O MUNDO GREGO
1ª AULA- Tema: Cidadania Democracia na Grécia Antiga
No estudo das sociedades clássicas costumamos destacar
especialmente o incisivo papel em que as práticas e instituições nascidas no
mundo grego influenciaram a formação do mundo contemporâneo. Entre as várias
instituições consolidadas no mundo grego, a noção de democracia é uma das que
mais despertam nosso interesse na busca por paralelos que aproximem o mundo
antigo do contemporâneo.
A história da democracia ateniense pode ser compreendida à
luz de uma série de transformações sofridas pela sociedade e economia
ateniense. Até os séculos VII e VI, o poder político ateniense era controlado
por uma elite aristocrática detentora das terras férteis de Atenas: os
eupátridas ou “bem nascidos”.
Nesse meio tempo, uma nascente poderosa classe de
comerciantes, os demiurgos, exigia participação nos processos decisórios da
vida política ateniense. Além disso, pequenos comerciantes e proprietários
acometidos pela escravidão por dívidas, exigiam a revisão do poder político
ateniense. Com isso, os eupátridas viram-se obrigados a reformular as
instituições políticas da cidade-Estado.
Um grupo de legisladores foi responsável por um gradual
processo de transformação política. Em 621 a.C., Drácon resolveu estabelecer um
conjunto de leis escritas que dariam lugar às leis orais anteriormente
conhecidas pelos eupátridas. Mesmo não enfraquecendo o poder da aristocracia
essa primeira medida possibilitou uma nova tradição jurídica que retirava o
total controle das leis invocadas pelos eupátridas.
A partir de 594 a.C., Sólon, o novo legislador, ampliou o
leque de reformas políticas em Atenas, eliminou a escravidão por dividas e
resolveu dividir a população ateniense por meio do poderio econômico de cada
indivíduo. Dessa forma, os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de
participação política. Além disso, novas instituições políticas foram adotadas.
A Bulé ou Conselho dos Quinhentos era um importante órgão
legislativo que dividia as funções antes controladas pelo Areópago ateniense
controlado pelos aristocratas. A Eclésia foi uma instituição mais ampla onde os
cidadãos poderiam aprovar ou rejeitar as leis elaboradas pela Eclésia. Por
último o Helieu seria composto por juízes incumbidos de julgar os cidadãos
atenienses de acordo com as leis escritas.
Em resposta, as elites agrárias atenienses rivalizaram com
esse primeiro conjunto de mudanças. A agitação política do período deu margem
para que ações golpistas abrissem espaço para a ascensão dos governos
tirânicos. Os principais tiranos foram Psístrato, Hiparco e Hípias. No fim do
século VI a.C. a retração dos direitos políticos mais amplos incentivou uma
mobilização popular que levou à ascensão política de Clístenes, em 510 a.C..
Em seu governo, os atenienses passavam a ser divididos em
dez tribos que escolhiam seus principais representantes políticos. Todo
ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele
participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central.
Dessa maneira, o grau de participação entre os menos e mais abastados sofreu um
perceptível processo equalização.
Outra ação importante, a medida de Clístenes foi a adoção do
ostracismo. Por meio desta, todo e qualquer indivíduo considerado uma ameaça ao
governo democrático seria banido por dez anos. Apesar de seu isolamento, o
punido ainda teria direito de posse sobre suas terras e bens. De forma geral,
esse foi um importante dispositivo que impedia o surgimento de novos tiranos em
Atenas.
Aparentemente, podemos concluir que Clístenes foi o
reformador capaz de estabilizar o regime democrático ateniense. Além disso,
ficamos com a ligeira impressão de que a igualdade entre os cidadãos de Atenas
fora realmente alcançada. Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não
englobava, de fato, a maioria da população.
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de
18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos
e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa
forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo
da população participava do mundo político ateniense.
REFERÊNCIAS
Democracia Ateniense. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/democracia-ateniense.htm . Acesso em: 03/12/2020.
Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
Democracia Ateniense. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=UotQnri0-Cg.
Acesso em: 03/12/2020.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Entregar para o professor via formulário google, ate o dia 16/12/2020.
A partir do texto acima, e do links para pesquisa indicados
pelo professor, responda as questões abaixo.
Formulário google forms: 1ª Séries - ENSINO MÉDIO
https://docs.google.com/forms/d/1e28j41k7twsrCKY1vl-MYgATczbf89tv8_ZgVNq5sDc/edit
01. “A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre
diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para a atividade servil, o
homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos, porém apto para a
vida do cidadão. Na cidade bem constituída, os cidadãos devem viver executando
trabalhos braçais (artesãos) ou fazendo negócios (comerciantes). Estes tipos de
vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais. Tampouco devem ser
agricultores os aspirantes à cidadania. Isso porque o ócio é indispensável ao
desenvolvimento das
qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(ARISTÓTELES (384–322 a.C.). “Política” [Adapt.])
Esta ideologia foi
produzida na (o):
a) Período Homérico e manifesta o pensamento burguês em
relação a todas as classes sociais.
b) Império Romano e
apresenta resquícios nas discriminações étnicas vigentes nos Estados Unidos da
América.
c) Antiga Grécia e
reflete o preconceito presente ao longo da história da sociedade brasileira.
d) Período Arcaico,
em Atenas, quando era necessário estabelecer legitimações para as expansões
colonialistas modernas.
2. Sobre a cidadania ateniense é correto afirmar que:
a) havia uma ampla participação popular - inclusive de
mulheres.
b) baseava-se num sistema de participação indireta, com
eleições para delegados distritais que representavam a população em assembleias
realizadas na Ágora.
c) era marcada pela restrição na participação, já que o
critério de exclusão era a alfabetização.
d) Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores
de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres,
escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação
política.
3. Em relação ao ostracismo, marque a resposta correta:
a) Por meio do ostracismo, todo e qualquer indivíduo
considerado uma ameaça ao governo democrático seria banido por dez anos.
b) Era um prêmio para a pessoa que ameaçasse a democracia.
c) Na Grécia Antiga se tratava de um título de nobreza.
d) Era uma prova para se tornar cidadão.