Características naturais da Europa: clima e vegetação
O Clima da Europa
Como é característico, o clima influencia diretamente na formação da vegetação dos locais. Não se vê uma vegetação de formação florestal em áreas desérticas ou mesmo em regiões polares, por conta do clima.
A vegetação da Europa não seria diferente. Analisando primeiramente o clima, ele não é complicado de entender. Primeiro veja o Mapa, com calma, e, em seguida, leia as descrições de cada característica climática no ‘velho continente’:

Os climas europeus:
- Temperado oceânico: elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.
- Temperado continental: localizado no centro e leste da Europa, as chuvas tem menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.
- Clima de montanha: ocorre em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus. Nessas áreas, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.
- Subpolar: próxima à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas: o inverno é extremamente rigoroso e longo, com temperaturas que atingem -50ºC e verão é bastante curto, com temperaturas que variam entre 16ºC e 21°C.
- Mediterrâneo: encontrado no sul da Europa, caracterizado por verões quentes e invernos mais amenos. Há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.
A Vegetação da Europa
A vegetação da Europa varia por conta dos diferentes tipos de solos e climas. Hoje, a vegetação europeia é muito restrita, pois foi muito devastada, por muitos séculos. A Vegetação da Europa:

- Tundra: comum em regiões de clima subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens. Floresce no verão, porém, não dura mais de 7 semanas.
- Floresta conífera: formação vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul, como pinus e eucalipto.
- Floresta temperada: composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho. Essas árvores têm característica de perder as folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.
- Estepes: vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis.
- Vegetação mediterrânea: composta por vegetação xerófita, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.
https://blogdoenem.com.br/clima-e-vegetacao-da-europa/
Atividade
01)Londres e Varsóvia localizam-se pouco ao norte do paralelo de 50º N. Nesta faixa de latitude, as duas capitais estão submetidas, respectivamente, ao clima do tipo
a) temperado e frio.
b) frio e polar.
c) temperado oceânico e temperado continental.
d) temperado oceânico e frio.
e) temperado continental e polar.
02)A respeito das características da Taiga, avalie as proposições a seguir:
I) A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante nas regiões localizadas em baixas latitudes.
II) A taiga é uma vegetação adaptada ao rigor dos climas frios, com verões curtos e invernos prolongados, sendo muito exposta à neve durante grande parte do ano.
III) É possível encontrar as formações vegetais da taiga na porção norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:
a) F, V, V
b) V, V, F
c) F, V, F
d) V, V, F
e) F, F, F
03)Faça a correspondência entre o tipo de clima e a vegetação existente na Europa:
(A) Clima Polar
(B) Clima Temperado Oceânico
(C) Clima Temperado Frio
(D) Clima Temperado Continental
(E) Clima Mediterrâneo.
( ) Tundra
( ) Estepes
( ) maquis e garrigues
( ) florestas quase totalmente destruídas
( ) floresta boreal