Marcadores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

BIOLOGIA - 1º ANO A, B, C, D; 2º ANO A, B, C, D; 3º ANO B, C, D

 

3ª UNIDADE – BIOLOGIA

 

Entenda a importância da cadeia alimentar

A natureza é composta por um constante e complexo processo de trocas. É assim que a vida se mantém, em um fluxo em que cada ser está interligado a outros, formando uma grande cadeia. É justamente esta a importância da cadeia alimentar: através dela os seres obtêm os nutrientes de que necessitam para o seu desenvolvimento e sobrevivência, a partir do consumo alimentar de outros seres.

A cadeia alimentar pode ser enxergada, ainda, como uma expressão das relações de alimentação entre os seres dentro de um mesmo ecossistema. Podemos ver a cadeia alimentar como uma estrutura na qual produtores (como as plantas e algas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias) se inter-relacionam, de maneira cíclica, sempre retroalimentando o próprio processo da vida.

Diante da quantidade de seres e das múltiplas relações existentes entre eles e seus alimentos, observamos que existem não apenas cadeias, mas verdadeiras teias alimentares. Com esta consciência é possível compreender a importância da preservação do equilíbrio desse sistema: a extinção ou diminuição drástica de um determinado predador (consumidor) pode significar o aumento exagerado, por exemplo, dos animais que antes serviam como seu alimento. Esses, por sua vez, passarão a consumir em maior quantidade a sua própria fonte alimentar, causando uma quebra no funcionamento harmônico estabelecido através de relações estabelecidas, em alguns casos, há milênios.

Se a cadeia alimentar expressa as relações dentro de um ecossistema, ela também pode ser o indicativo de algum desequilíbrio. Por isso, compreender estas inter-relações é algo tão importante. Compreendendo as Trocas alimentares é possível estabelecer e preservar o equilíbrio que caracteriza a natureza.

Cadeia e teia alimentar

Em todo e qualquer ecossistema encontramos organismos vivos que estabelecem relações de alimentação entre eles. Uma planta realizando fotossíntese, uma lagarta comendo uma planta e um pássaro comendo uma lagarta são exemplos de relações de alimentação existentes entre os seres vivos. Essas relações são estudadas pela análise das cadeias e teias alimentares.

Cadeias alimentares

As cadeias alimentares são as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema. Por meio da análise da cadeia alimentar, é possível observar como os nutrientes e a energia fluem entre os seres vivos que vivem naquela região. Diferentemente de uma teia alimentar, a cadeia apresenta um fluxo unidirecional. Veja um exemplo:

Planta → Borboleta → Sapo → Serpente

As setas no exemplo acima representam o sentido do fluxo de energia e podem ser lidas como “serve de alimento para”. Sendo assim, a planta serve de alimento para a borboleta, que serve de alimento para o sapo, que serve de alimento para a serpente.

Tanto as cadeias alimentares como as teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles:

·         Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres vivos. Os processos utilizados por esses seres vivos, que são chamados de autotróficos, para a produção dos alimentos é a fotossíntese e a quimiossíntese. Podemos citar como exemplos de produtores as plantas, algas e algumas espécies de bactérias.

 

·         Consumidores: organismos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos. Os consumidores apresentam diferentes classificações: os que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários; os que se alimentam de consumidores primários são chamados de secundários; os que se alimentam dos secundários recebem o nome de terciários e assim sucessivamente. A cada nível, energia e matéria são perdidas, por isso, as cadeias alimentares geralmente apresentam poucos níveis tróficos.

·         Decompositores: assim como os consumidores, os decompositores são heterotróficos, pois não produzem seu próprio alimento. Esses organismos, geralmente representados por fungos e bactérias, realizam a decomposição – processo responsável por devolver ao ambiente nutrientes para que possam ser utilizados por outros seres vivos.

Teia alimentar


A teia alimentar é formada por várias cadeias alimentares interligadas


A teia alimentar representa melhor as relações de alimentação que existem em um ecossistema. Ela pode ser definida de uma maneira simplificada como as várias cadeias alimentares de um ecossistema. Assim sendo, a teia não apresenta um fluxo unidirecional, como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis tróficos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

 

FONTE: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/entenda-importancia-da-cadeia-alimentar/

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-teia-alimentar.htm

 

ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO:

ECOLOGIA: CADEIA ALIMENTAR, BIOMAS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS | QUER QUE DESENHE? 

 


 

Link para o formulário  da atividade dessa semana: 

https://forms.gle/8sWBvdskQPe4hGUR9 

 

ATENÇÃO, ALUNOS! AS ATIVIDADES DE BIOLOGIA DEVEM SER FEITAS POR MEIO DO FORMULÁRIO ACIMA 👆