Conteúdo: Choque elétrico.
A tensão elétrica nas extremidades de um corpo propicia a passagem de uma corrente elétrica cuja intensidade depende da resistência elétrica oferecida por esse corpo. Assim, para uma tensão fixa, se a resistência elétrica é grande, a intensidade da corrente elétrica é pequena, e os danos que ela pode causar são mínimos. Portanto, acidentes como superaquecimento dos fios e faíscas elétricas que podem causar queimaduras e graves lesões aos seres vivos estão associadas à intensidade de corrente elétrica e não necessariamente a tensão elétrica entre as extremidades do corpo analisado.
Os diversos usos da eletricidade no dia a dia e a alta frequência desses usos tornam comum a exposição de pessoas à passagem de corrente elétrica e seus efeitos perigosos – o choque elétrico, cujas consequências podem variar de uma pessoa para outra ou de uma situação para outra, devido a fatores diversos, como:
a intensidade da tensão elétrica a que o corpo é submetido;
a parte do corpo por onde a corrente elétrica passou;
o uso de calçadas ou luvas isolantes no momento da passagem da corrente elétrica;
se a pele da pessoa está molhada ou seca. (A resistência do corpo humano com a pele seca é da ordem de 100 kΩ. Quando a pele está molhada, a resistência cai cerca de 1 kΩ, o que causa, para uma mesma tensão elétrica, por exemplo, de 110 V, um aumento na intensidade da corrente elétrica da ordem de cem vezes.).
É preciso, portanto, muita atenção no manuseio das instalações elétricas, evitando ficar descalço ou em contato com água durante esse manuseio e usando preferencialmente calçados com sola de borracha.
O quadro a seguir apresenta, de forma resumida, alguns valores de intensidade da corrente elétrica e seus possíveis efeitos no corpo humano. Ao tentar ajudar alguém eletrocutado, desconecte ou desligue qualquer contato com algo que passa ser o causador do choque antes de tocar na pessoa. Use algum tipo de material isolante para prestar essa ajuda.
Choque elétrico e o corpo humano
Choques elétricos: em casa, toda prevenção é pouca - Algumas dicas de prevenção de acidentes elétricos em casa.
Com crianças pequenas em casa, utilize tampões nas tomadas e redobre a atenção com os aparelhos elétricos;
Não desconecte os aparelhos puxando o fio elétrico; retire o plugue da tomada;
Limpe aparelhos elétricos somente quando estiverem desligados e desconectados da tomada;
Se um aparelho elétrico cair dentro da água, retire o plugue da tomada antes de tocar na água;
Mantenha cabos e fios fora da área de circulação de pessoas;
Nunca utilize faca ou outra ferramenta metálica para desconectar um equipamento da rede elétrica;
Não mexa na rede elétrica sem desconectar a chave geral no quadro de eletricidade.
Descargas elétricas e fibrilação
Descargas elétricas acidentais podem causar a fibrilação, uma série de contrações rápidas e desordenadas das fibras musculares do ventrículo do coração da pessoa atingida. Entre as inúmeras consequências, ocorre a inadequada irrigação sanguínea do cérebro, que pode levar a pessoa rapidamente à morte. O desfibrilador é um aparelho que, aplicado logo em seguida ao acidente, pode salvar a vida da vítima, pois induz o coração a voltar ao ritmo regular, emitindo descargas elétricas controladas.
Assista às vídeoaulas nos links abaixo:
(Opcional):
Estudo Complementar retirado do link abaixo:
https://www.cursonr10.com/choque-eletrico-curso-nr10.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Acesse o link: https://forms.gle/Kzv6aC7kHD8TTG9V9 e responda a atividade pelo google forms.