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terça-feira, 1 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - TODAS AS TURMAS - 01/12/20

 

ESCOLA ESTADUAL FAUSTO CARDOSO

PROFESSORA GRASIELA SILVA

TODAS AS TURMAS                       01/12/20

 

EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇAS AFRICANAS

 

As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural. Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão.

 

CARACTERÍSTICAS DAS DANÇAS AFRICANAS

As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes. Destacam-se as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos.

Apesar de o continente africano ter uma grande extensão com diversos países e culturas diferentes, podemos destacar como pontos comuns na dança da maioria dos povos africanos:

·        a organização em círculos, semicírculos ou fileiras;

·        a participação de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade;

·        o acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores.

 

A partir do estilo de dança africano evoluíram ritmos hoje bastante conhecidos pelo brasileiro, como a capoeira e o próprio samba.

 

DANÇA AFRICANA E RELIGIÃO

Na cultura africana, os pés são um importante elemento de conexão entre o ser humano e o mundo espiritual. Na visão da maioria dos povos africanos, a dança é uma importante fonte de conexão religiosa. Nela, o corpo é o instrumento de ligação com o mundo dos espíritos.

 

 

Há a crença de que, dependendo do ritual, a dança deve ser executada com os pés descalços para promover a ligação do espírito com a terra. O ritmo é considerado elemento de passagem para o mundo espiritual para onde o participante é levado após um transe.

 

TIPOS DE DANÇAS AFRICANAS

Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.

 

Ahouach: O ahouach é dançado coletivamente ao ritmo de berbere e representa a unidade da comunidade. A coreografia é executada com o sacolejo dos corpos de bailarinos que carregam pesadas joias talhadas em pedra e âmbar. O acompanhamento é feito por instrumentos como flautas e tambores confeccionados em pele de cabra. Em geral, é executada no centro e no sul da África.

 

Guedra: O guedra é realizado pelo “Povo Azul” do deserto do Saara. Essa manifestação cultural engloba as populações da Mauritânia, Marrocos e Egito. Essa é uma dança ritualística em que as pessoas se movimentam em agradecimento aos elementos da natureza: terra, ar, água e fogo. É caracterizada pelo toque de tambores a embalar bailarinos trajados de azul e branco.

 

Schikatt :Também de origem marroquina, o schikatt é semelhante à dança flamenca. Nesse ritmo, os bailarinos revelam movimentos com influência oriental e árabe.Adornadas de véus coloridos que cobrem todo o corpo, as bailarinas também se cobrem de joias enquanto balançam sob o som de palmas e instrumentos de percussão. Essa é a dança erótica da mulher do Marrocos.

 

Gnawa: O gnawa é uma dança ritualística que marca a passagem de um mundo para outro. Vestidos de branco, os bailarinos simulam a presença do deus Hadra, que é trazido para a Terra. Sob o som de tambores e palmas, são executados movimentos acrobáticos.

 

Kizomba: O kizomba é um estilo de dança originário nos anos 80 em Angola. Frequentemente é confundido com o zouk, outro gênero musical e de dança. Está entre os ritmos que mais demonstram a dinâmica intercultural das danças africanas. Ganhou adeptos no Brasil e, principalmente em Portugal, com várias academias de dança especializadas em ensinar o ritmo aos europeus. Essa dança celebra a felicidade e a confraternização e espalhou-se por todo o continente africano. Exibindo movimentos suaves e rítmicos, é cantada em crioulo e português.

 

Semba: Também de origem angolana, o semba é dançado em pares e tem a finalidade de divertir. É dançado em festas e confraternizações, onde os bailarinos se colocam em pares e executam passos marcados por sensualidade e malabarismo.

 

DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS

O Maracatu é um tipo de música e dança afro-brasileira que combina vestimentas elaboradas e coloridas.

No Brasil, a influência da cultura africana é enorme, por conta da vinda forçada de milhares de africanos que vieram ao Brasil para serem escravizados. Dessa forma, foram criados diversos gêneros musicais e estilos de dança no país com grande influência africana. Alguns deles são:

    Capoeira: mistura música, dança, luta e jogo;

    Congada: que possui caráter religioso;

    Jongo: ritmo que teve bastante influência na criação do samba;

    Maracatu: muito presente na região nordeste do Brasil;

    Samba de roda: surgida na Bahia, no século XVII, hoje é integra o Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dancas-africanas/

 

 

A DANÇA DOS PARAFUSOS

 

 

A origem do grupo Parafusos é datada de 7 de setembro de 1897, na cidade de Lagarto, estado de Sergipe. É o único grupo do gênero no Brasil.

Segundo a história, os negros fugiam dos engenhos e se embrenhavam nas matas, fazendo mocambos. Na calada da noite, saíam para pequenos furtos. Era comum, naquela época, as sinhazinhas deixarem no quaradouro, durante a noite, as peças das suas indumentárias, anáguas ricamente bordadas e cheias de rendas francesas. Deixavam-nas ali porque o sereno ajudava a alvejar o linho belga. Tais anáguas, segundo a moda, tinham nove côvados e formavam uma grande roda.

Os escravos, roubavam as peças e as vestiam em noite de lua cheia, fazendo com que todo o corpo ficasse coberto, após colocar uma sobre a outra, até cobrir o pescoço. Incrementavam com um chapéu em formato de cone. E assim saíam pelas estradas, dando pulos e fazendo assombração. Se embrenhavam pelos canaviais e fugiam para os quilombos.

Após o fim da escravidão, a tradição continuou em Lagarto. Padre José Saraiva Salomão conheceu os brincantes e ajudou na fundação do grupo, nomeando-o de Parafusos, pois o movimento da dança assim o lembrava - rodopiando no sentido anti-horário, torcendo e distorcendo, como um parafuso. O grupo é formado exclusivamente por homens.

O ritmo é marcado pela cadência de tambores e triângulos. Uma belíssima dança, que representa a resistência dos negros escravizados e a liberdade de um povo forte, que mesmo em sofrimento e opressão criou uma tradição de beleza e caráter únicos.

 

Disponível em: https://www.encontroteca.com.br/grupo/parafusos

QUESTÕES

 

1-           Sobre as Danças Africanas, analise as assertivas abaixo:

I – São consideradas formas de manifestação cultural e econômica.

II – É considerada uma forma de conexão entre os povos e seus antepassados.

III – são manifestações corporais carregadas de espiritualidade, emoção e entretenimento.

a)           Todas estão corretas

b)           Todas estão erradas

c)            Apenas I está errada

d)           II e III estão erradas

 

2-           Sobre as características das Danças Africanas todas as alternativas estão corretas, exceto:

a)           Os pés estabelecem uma importante conexão entre a espiritualidade e os seres humanos.

b)           Organização em círculos, semicírculos ou fileiras.

c)            O ritmo é considerado elemento de passagem para o mundo espiritual para onde o participante é levado após um transe.

d)           Nem todos podem participar, apenas os adultos e os que estão em uma situação econômica mais favorável.

 

3-           Existem vários tipos de Danças Africanas. Associe-as corretamente:

I-            Guedra

II-           Kizomba

III-          Semba

 

A-           De origem angolana, é dançado em festas e confraternizações com a finalidade de diversão.

B-           Dança ritualística que marca a passagem de um mundo para outro. Vestidos de branco, os bailarinos simulam a presença do deus Hadra.

C-           Dança originária da Angola, celebra a felicidade e é cantada em crioulo e português.

 

a)           III – B, II – A, I – C

b)           III – C, II – A, I- B

c)            III – A, II – C, I – B

d)           III – A, II – B, I- C

 

(ENEM 2013)

 

“A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.” (MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988).

 

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

 

A) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

B) perderam a relação com o seu passado histórico.

C) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

D) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

 

E) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

 

4-           A dança Parafuso é:

 

I-            De origem sergipana, essa dança surgiu na cidade de Lagarto no ano de 1897. Os escravos, roubavam as peças e as vestiam em noite de lua cheia, fazendo com que todo o corpo ficasse coberto, após colocar uma sobre a outra, até cobrir o pescoço. Incrementavam com um chapéu em formato de cone. E assim saíam pelas estradas, dando pulos e fazendo assombração. Se embrenhavam pelos canaviais e fugiam para os quilombos.

Assim,

              

II – Essa dança é conhecida e praticada em todo o Brasil, por homens e mulheres que buscam manter viva uma manifestação cultural que é símbolo de resistência e libertação.

 

a)           As duas assertivas estão corretas e a II complementa a I

b)           As duas assertivas estão corretas, mas elas não se complementam.

c)            Apenas a assertiva I está correta.

d)           Apenas a assertiva II está correta.