Marcadores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Aula 1 ( 1º anos B, C e D) Física - 3ª unidade

 

Colégio Estadual “Fausto Cardoso”

Disciplina: Física                       3ª unidade

Profª Elen Carla

Aula 1 – 02/12/2020

 

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=AEg97h51UnM&feature=emb_logo

 

As leis de Newton e suas aplicações

As Leis de Newton são os princípios fundamentais usados para analisar o movimento dos corpos. Juntas, elas formam a base da fundamentação da mecânica clássica.

As três leis de Newton foram publicadas pela primeira vez em 1687 por Isaac Newton (1643-1727) na obra de três volumes "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica).

Isaac Newton foi um dos mais importantes cientista da história, tendo deixado importantes contribuições, principalmente na física e na matemática.

1ª Lei de Newton: Lei da inércia

“Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele.”

Essa lei significa, essencialmente, que os corpos em repouso tendem a permanecer em repouso, e os corpos em movimento tendem a permanecer em movimento, com o mesmo vetor velocidade.

No caso do corpo em repouso, ele estará em equilíbrio estático, e o corpo em MRU estará em equilíbrio dinâmico (força resultante nula).

Outra relação importante que decorre da 1ª Lei de Newton é que, para um corpo permanecer em movimento, NÃO é necessária uma força agindo sobre ele. Isso quebra o paradigma que era aceito anteriormente, desde o tempo de Aristóteles, de que alguma força agiria sobre um corpo para mantê-lo em movimento.

E, afinal, o que é a inércia?

A inércia pode ser definida como a resistência à mudança de velocidade, ou seja, quanto maior a inércia do corpo, maior a força necessária para alterar sua velocidade. Esse conceito será mais discutido a fim de deduzir a 2ª Lei de Newton.

Uma aplicação da 1ª Lei bastante corriqueira é quando estamos em pé no ônibus e ele freia. Nessa situação, “caímos para a frente”, pois tendemos a manter o movimento. Depois que ele para e, posteriormente, arranca com velocidade, “caímos para trás”, já que a tendência é persistir no repouso.

Analisar os exercícios resolvidos no livro didático página 119

Atividade no google forms

 

https://forms.gle/VybSJNAzuybVFWeB9