Marcadores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Quarta Aula de História - Terceira Unidade - 1ª Séries do Ensino Médio

4ª AULA- Tema: Pão e circo

 

   A política do pão e circo atualmente é uma metáfora para denunciar ou alertar atitudes de governantes que pretendem distrair a população com a distribuição de algum benefício.

  A política do pão e circo é uma expressão muito conhecida e remete ao império da Roma Antiga. Na época, o imperador utilizava distrações como comida e entretenimento para apaziguar a população. Assim, ela sugere um sentido historiográfico, ou seja, de descrever um momento histórico específico.

   Todavia, a expressão é bastante útil para discutir políticas implementadas ainda hoje. Portanto, muitos utilizam o termo como uma metáfora para falar sobre ou criticar o que os governos atuais fazem com o povo. Entenda mais sobre o assunto a seguir!


O que é a política do pão e circo?

   A política do pão e circo é qualquer método utilizado pelo governo que seja baseado em dar diversão e alimento ao povo. Sendo que seu principal objetivo é distrair as pessoas dos problemas sociais. Essa expressão vem do latim panem et circenses e remete ao tempo em que imperadores em Roma davam pão e trigo para os pobres nos espetáculos de luta de gladiadores.


A política do pão e circo em Roma

   Otávio Augusto foi o primeiro imperador romano em 27 a.C., ficando conhecido por apaziguar a sociedade em um momento de crise e mudanças. Uma das políticas públicas adotadas por ele foi a de distribuir pão para pobres que estavam na rua, além de lhes dar um trabalho em espetáculos.

   No entanto, após sua morte as crises retornaram e os governantes se inspiraram em sua política. Porém, de um modo diferente, isso porque passaram a ser oferecidos pão e trigo aos pobres dentro de espetáculos no coliseu.

   Nesses eventos, gladiadores – que geralmente eram presos de guerra – lutavam quase diariamente. E o objetivo dos governantes era de distrair a população dos problemas sociais, evitando que uma rebelião acontecesse.


A política do pão e circo no Brasil

   Quando um governo oferece algo que a população quer, com o objetivo de apaziguar as possíveis revoltas, chamamos o fenômeno de pão e circo. E atualmente, existem outros conceitos da ciência política que são parecidos com essa abordagem, como o clientelismo.

   O clientelismo é considerado um fenômeno atrasado, utilizado por representantes que usam alguns benefícios como instrumento de barganha para a população mais pobre. Em outros termos, é “comprar o voto” de um grupo dando-lhes algo que desejam. Nesse sentido, o povo é considerado novamente como uma massa de manobra da política do pão e circo.

  Todavia, pesquisas atuais discutem como essa prática revela que a população não é ingênua ou alienada. Isso porque as pessoas sabem quando são desprivilegiadas e que esse clientelismo pode ser a única forma de obter benefícios. Consequentemente, sua existência mostra que ainda lidamos com muita desigualdade social.

   Desse modo, a ideia é que quanto menor essa desigualdade, menores são as chances do clientelismo ou da política do pão e circo permanecerem ativos.

   De acordo com historiadores, o povo não era simplesmente uma massa alienada e enganada por essa política. Afinal, as pequenas migalhas não eram suficientes para alimentar uma família. Muito pelo contrário, a população em geral estava ocupada com seu trabalho e ofícios, sem tempo livre. A política do pão e circo, no entanto, preenchia essa lacuna que restava.

 

Exemplos para entender mais sobre o assunto. Confira abaixo uma lista de exemplos de política do pão e circo:

 

Futebol: o futebol foi por muito tempo considerado o espetáculo que distrai os brasileiros dos problemas sociais. A metáfora parece adequada porque, assim como nos coliseus, ele acontece dentro de um estádio, como um evento para um grande número de pessoas.

 

Compra de voto: no Brasil, as atividades de um candidato dar a alguém um benefício em troca da garantia de seu voto nas eleições são bem conhecidas. Já se sabe de casos, por exemplo, em que notas de dinheiro são grampeadas nos santinhos, com a identificação do candidato. Essas ações, no entanto, são consideradas crime eleitoral.

 

Loterias: também são um exemplo de pão e circo se considerarmos que elas alimentam a esperança da população mais pobre de enriquecer por meio da sorte. Os reais determinantes sociais da pobreza e a necessidade de políticas públicas efetivas seriam esquecidas nesse meio.

   Desse modo, a política do pão e circo é uma boa metáfora para pensar nas atitudes de nossos governantes. Portanto, quando investem seu dinheiro com o objetivo de distrair a população e se beneficiar disso, essa é uma expressão que cai muito bem.

 

REFERÊNCIAS

Pão e circo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/pao-e-circo .   Acesso em: 18/12/2020.

 

Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:

Política do Pão e Circo | Viagens de Clio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uImHVhejFcc  .  Acesso em: 11/12/2020.

 

ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

Entregar para o professor via  formulário google, ate o dia 30/12/2020.

 

A partir do texto acima, e do links para pesquisa indicados pelo professor, responda as questões abaixo.

 

Formulário google forms: 1ª Séries - ENSINO MÉDIO:

https://docs.google.com/forms/d/1oC3SXA0vhy7XXRtXXE6m9AmOFxyB9J3CLLhFa77GTxQ/edit    


1. Desde seu início, em 27 a.C., o Império Romano enfrentou graves problemas sociais. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. O Imperador ficou receoso de que pudesse acontecer alguma revolta nessa massa popular urbana empobrecida e adotou uma política pública que consistia em oferecer a eles gratuitamente alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Essa prática ficou conhecida por:

 

a) Política do Bem Estar Imperial.

b) Política da Doutrina Social do Império.

c) Política da Economia Romana Solidária.

d) Política do Pão e Circo.

e) Política da Nova Administração da Plebe.

 

2. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e Circo durante o Império Romano:

R

 

3. -Você acha que distribuir alimento e diversão gratuitamente para os pobres é a melhor solução para seus problemas?

Por quê?

R