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segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

3ª unidade - aula 2 - 3º ano A, C, D - Elementos coesivos e operadores argumentativos

 

ELEMENTOS COESIVOS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS

NA DISSERTAÇÃO-ARGUMENATIVA

 

 

Saiba quais operadores argumentativos usar em cada parágrafo da sua DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA

Quando vamos produzir um texto, precisamos usar algumas palavras e expressões de transição que garantem a ligação entre as orações e os parágrafos, certo? Esses elementos são fundamentais para que o seu texto tenha coesão e coerência, permitindo que o leitor compreenda o que você está querendo passar para o leitor.

É aí que entra a importância dos operadores argumentativos, que possuem a função de garantir a ligação entre as ideias da sua redação.

Neste post, vamos nos aprofundar no estudo desses elementos, explicando o que são eles e alguns exemplos de quais você pode usar em cada parte do seu texto. Vamos lá?

 

O que são operadores argumentativos?

Os operadores argumentativos são palavras e expressões responsáveis por fazer a ligação entre orações e parágrafos de uma redação. Essa conexão, de forma bem feita, garante uma boa articulação das ideias, dando sentido ao texto e permitindo que o autor consiga se expressar de forma coesa.

Tipos de operadores argumentativos

Em seu texto, você pode utilizar operadores argumentativos de:

  • adição;
  • explicação;
  • condição;
  • comparação;
  • finalidade;
  • proporção;
  • alternância;
  • consequência;
  • explicação;
  • conclusão;
  • oposição.

 

Qual é a sua importância?

Além de serem fundamentais para que o leitor compreenda a sua tese e a sua redação como um todo, os operadores argumentativos também impactam em sua nota em uma prova.

No Enem, por exemplo, uma das competências exigidas na avaliação da redação é a de “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”. 

Isso quer dizer que 200 pontos da sua redação estão relacionados à sua capacidade de organizar o seu texto e apresentar os seus argumentos de forma coesa.

Então, não vai dar mole, né? Entender e conhecer os operadores argumentativos é essencial para que você desenvolva um bom texto e garanta a nota que você precisa na redação!

Quais operadores argumentativos usar na redação?

Agora que você já entendeu o que são e qual é a importância dos operadores argumentativos, vamos conhecer alguns exemplos dos quais você pode usar em cada parágrafo da redação!

1. Introdução

Sabemos que introduzir uma ideia não é uma tarefa fácil, mas ela também não é impossível!

Fica mais fácil ainda se você conhecer algumas expressões que te ajudam a elaborar esse primeiro parágrafo, certo? Então, conheça alguns operadores argumentativos para a sua introdução, na qual você deverá contextualizar o assunto em pauta e sua tese a respeito:

  • muito se tem discutido acerca de…
  • sabe-se que…
  • é de fundamental importância discutir a problemática…
  • é indiscutível/inegável que…
  • comenta-se, com freqüência, a respeito de…
  • apesar de muitos acreditarem que…
  • ao contrário do que muitos acreditam…
  • pode-se afirmar que, em razão de/devido a…
  • ao refletirmos criticamente a respeito de…

2. Desenvolvimento

No primeiro parágrafo de desenvolvimento da sua redação, é importante afirmar algo, já introduzindo as informações que você tem sobre o tema nessa declaração. 

Além disso, você não pode se esquecer de estabelecer uma ligação e continuidade da ideia no segundo parágrafo. Isso deve ser feito por meio de operadores argumentativos que indicam a soma de ideias. 

Veja alguns exemplos de quais você pode usar nesses dois parágrafos de desenvolvimento:

  • é incontestável que…
  • como já teorizado por…
  • atualmente, observa-se que…
  • em consequência disso, nota-se que…
  • dentre os inúmeros motivos que levaram a/ao…
  • além disso…
  • outro fator diz respeito a…  
  • uma preocupação constante…
  • convém lembrar que…
  • por outro lado…
  • porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto…
  • no que tange ao/diz respeito…

3. Conclusão

Por mais que seja um tanto óbvio que o último parágrafo se trata do fechamento do seu texto, você deve indicar que o seu raciocínio chegou ao fim e, portanto, indicar o início de uma listagem de propostas.

Veja algumas expressões para serem usadas nesse parágrafo:

  • em virtude dos fatos mencionados…
  • por todos os argumentos supracitados…  
  • levando-se em consideração os aspectos expostos…  
  • dessa forma…  
  • em vista dos argumentos apresentados…  
  • dado o exposto…  
  • tendo em vista os aspectos observados…  
  • levando-se em conta o que foi observado…  
  • em virtude do que foi mencionado…  
  • pela observação dos aspectos analisados…  
  • portanto/logo/então/assim…  
  • entende-se/conclui-se que…
  • é imprescindível que tais medidas sejam tomadas…
  • é necessário que/faz-se necessário que…

 

ELEMENTOS COESIVOS

Os elementos conectivos, normalmente conjunções, pronomes e advérbios são capazes de trazer articulação ao texto, deixando-o harmônico e com encadeamento das ideias.

Assim, uma mensagem clara é primordial para a sua compreensão.

Existem muitos termos de coesão que podem e devem ser usados para enriquecer a sua redação.

Para que você vá bem munido para sua prova e saiba como usar os elementos de coesão, vamos apresentar-lhe uma listinha de conectivos para que lance mão na hora da sua produção textual e os empregue corretamente.

1- Quando você quiser dar ideia de acréscimo, use os conectivos de adição como, por exemplo: ‘além disso’‘ também’‘e’, ‘nem’, ‘não só’ , ‘mas também’‘bem como’

2- Se quiser passar a ideia de mudança, alternância: ‘ou…ou’‘quer…quer’‘seja…seja’.

3- Caso precise justificar uma ocorrência: ‘porque’, ‘já que’, ‘visto que’‘graças a’’em virtude de’.

4- Para fazer um desfecho de uma determinada ideia, use os conectivos de conclusão como: ‘logo’‘portanto’‘pois’.

5- Você pode estabelecer uma hipótese, uma condição usando os seguintes conectivos: ‘se’‘caso’‘desde que’‘eventualmente’‘a não ser que’, ‘a menos que’.

6- Para comparar alguém ou alguma coisa, lance mão dos conectivos de comparação: ‘como’‘assim como‘.

7- Agora, se você quiser passar a ideia de ‘estar de acordo’, é importante usar os conectivos de conformidade como: ‘conforme’, ‘segundo’‘de acordo com’

8- Para exprimir uma ideia de consequência: ‘com efeito’‘tão’, ‘assim’‘consequentemente’, ‘tanto’‘de modo que’‘de forma que’, ‘de maneira que’

9- Explicar um determinado fato ficará mais fácil se utilizar os conectivos: ‘pois’‘a saber’‘isto é’‘por exemplo’‘porquanto’

10- Expressar uma ideia de objetivo, intenção, é muito fácil! Utilize um conectivo de finalidade. Exemplos: ‘para que’‘a fim de que’, ‘para’ (+ verbo no infinitivo).

11- Ao apresentar uma ideia oposta, os conectivos de oposição a serem usados são: ‘mas’‘porém’‘entretanto’, ’embora‘, ‘mesmo que’‘apesar de’ (+ verbo no infinitivo).

12- Caso queira utilizar a ideia de proporção, use as conjunções que indicam intensidade: Exemplos: ‘à medida que’‘à proporção que‘, ‘quanto mais’, ‘quanto menos’.

13- Já para determinar uma ideia temporal, os conectivos a serem usados são: ‘quando’, ‘logo que‘, ‘assim que’‘toda vez que’, ‘enquanto’.

Agora que você já sabe como usar os elementos de coesão corretamente, mãos à obra e treine bastante até o seu grande dia!






VIDEOAULA:






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


 https://youtu.be/3vKVGuvHbpY

https://youtu.be/hVau0GI7FPw

https://escreverepraticar.com.br/tabela-conectivos/

https://www.redacaoperfeita.com/redacao-para-concursos/como-usar-elementos-de-coesao/

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexo e uso. Volume3, ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa - Ensino Médio - 11ª Ed. ,2014, Saraiva.

 

ATIVIDADES PARA AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

1. (ENEM 2001)

O mundo é grande

O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983)

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:

a) comparação
b) conclusão.
c) oposição.
d) alternância.
e) finalidade.

 

2. (Enem 2011)

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

 

3. Leia o seguinte fragmento do texto:

O perigo da intolerância religiosa

A tolerância religiosa no Brasil nunca foi pura e simplesmente uma medida imposta por decreto. É, antes disso, um aspecto cultural. Por um lado, foi preciso incluir na Constituição um artigo resguardando a liberdade de culto e proteção contra a discriminação, porque tais garantias não seriam naturais; por outro, a convivência entre credos distintos foi facilitada pela formação do povo. A miscigenação e a intimidade entre a casa-grande e a senzala resultaram em mecanismos de acomodação, como o sincretismo que uniu religiões aparentemente tão diferentes quanto o catolicismo e o candomblé. Na Bahia, por exemplo, eles se misturaram.

No entanto, a tendência à convivência pacífica tem sido cada vez mais posta em xeque, e de uma forma que as autoridades não podem fazer vista grossa. A série de reportagens publicada pelo GLOBO semana passada mostra que os fiéis da umbanda e do candomblé — 600 mil pelo Censo 2010 — foram vítimas de 22 das 53 denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, de janeiro a 11 de julho deste ano. Além disso, um estudo da PUC-Rio registrou que, num grupo de 840 terreiros, 430 foram alvo de discriminação, sendo 57% dos casos em locais públicos.

- Localize nos parágrafos acima as palavras que foram usadas como elementos coesivos / operadores argumentativos e preencha o quadro: