ELEMENTOS COESIVOS E OPERADORES
ARGUMENTATIVOS
NA DISSERTAÇÃO-ARGUMENATIVA
Saiba quais operadores argumentativos usar em cada parágrafo
da sua DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA
Quando
vamos produzir um texto, precisamos usar algumas palavras e expressões de
transição que garantem a ligação entre as orações e os parágrafos, certo? Esses
elementos são fundamentais para que o seu texto tenha coesão e coerência,
permitindo que o leitor compreenda o que você está querendo passar para o
leitor.
É
aí que entra a importância dos operadores argumentativos, que possuem a função
de garantir a ligação entre as ideias da sua redação.
Neste
post, vamos nos aprofundar no estudo desses elementos, explicando o que são
eles e alguns exemplos de quais você pode usar em cada parte do seu texto.
Vamos lá?
O que são operadores argumentativos?
Os
operadores argumentativos são palavras e expressões responsáveis por fazer a ligação
entre orações e parágrafos de
uma redação. Essa conexão, de forma bem feita, garante uma boa articulação das
ideias, dando sentido ao texto e permitindo que o autor consiga se expressar de
forma coesa.
Tipos de operadores argumentativos
Em
seu texto, você pode utilizar operadores argumentativos de:
- adição;
- explicação;
- condição;
- comparação;
- finalidade;
- proporção;
- alternância;
- consequência;
- explicação;
- conclusão;
- oposição.
Qual é a sua importância?
Além
de serem fundamentais para que o leitor compreenda a sua tese e a sua redação
como um todo, os operadores argumentativos também impactam em sua nota em uma
prova.
No
Enem, por exemplo, uma das competências exigidas na avaliação da redação é a de “demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção da argumentação”.
Isso
quer dizer que 200 pontos da sua redação estão
relacionados à sua capacidade de organizar o seu texto e apresentar os seus
argumentos de forma coesa.
Então,
não vai dar mole, né? Entender e conhecer os operadores argumentativos é
essencial para que você desenvolva um bom texto e garanta a nota que você
precisa na redação!
Quais operadores argumentativos usar na redação?
Agora
que você já entendeu o que são e qual é a importância dos operadores
argumentativos, vamos conhecer alguns exemplos dos quais você pode usar em cada
parágrafo da redação!
1. Introdução
Sabemos
que introduzir uma ideia não é uma tarefa fácil, mas ela também não é
impossível!
Fica
mais fácil ainda se você conhecer algumas expressões que te ajudam a elaborar
esse primeiro parágrafo, certo? Então, conheça alguns operadores argumentativos
para a sua introdução, na qual você deverá contextualizar o assunto em pauta e
sua tese a respeito:
- muito se tem discutido acerca de…
- sabe-se que…
- é de fundamental importância discutir a problemática…
- é indiscutível/inegável que…
- comenta-se, com freqüência, a respeito de…
- apesar de muitos acreditarem que…
- ao contrário do que muitos acreditam…
- pode-se afirmar que, em razão de/devido a…
- ao refletirmos criticamente a respeito de…
2. Desenvolvimento
No
primeiro parágrafo de desenvolvimento da sua redação, é importante afirmar
algo, já introduzindo as informações que você tem sobre o tema nessa
declaração.
Além
disso, você não pode se esquecer de estabelecer uma ligação e continuidade da
ideia no segundo parágrafo. Isso deve ser feito por meio de operadores
argumentativos que indicam a soma de ideias.
Veja
alguns exemplos de quais você pode usar nesses dois parágrafos de
desenvolvimento:
- é incontestável que…
- como já teorizado por…
- atualmente, observa-se que…
- em consequência disso, nota-se que…
- dentre os inúmeros motivos que levaram a/ao…
- além disso…
- outro fator diz respeito a…
- uma preocupação constante…
- convém lembrar que…
- por outro lado…
- porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto…
- no que tange ao/diz respeito…
3. Conclusão
Por
mais que seja um tanto óbvio que o último parágrafo se trata do fechamento do
seu texto, você deve indicar que o seu raciocínio chegou ao fim e, portanto,
indicar o início de uma listagem de propostas.
Veja
algumas expressões para serem usadas nesse parágrafo:
- em virtude dos fatos mencionados…
- por todos os argumentos supracitados…
- levando-se em consideração os aspectos expostos…
- dessa forma…
- em vista dos argumentos apresentados…
- dado o exposto…
- tendo em vista os aspectos observados…
- levando-se em conta o que foi observado…
- em virtude do que foi mencionado…
- pela observação dos aspectos analisados…
- portanto/logo/então/assim…
- entende-se/conclui-se que…
- é imprescindível que tais medidas sejam tomadas…
- é necessário que/faz-se necessário que…
ELEMENTOS COESIVOS
Os
elementos conectivos, normalmente conjunções, pronomes e advérbios são capazes
de trazer articulação ao texto, deixando-o harmônico e com encadeamento das
ideias.
Assim,
uma mensagem clara é primordial para a sua compreensão.
Existem
muitos termos de coesão que podem e devem ser usados para enriquecer a sua
redação.
Para
que você vá bem munido para sua prova e saiba como
usar os elementos de coesão, vamos apresentar-lhe uma listinha
de conectivos para que lance mão na hora da sua produção textual e os empregue
corretamente.
1- Quando você quiser dar ideia de
acréscimo, use os conectivos de adição como, por exemplo: ‘além
disso’, ‘ também’, ‘e’, ‘nem’, ‘não
só’ , ‘mas também’, ‘bem
como’…
2- Se quiser passar a ideia de
mudança, alternância: ‘ou…ou’, ‘quer…quer’, ‘seja…seja’.
3- Caso precise justificar uma
ocorrência: ‘porque’, ‘já
que’, ‘visto que’, ‘graças
a’, ’em virtude de’.
4- Para fazer um desfecho de uma
determinada ideia, use os conectivos de conclusão como: ‘logo’, ‘portanto’, ‘pois’.
5- Você pode estabelecer uma
hipótese, uma condição usando os seguintes conectivos: ‘se’, ‘caso’, ‘desde
que’, ‘eventualmente’, ‘a
não ser que’, ‘a menos que’.
6- Para comparar alguém ou alguma
coisa, lance mão dos conectivos de comparação: ‘como’, ‘assim
como‘.
7- Agora, se você quiser passar a
ideia de ‘estar de acordo’, é importante usar os conectivos de conformidade
como: ‘conforme’, ‘segundo’, ‘de
acordo com’…
8- Para exprimir uma ideia de
consequência: ‘com efeito’, ‘tão’, ‘assim’, ‘consequentemente’, ‘tanto’, ‘de
modo que’, ‘de forma que’, ‘de
maneira que’…
9- Explicar um determinado fato
ficará mais fácil se utilizar os conectivos: ‘pois’, ‘a
saber’, ‘isto é’, ‘por
exemplo’, ‘porquanto’…
10- Expressar uma ideia de objetivo,
intenção, é muito fácil! Utilize um conectivo de finalidade. Exemplos: ‘para
que’, ‘a fim de que’, ‘para’ (+
verbo no infinitivo).
11- Ao apresentar uma ideia oposta,
os conectivos de oposição a serem usados são: ‘mas’, ‘porém’, ‘entretanto’, ’embora‘, ‘mesmo
que’, ‘apesar de’ (+
verbo no infinitivo).
12- Caso queira utilizar a ideia de
proporção, use as conjunções que indicam intensidade: Exemplos: ‘à
medida que’, ‘à proporção que‘, ‘quanto
mais’, ‘quanto menos’.
13- Já para determinar uma ideia
temporal, os conectivos a serem usados são: ‘quando’, ‘logo
que‘, ‘assim que’, ‘toda
vez que’, ‘enquanto’.
Agora
que você já sabe como usar os elementos de coesão
corretamente, mãos à obra e treine bastante até o seu grande
dia!
VIDEOAULA:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
https://escreverepraticar.com.br/tabela-conectivos/
https://www.redacaoperfeita.com/redacao-para-concursos/como-usar-elementos-de-coesao/
CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias. Português
contemporâneo: diálogo, reflexo e uso. Volume3, ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
MESQUITA,
Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa - Ensino Médio - 11ª Ed. ,2014,
Saraiva.
ATIVIDADES
PARA AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
1. (ENEM 2001)
O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
1983)
Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de
determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma
conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção
estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:
a) comparação
b) conclusão.
c) oposição.
d) alternância.
e) finalidade.
2. (Enem 2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para
diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e
derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade
física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários
problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos
níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse
e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de
infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é
altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que
atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento,
que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no
sangue”.
3.
Leia o seguinte fragmento do texto:
O perigo da intolerância religiosa
A
tolerância religiosa no Brasil nunca foi pura e simplesmente uma medida imposta
por decreto. É, antes disso, um aspecto cultural. Por um lado, foi preciso
incluir na Constituição um artigo resguardando a liberdade de culto e proteção
contra a discriminação, porque tais garantias não seriam naturais; por outro, a
convivência entre credos distintos foi facilitada pela formação do povo. A miscigenação
e a intimidade entre a casa-grande e a senzala resultaram em mecanismos de
acomodação, como o sincretismo que uniu religiões aparentemente tão diferentes
quanto o catolicismo e o candomblé. Na Bahia, por exemplo, eles se misturaram.
No
entanto, a tendência à convivência pacífica tem sido cada vez mais posta em
xeque, e de uma forma que as autoridades não podem fazer vista grossa. A série
de reportagens publicada pelo GLOBO semana passada mostra que os fiéis da
umbanda e do candomblé — 600 mil pelo Censo 2010 — foram vítimas de 22 das 53
denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100, da Secretaria de
Direitos Humanos da Presidência, de janeiro a 11 de julho deste ano. Além
disso, um estudo da PUC-Rio registrou que, num grupo de 840 terreiros, 430
foram alvo de discriminação, sendo 57% dos casos em locais públicos.
-
Localize nos parágrafos acima as palavras que foram usadas como elementos
coesivos / operadores argumentativos e preencha o quadro: