FILOSOFIA HELENÍSTICA
O nome Filosofia Helenística, ocorrida entre os séculos IV a.C. e III, é uma generalização feita por causa do Período Helenístico em que os pensadores viviam. Lembre-se que era o momento do fim das pólis gregas, do domínio do Império Macedônico e da cultura helenística e do helenismo. A relação de várias culturas influenciou novos pensamentos filosóficos e o surgimento de novas escolas.
O helenismo, como ficou conhecido a mistura entre as culturas grega e oriental, ocorreu no Período Helenístico. Além disso, foi fundamental para os pensadores posteriores, inclusive os romanos. Outro ponto que se deve destacar é o surgimento do Cristianismo, que mudou a sociedade e a filosofia europeia. Essas características, como o fim das cidades-estado, helenização do mundo por meio da expansão macedônica, a agregação de culturas, o crescimento de Roma, alteraram sensivelmente as ordens sociais. Sempre quando temos uma mudança drástica na nossa sociedade, a forma de enxergarmos a nós mesmos também muda. Isso ocorre com a filosofia e com o tipo de questionamento feito.
A partir do século IV a.C, encontramos uma organização social diferente, que se relacionava à centralização política e, ao mesmo tempo, com a mescla cultural. Se até então o processo de formação do homem grego estava alinhado – nem que fosse para refutar – com a pólis, no governo macedônico a cidade-estado deixa de ser protagonista na educação do homem, que passa a ser mais plural. Ao mesmo tempo, veremos questões voltadas ao prazer e ao desenvolvimento do que é certo ou errado. Os filósofos helenistas criaram diversas escolas, mas aqui veremos as principais: Epicurismo, Ceticismo, Cinismo e Estoicismo.
Epicurismo
O Epicurismo foi a doutrina filosófica proposta por Epicuro de Samos (341 a.C. – 271/270 a.C.), tendo como base a busca pelo prazer próprio como norteador do seu pensamento. O princípio mais importante era a ataraxia, a paz de espírito ou tranquilidade. Para alcançá-la, o homem deveria se livrar dos quatro medos como a morte, dor, sofrimento e dos deuses, pois essa preocupação era inócua. Muitos desses acontecimentos estão à revelia das nossas vontades. Dessa forma, deve-se focar nos próprios desejos – por isso é chamada de hedonista – mas de maneira controlada, com parcimônia.
Ao fundar sua escola, Jardim, em 306 a.C., ensina a nova doutrina alicerçada na moderação, pois os excessos ativavam os medos, como a dor ou o sofrimento. Os prazeres naturais deveriam ser satisfeitos, pois os artificiais e os que alimentam a vaidade seriam problema não só para a pessoa, mas para a sociedade. Uma dica é fugir das definições que caracterizam o epicurismo como uma doutrina que busca o prazer de forma desmedida, pois é justamente o contrário. O uso da razão, para ele, é primordial no processo de pensamento crítico para atingir a moderação.
Fonte:
https://www.kuadro.com.br/resumos-enem-vestibulares/filosofia/filosofia-helenistica/filosofia-helenistica?id=1138&topicId=8618
AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1)Epicuro defende o prazer, como sendo o caminho para a felicidade. Para ele o prazer deve ser buscado sem medir as consequências ?Justifique.
2)Reflita sobre a seguinte frase “há desejos que levam a vida e desejos que levam a morte”.