Marcadores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

1º anos B, C e D - Aula e Atividade 2 - Física - 4ª unidade

 

Colégio Estadual “Fausto Cardoso”

Disciplina: Física                       4ª unidade

Profª Elen Carla

Aula 2 – 20/01/2021

Vídeo




As Leis de Kepler

As Leis de Kepler são três leis, propostas no século na sua obra mais importante, o livro Das revoluções dos mundos celestes, escrito originalmente em latim (De Revolutionibus Orbium Coelestium), conforme a tradição da época constitui um dos mais importantes marcos da evolução dos conceitos referentes à situação Da Terra diante do panorama universal. Copérnico recebeu o primeiro exemplar de seu livro no dia de sua morte (25 de maio de 1543), em Frauenburg, na Polônia. Nessa obra, ele propunha a Teoria Heliocêntrica, além de explicar os fundamentos do movimento de rotação da Terra, responsável pela sucessão dos dias e das noites. Por contestar o dogma de que o ser humano, obra-prima da criação divina, deveria ocupar juntamente com a Terra o centro do Universo, esse livro foi imediatamente incluído no index relação das leituras proibidas da igreja. Já Johannes Kepler, que foi um astrônomo e matemático oriundo da Alemanha (1571-1630), descreve em seu livro obra Astronomia Nova (1609), os movimentos dos planetas, seguindo modelos heliocêntricos, ou seja, no qual o Sol se encontraria ao centro do sistema solar.

Primeira Lei de Kepler

A 1ª Lei descreve as órbitas dos planetas. Com isso, Kepler propôs que os planetas giram em torno do Sol, posicionados em uma órbita de forma elíptica, tendo o Sol em um de seus focos. Nesta Lei, Kepler corrige o modelo proposto por Copérnico que descrevia como circular o movimento orbital dos planetas.

 

 

Segunda Lei de Kepler

A 2ª lei de Kepler assegura que o segmento (raio vetor) que une o sol a um planeta abrange áreas iguais no mesmo período de tempo. Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente. Sendo maior no momento em que o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta está próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol)

Ler o livro didático nas páginas 164 e 165 que tá mais completo.

 

Atividade no Google forms

 

https://forms.gle/CgRg1Wnfj9fGkJWs8