3ª AULA- Tema: Democracia grega x Democracia contemporânea
Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo,
percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas
experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime
democrático.
A luta pelo fim dos
privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais
amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Contudo, não podemos
afirmar que a ideia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo
contemporâneo.
Atualmente, quando definimos basicamente a democracia,
entendemos que este seria o “governo” (cracia) “do povo” (demo). Ao falarmos
que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem
o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas
democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao
minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos
cidadãos.
Tomando o Brasil como exemplo, percebemos que a nossa
democracia permite que uma parte dos menores de 18 anos vote e que as pessoas
com mais de 70 anos continuem a exercer seu direito de cidadania. Além disso, a
nossa constituição não prevê nenhum empecilho de ordem religiosa, econômica,
política ou étnica para aqueles que desejem escolher seus representantes
políticos. Até os analfabetos, que décadas atrás eram equivocadamente vistos
como “inaptos”, hoje podem se dirigir às urnas.
Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente
da que hoje experimentamos e acreditamos ser “universal”. A condição de
cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da
população. Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos
não poderiam participar das questões políticas de seu tempo. Tal opção não envolvia
algum tipo de interesse político, mas assinalava um comportamento da própria
cultura ateniense.
Na concepção desta antiga sociedade, aqueles que não
compartilhavam dos mesmos costumes de Atenas não poderiam ter a compreensão
necessária para escolher o melhor para a pólis. Além disso, observando o modo
como os atenienses viam a mulher, sabemos que tal exclusão feminina se
assentava na “inferioridade natural” reservada ao sexo feminino. Por fim, os
escravos também eram politicamente marginalizados ao não terem o preparo
intelectual necessário para o exercício da política.
Dessa forma, não podemos dizer que a democracia ateniense
era cingida por uma estranha contradição. Ao contrário, percebemos que as
instituições políticas dessa cultura refletiam claramente valores diversos que
eram anteriores ao nascimento da democracia grega. Também devemos levar em
conta que o nosso ideal democrático é influenciado pelas discussões políticas
dos intelectuais que defenderam os ideais do movimento iluminista, no século XVIII.
A distância entre a democracia grega e a atual somente corrobora com algo que se mostra bastante recorrente na história. Com o passar do tempo, os homens elaboram novas possibilidades e, muitas vezes, lançando o seu olhar para o passado, fazem com que a vida de seus próximos seja transformada pelo intempestivo movimento de ideias que torna nossa espécie marcada pelo signo da diversidade.
REFERÊNCIAS
Democracia grega x Democracia contemporânea. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/democracia-grega-x-democracia-contemporanea.htm. Acesso em: 11/12/2020.
Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
[ENEM] Democracia direta, indireta e representativa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=224w44q9ogw . Acesso em: 11/12/2020.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Entregar para o professor via formulário google, ate o dia 24/12/2020.
A partir do texto acima, e do links para pesquisa indicados pelo professor, responda as questões abaixo.
Formulário google forms: 1ª Séries - ENSINO MÉDIO:
https://docs.google.com/forms/d/1KO53Mr9V1_pNAvvaWCL6R5XopVCysFN21eK6JitpCYo/edit
Formulário google forms: 3ª Séries - ENSINO MÉDIO:
https://docs.google.com/forms/d/12mqvxk3bmTUjSeTlYpOsZ2tN4roFZrNvOLqUPE6IC1c/edit
1. Sobre a Democracia ateniense da Grécia Antiga é possível
afirmar:
a) era uma democracia direta;
b)Era uma democracia representativa;
c) Era uma indireta;
d) Era uma democracia teológica.
2. Nesse tipo de democracia o povo participa diretamente,
propondo, aprovando ou autorizando a elaboração de uma lei ou a tomada de uma
decisão relevante pelo Estado. A atuação do povo não é exclusiva, pois age em
conjunto com os representantes eleitos, que vão discutir, elaborar ou aprovar a
lei. O texto faz referências a:
a) Democracia Direta.
b) Democracia Representativa.
c) Democracia Semidireta.
d) Democracia Moderna.
3. "A Democracia é dar aos piolhos o poder de comer o
leão" (Barão de Itararé). Sobre a citação lida podemos concluir que a
democracia:
a) Restringe a participação popular e privilegia apenas uma
minoria, relegando à periferia a grande maioria dos cidadãos.
b) Pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a
garantia dos direitos das minorias
sociais.
c) Não existe de fato, apenas de direito.
d) É uma regra do jogo político, que deve ser restrita
apenas ao ato de votar.
e) De uma certa forma, diminui o poder e a legitimação do
Estado em relação aos cidadãos.
4. A democracia ateniense antiga (dos séculos V e IV a. C.)
possui algumas características que a torna diferente das democracias modernas,
ainda que estas se inspirem nela para se constituírem. São características da
democracia ateniense, referentes ao período acima
relacionado, as seguintes assertivas:
I. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos.
Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.
II. É uma democracia representativa, como as modernas. Um
cidadão? Mais sábio? É escolhido
para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um
sobre os outros.
III. É uma democracia direta ou participativa, e não uma
democracia representativa, como as
modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam
diretamente das discussões e da
tomada de decisões, pelo voto.
IV. A democracia ateniense não exclui da política a ideia de
competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios e competentes
que outros (os cidadãos comuns), aqueles devendo exercer o poder sobres estes.
Assinale a alternativa correta.
a) As assertivas III e IV são corretas.
b) As assertivas I e III são corretas.
c) As assertivas I, II e IV são corretas.
d) Apenas a assertiva I está correta.
e) As assertivas II, III e IV estão corretas.
5.Compare a democracia ateniense com a democracia atual.
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