Marcadores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

3ªSÉRIES A,B, C e D - 1ª Aula e Atividade de Filosofia da III UNIDADE

 O EXISTENCIALISMO

      




        O existencialismo foi uma doutrina filosófica e um movimento intelectual surgido na Europa, no final do século XIX, mas ganhou notoriedade no século XX, a partir do desenvolvimento do existencialismo francês.

       Está pautado na existência metafísica, donde a liberdade é seu maior mote, refletida nas condições de existência do ser.


Características do existencialismo

       O existencialismo sofreu influência da fenomenologia (fenômenos do mundo e da mente), cuja existência precede a essência, sendo dividido em duas vertentes:


Existencialismo ateu: negam a existência de uma natureza humana.

Existencialismo cristão: essência humana corresponde um atributo de Deus.

      Para os filósofos existencialistas, a essência humana é construída durante sua vivência, a partir de sua experiência no mundo e de suas escolhas, uma vez que possui liberdade incondicional.

       Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o ser humano é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. Assim, ele cria ao longo sua vida um sentido para sua própria existência.


       Para os existencialistas, a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência.

       A partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida e traçamos caminhos e planos. Nesse caso, toda escolha implicará numa perda ou em várias, dentre muitas possibilidades que nos são postas.

       Assim, para os existencialistas, a liberdade de escolha é o elemento gerador, no qual ninguém e nem nada pode ser responsável pelo seu fracasso, a não ser, você mesmo.

Principais Filósofos Existencialistas

Sören Kierkegaard

     Considerado o “Pai do Existencialismo”, Sören Kierkegaard (1813-1855) foi um filósofo dinamarquês. Fez parte da linha do existencialismo cristão, no qual defende, sobretudo, o livre-arbítrio e a irredutibilidade da existência humana.


     Da mesma maneira que outros existencialistas, Kierkegaard focou na preocupação pelo indivíduo e pela responsabilidade pessoal. Segundo ele:


“Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se”.


Martin Heidegger

    A partir da obra de Kierkegaard e da crítica à história da filosofia, Heidegger (1889-1976) vai desenvolver a ideia de que o ser humano pode experimentar uma existência autêntica ou inautêntica.

      O que determinará esta existência será sua atitude face à morte e as escolhas que tomará diante a finitude de sua vida.


“O ser humano não é o senhor dos seres, mas o pastor do ser”.


Jean-Paul Sartre

Um dos maiores representantes do existencialismo, Sartre (1905-1980) foi filósofo, escritor e crítico francês. Para ele, estamos condenados a ser livres:


Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NyryTz5m3Xg

AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1)Os existencialistas possuem uma visão negativa da vida, segundo eles:

“a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência”. Você concorda com eles? Justifique.


2) Interprete a frase de Sören Kierkegaard “Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se”.