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segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS  - 1º C  


Escola Estadual Fausto Cardoso

Turmas: 1º ano C                        Data: 21/12/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo

 

Continuação da Linguagem Barroca

  

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição).

Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.

As figuras de linguagem são particularmente exploradas na escola literária do Barroco, que predominou no século XVII.

O Mote do Barroco

Mote -  Verso ou pequeno conjunto de versos usados como tema e ponto de partida para o desenvolvimento do poema. 2. [Literatura] Frase ou expressão que serve como ponto de partida para uma obra.

O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência.

Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e à inconstância.

A premissa do carpe diem - expressão latina cujo sentido literal é “aproveitar o dia” - é muito utilizada nesse período. Ela significa que cada momento da vida deve ser desfrutado.

Tendências do Barroco

As duas tendências que predominaram nesse movimento literário foram:

·         Cultismo - É o chamado "jogo de palavras". Nele está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado, bem como o emprego frequente das figuras de linguagem.

·         Conceptismo - É o chamado "jogo de ideias". Nele está presente o raciocínio e o pensamento lógico.

O cultismo e o conceptismo são dois estilos literários que foram muito explorados no período do barroco. Enquanto o primeiro valoriza a forma textual, o segundo valoriza o conteúdo.

Cultismo

O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627).

Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.

Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem (hipérbole, sinestesia, antítese, paradoxo, metáfora, etc.).

Para compreender melhor essa tendência literária, veja abaixo um soneto do escritor barroco Gregório de Matos:

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

Conceptismo

O conceptismo significa “jogo de ideias”. Também é chamado de Quevedismo, pois foi inspirado na poesia do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645).

Nessa vertente literária, a retórica aprimorada bem como a imposição de conceitos é notória, a qual se produz através da apresentação de diversas ideias.

Sendo assim, o conceptismo é definido pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual.

O objetivo principal dos escritores conceptistas era o de convencer o leitor além de instruí-lo por meio de diversos argumentos.

Em relação ao cultismo, que prezava pela descrição e o exagero, o conceptismo preferia a concisão.

Além do raciocínio lógico, duas importantes características desse estilo eram:

·         Silogismo: baseado na dedução, o silogismo apresenta duas premissas que geram uma terceira proposição lógica.

·         Sofisma: baseado no argumento lógico, o sofisma gera uma ilusão de verdade. Isso porque está associado a algo enganoso que parece real, uma vez que utiliza argumentos verdadeiros.

Entenda mais sobre esse estilo literário com o exemplo abaixo em que Padre Antônio Vieira critica o estilo cultista:

“(...) Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado toda a arte e a toda a natureza? Boa razão é também essa. O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Por isso Cristo comparou o pregar ao semear. (...) Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se uma parte está branco, da outra há de estar negro (...). Basta que não havemos de ver um sermão de duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? (...) Como hão de ser as palavras? Como as estrelas. As estrelas são muito distintas e muito claras. Assim há de ser o estilo da pregação, muito distinto e muito claro.”

(“Sermão da Sexagésima” de Padre Antônio Vieira)

 

 As figuras de linguagem mais usadas no Barroco são o Paradoxo Antítese de modo que as figuras de linguagem são bastante presentes nesse estilo buscando basicamente a extravagância , a atenção .

  O barroco é uma corrente bastante influente até os dias de hoje, sendo bastante presente na arquitetura também de modo a influenciar grandemente outros estilos e assim sendo é bastante importante para a sociedade. Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.

Dependendo da sua função, elas são classificadas em:

·         Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

·         Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

·         Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.

·         Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

 

SEQUÊNCIA DE ORTOGRAFIA/ACENTUAÇÃO (Conteúdo da aula anterior)

 

Boa leitura e sucesso!

 

Diletos alunos e alunas: Ao responderem as atividades propostas, para melhor aquisição do conhecimento e melhor aprendizagem, não LIMITEM-SE apenas em ler o conteúdo proposto, mas VALHAM-SE também da pesquisa, que certamente vai enriquecer muito mais a sua leitura, o que também facilitará as respostas das questões com mais precisão.

Obrigado e boa sorte!

 

 

 

Continuação do assunto:  Linguagem Barroca

  

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição).

Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.

As figuras de linguagem são particularmente exploradas na escola literária do Barroco, que predominou no século XVII.

O Mote do Barroco

Mote -  Verso ou pequeno conjunto de versos usados como tema e ponto de partida para o desenvolvimento do poema. 2. [Literatura] Frase ou expressão que serve como ponto de partida para uma obra.

O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência.

Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e à inconstância.

A premissa do carpe diem - expressão latina cujo sentido literal é “aproveitar o dia” - é muito utilizada nesse período. Ela significa que cada momento da vida deve ser desfrutado.

Tendências do Barroco

As duas tendências que predominaram nesse movimento literário foram:

·         Cultismo - É o chamado "jogo de palavras". Nele está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado, bem como o emprego frequente das figuras de linguagem.

·         Conceptismo - É o chamado "jogo de ideias". Nele está presente o raciocínio e o pensamento lógico.

O cultismo e o conceptismo são dois estilos literários que foram muito explorados no período do barroco. Enquanto o primeiro valoriza a forma textual, o segundo valoriza o conteúdo.

Cultismo

O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627).

Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.

Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem (hipérbole, sinestesia, antítese, paradoxo, metáfora, etc.).

Para compreender melhor essa tendência literária, veja abaixo um soneto do escritor barroco Gregório de Matos:

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

Conceptismo

O conceptismo significa “jogo de ideias”. Também é chamado de Quevedismo, pois foi inspirado na poesia do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645).

Nessa vertente literária, a retórica aprimorada bem como a imposição de conceitos é notória, a qual se produz através da apresentação de diversas ideias.

Sendo assim, o conceptismo é definido pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual.

O objetivo principal dos escritores conceptistas era o de convencer o leitor além de instruí-lo por meio de diversos argumentos.

Em relação ao cultismo, que prezava pela descrição e o exagero, o conceptismo preferia a concisão.

Além do raciocínio lógico, duas importantes características desse estilo eram:

·         Silogismo: baseado na dedução, o silogismo apresenta duas premissas que geram uma terceira proposição lógica.

·         Sofisma: baseado no argumento lógico, o sofisma gera uma ilusão de verdade. Isso porque está associado a algo enganoso que parece real, uma vez que utiliza argumentos verdadeiros.

Entenda mais sobre esse estilo literário com o exemplo abaixo em que Padre Antônio Vieira critica o estilo cultista:

“(...) Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado toda a arte e a toda a natureza? Boa razão é também essa. O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Por isso Cristo comparou o pregar ao semear. (...) Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se uma parte está branco, da outra há de estar negro (...). Basta que não havemos de ver um sermão de duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? (...) Como hão de ser as palavras? Como as estrelas. As estrelas são muito distintas e muito claras. Assim há de ser o estilo da pregação, muito distinto e muito claro.”

(“Sermão da Sexagésima” de Padre Antônio Vieira)

 

 As figuras de linguagem mais usadas no Barroco são o Paradoxo Antítese de modo que as figuras de linguagem são bastante presentes nesse estilo buscando basicamente a extravagância , a atenção .

  O barroco é uma corrente bastante influente até os dias de hoje, sendo bastante presente na arquitetura também de modo a influenciar grandemente outros estilos e assim sendo é bastante importante para a sociedade. Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.

Dependendo da sua função, elas são classificadas em:

·         Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

·         Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

·         Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.

·         Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

SEQUÊNCIA DE ORTOGRAFIA/ACENTUAÇÃO (Conteúdo da aula anterior)

Diletos alunos e alunas: Ao responderem as atividades propostas, para melhor aquisição do conhecimento e melhor aprendizagem, não LIMITEM-SE apenas em ler o conteúdo proposto, mas VALHAM-SE também da pesquisa, que certamente vai enriquecer muito mais a sua leitura, o que também facilitará as respostas das questões com mais precisão.

Boa leitura e sucesso!

https://youtu.be/aQLicttzwaE - Link para vídeo aula. 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Continuação a linguagem Barroca) e Ortografia/Acentuação  

1ª) Leia atentamente: “Aparece na contradição do homem barro, seu dualismo. Estamos falando da seguinte figura de linguagem barroca.  Assinale-a corretamente.
a) Metáfora

b) Paradoxo

c) Antítese

d) prosopopeia

e)  Hipérbole

2ª) São Principais informações da Linguagem Barroca, exceto:

a)      Emprego constante de figuras de linguagem.

b)      Uso de uma linguagem requintada.

c)      Exploração de temas religiosos.

d)      Provocadora e rebelde.

e)      Não utilizava o jogo de ideias e palavras.

3ª) Faça a leitura do trecho da música “Meu eu em você” da dupla sertaneja Victor e Léo e identifique uma figura de linguagem utilizada com frequência nos poemas barrocos. Após Justifique sua resposta com elementos da canção.

  “Sou teu ego, tua alma
Sou teu céu, o teu inferno, a tua calma
Eu sou teu tudo, sou teu nada
Minha pequena, és minha amada
Eu sou o teu mundo, sou teu poder
Sou tua vida, sou meu eu em você”

A figura de linguagem presente nesse trecho da música denominamos de:

a)      a) Paradoxo

b)    b) Metáfora

c)     c)  Eufemismo

d)     d)  Prosopopeia

e)      Antítese

4ª) Dadas as alternativas abaixo: 

I – No cultismo está presente o raciocínio e o pensamento lógico. 

II – A linguagem barroca retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição).

III – O cultismo e o conceptismo são dois estilos literários que não foram explorados no período do barroco.

IV - Jogo de Palavras, refere-se ao cultismo, no qual está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado.

Pode-se afirmar que todas são verdadeiras, exceto.

a)      Apenas a I

b)      II e IV

c)      Apenas a IV

d)      I, II e IV

e)      I e III

5ª) Assinale a alternativa em que há um erro de ortografia

a)      Sabem quais são as propriedades da água?

b) Ninguém mais acredita nas previsões meteorológicas.
c) Eu juro que sou inocente meretíssimo.
d) Todos os dias passo por aquele mendigo.
d) O nó está frouxo.

6ª) Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
(   ) chapéu, hífen, idéia

(   ) lápis, rainha, egoísta
(   ) tatuí, régua, taxista
(   ) maracujá, rapé, cipó
(  ) ruim, órgão, túnel

 

7ª) A _______________________ de uma guerra nuclear provoca uma grande ______________ na humanidade e a deixa ___________________ quanto ao futuro.” Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

a) espectativa – tensão – exitante

b) espectativa – tenção – hesitante

c) expectativa – tensão – hesitante

d) expectativa – tenção – hesitante

e) espectativa – tenção – esitante

 

 

 

“AQUELE QUE NÃO LUTA PELO FUTURO QUE QUER, DEVE ACEITAR O FUTURO QUE VIER.”