)
José Lins do
Rego publica em 1932 seu romance Menino de Engenho. Ambientada nos
engenhos nordestinos, aborda a temática do ciclo de açúcar no Brasil.
Veja mais
sobre o tema em: Romance de 30.
A poesia de 30 na segunda
fase do modernismo
O melhor momento
da poesia brasileira aconteceu na segunda fase do modernismo e que ficou
conhecido com a Poesia de 30.
Ele se
caracteriza pela abrangência temática em virtude da racionalidade e questionamentos
que norteavam o espírito dessa geração.
Principais
autores e obras da poesia de 30
1.Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
Carlos
Drummond de Andrade foi o precursor da poesia de 30 e, sem dúvida, um
dos maiores representantes com destaque para sua obra Alguma Poesia,
publicada em 1930.
2. Cecília
Meireles (1901-1964)
Com forte
influência da psicanálise e da temática social, Cecília Meireles é
considerada uma das maiores poetisas brasileiras.
Desse período
destacam-se as obras: Batuque, samba e Macumba (1933), A Festa das
Letras (1937) e Viagem (1939).
3. Mario Quintana (1906-1994)
Chamado de
“poeta das coisas simples”, Mário Quintana possui
uma vasta obra poética. Desse período merece destaque seu livro de sonetos
intitulado A Rua dos Cataventos, publicado em 1940.
4. Murilo Mendes (1901-1975)
Além de
poeta, Murilo Mendes foi
destaque na prosa de 30. Atuou como divulgador das ideias modernistas na
revista criada na primeira fase modernista Antropofagia.
De sua obra
poética merece destaque: Poemas (1930), Bumba-Meu-Poeta (1930), Poesia em
Pânico (1938) e O Visionário (1941).
5. Jorge de Lima (1893-1953)
Chamado de
“príncipe dos poetas”, Jorge de Lima foi
escritor e artista plástico. Na poesia de 30 colaborou com as obras Poemas (1927), Novos Poemas (1929)
e O Acendedor de Lampiões (1932).
6. Vinícius de Moraes (1913-1980)
Vinícius de
Moraes foi outro grande destaque da poesia de 30. Compositor, diplomata,
dramaturgo e poeta, publica em 1933 seu primeiro livro de poemas Caminho para a
Distância e, em 1936, seu longo poema: Ariana, a
mulher.
Terceira Geração Modernista - 3.ª Fase do Modernismo
A terceira geração modernista, terceira fase do
modernismo ou fase pós-modernista representa o último
momento do movimento modernista no Brasil.
Também chamada
de “Geração de 45”, a última fase do modernismo começa
em 1945 e se estende até 1980.
Alguns
estudiosos preferem apontar o fim do modernismo na década de 1960. Outros,
ainda, afirmam que o modernismo está presente até os dias atuais.
Os escritores
desse período possuíam uma atitude mais formal, em oposição ao espírito
radical, contestador e de liberdade desenvolvido na Semana de 1922.
Resumo
Contexto
Histórico
O momento em
que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado
em relação às outras duas gerações.
Ou seja, é a
fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo
(1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas.
Em nível
mundial, o ano de 1945 é também o fim da segunda guerra mundial e do sistema
totalitário do Nazismo. Entretanto, tem início a Guerra Fria (Estados Unidos e
União Soviética) e a Corrida Armamentista.
CARACTESRÍSTICAS
As principais
características da terceira geração modernista são:
·
Academicismo;
·
Passadismo e retorno ao passado;
·
Oposição à liberdade formal;
·
Experimentações artísticas (ficção experimental);
·
Realismo fantástico (contos fantásticos);
·
Retorno à forma poética (valorização da métrica e
da rima);
·
Influência do Parnasianismo e Simbolismo;
·
Inovações linguísticas e metalinguagem;
·
Regionalismo universal;
·
Temática social e humana;
·
Linguagem mais objetiva.
Prosa Modernista
Lembre-se que
o Modernismo no Brasil está dividido em três gerações, sendo a prosa o tipo de
texto mais explorado na terceira fase.
De tal modo,
os tipos de prosa do período são classificados segundo sua temática:
Prosa
Urbana
A principal
caraterística da prosa urbana é sua ambientação nos espaços da cidade, em
detrimento do campo e do espaço agrário. Nesse estilo destaca-se a escritora
Lygia Fagundes Telles.
Prosa
Regionalista
A prosa
regionalista absorve, por outro lado, aspectos do campo, da vida agrária, da
fala coloquial e regionalista, por exemplo, na obra de Guimarães Rosa.
Prosa
Intimista
Por sua vez,
a prosa
intimista é determinada pela exploração de temas humanos e, portanto, é mais
íntima, psicológica e subjetiva. Esses aspectos são observados nas obras de
Clarice Lispector e de Lygia Fagundes Telles.
Poesia Modernista
Ainda que a
prosa tenha sido o tipo de texto mais explorado na terceira geração modernista,
a poesia é apresentada mediante aspectos de equilíbrio.
Por isso, os
poetas dessa fase eram chamados de “Neoparnasianos”, ao fazerem referência as
principais características da poesia
parnasiana:
·
Preocupação com a estética;
·
Metrificação e versificação;
·
Busca da perfeição;
·
Culto à forma.
Autores e Obras
Os principais
autores e obras dessa fase são:
·
João Cabral de Melo Neto (1920-1999): conhecido como “poeta engenheiro”, João se destacou na
prosa e na poesia pelo rigor estético apresentado em suas obras: "Pedra do Sono"
(1942), "O Engenheiro" (1945) e "Morte e Vida
Severina" (1955).
·
Clarice Lispector (1920-1977): se
destacou na prosa e na poesia com um caráter lírico e intimista: "Perto do
Coração Selvagem" (1947), "A Cidade Sitiada"
(1949), "A Paixão Segundo GH" (1964), "A Hora da
Estrela" (1977).
·
João Guimarães Rosa (1908-1967): foi um dos maiores poetas do Brasil, sendo que a
maioria de suas obras são ambientadas no sertão. Destacam-se "Sagarana" (1946), "Corpo de Baile"
(1956), "Grande Sertão:
Veredas" (1956), "Primeiras Estórias"
(1962)
·
Ariano Suassuna (1927-2014): Defensor da cultura popular brasileira, Suassuna
escreveu romances, peças de teatro e poesias dos quais se destacam: "Os homens de
barro" (1949), "Auto de João da Cruz" (1950),
"O
Rico Avarento" (1954) e "O Auto da Compadecida"
(1955).
· Lygia Fagundes Telles (1923-): escreveu romances, contos e poesias sendo uma de suas marcas a exploração psicológica das personagens em sua obra: "Ciranda de Pedra" (1954), "Verão no Aquário" (1964), "Antes do Baile Verde" (1970), "As Meninas" (1973)
Boa sorte para vocês e sucesso!
OBS. Caros educandos e educandas: Para responderem as atividades, inerentes a esses conteúdos, não se atenham apenas na leitura dos mesmos, valham-se da pesquisa, pois assim aprofunda mais o seu conhecimento e facilitará no acerto das questões propostas nas atividades, já que os conteúdos são selecionados partes mais importantes de determinado assunto, principalmente quando se trata de literatura. Ok.
Escola Estadual Fausto Cardoso
Educando(a):
Turma: 3º ano B
Data: 14/12/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Professor:
Reginaldo Silva de Araújo
ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO DA
APRENDIZAGEM.
Após a leitura dos conteúdos apresentados, respondam a atividade que
segue.
1ª) Foram os principais nomes da primeira fase do Modernismo na
Literatura foram:
a)
Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Oswald de Andrade.
b)
Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade
c)
Mário Quintana, Mário de Andrade e Patrícia Galvão
d)
Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral e Lima Barreto
2ª) A semana da arte moderna, ocorrida 1922, inaugurou o
movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário
brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:
a)
Uso de poemas de forma fixa, como o soneto.
b)
Linguagem rebuscada e acadêmica
c)
Valorização das raízes culturais brasileiras.
d)
Pessimismo e oposição ao romantismo
e)
Foco em temas relacionados com a colonização.
3ª) Muitos escritores fizeram parte da primeira geração
modernista no Brasil, exceto:
a)
Mário de Andrade
b)
Manuel Bandeira
c)
Cassiano Ricardo
d)
Carlos Drummond de Andrade
e)
Alcântara Machado
4ª) A primeira geração modernista ficou conhecida como “fase
heroica” por tentar criar uma identidade mais brasileira se afastando dos
moldes europeus. Assim, houve diversos grupos, revistas e manifestos que foram
criados nesse momento, exceto:
a)
Movimento Verde-Amarelo
b)
Revista Klaxon
c)
Movimento Pau-Brasil
d)
Movimento Antropofágico
e)
Poesia de 30
5ª) Sobre a segunda geração do
modernismo brasileiro é correto afirmar:
a) a cultura indígena e
africana foram os principais temas explorados pelos escritores desse período.
b) chamada de fase de construção, a produção literária desse momento esteve
voltada para a denúncia da realidade brasileira.
c) o índio foi eleito como o herói nacional, reforçando ainda mais a identidade
brasileira.
d) desprovida de engajamento político, nesse momento a preocupação era acerca
do aprimoramento da linguagem.
e) com forte teor indianista, a poesia dessa fase esteve voltada para temas
cotidianos.
6ª) Foi o poeta mais importante da conhecida
geração de 45. Influenciado por Drummond e Murilo Mendes. Devido à sua formação
de engenheiro, colocou toda a precisão de um estudante de exatas em sua poesia,
além de conhecer muito bem os problemas pelos quais o Nordeste brasileiro
passava.
Essas
características são inerentes a:
a)
João Cabral de Melo
Neto
b)
João Guimarães Rosa
c)
Ariano Suassuna
d)
Lima Barreto
7ª) Com
relação à terceira geração modernista no Brasil, é correto afirmar, exceto:
a)
Período menos
conturbado em relação às outras duas gerações.
b)
É a fase de
redemocratização do País, visto que em 1945 termina o Estado Novo implantado
pela Ditadura de Vargas.
c)
É conhecida como a
chamada “Fase heroica”.
d)
Representa o último
momento do movimento modernista no Brasil
Boa Sorte
pra vocês e uma semana de muita paz e muita luz!!!