1ª AULA DA 4ª UNDADE DE ARTES
SEGUE A VIDEO AULA:
ARTE
MODERNA
A Arte Moderna é o conjunto de
expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou
até meados do século XX. Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura,
a literatura e a pintura.
No Brasil, essa corrente
artística se consolidou com a Semana da Arte a Arte Moderna que ocorreu em 1922
no Teatro Municipal da cidade de São Paulo.
Considera-se que a Arte
moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a
outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA
ARTE MODERNA
A Arte Moderna tem como
principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se
dá principalmente por conta de seu momento histórico. Aconteceu em um período
de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema),
além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a
Segunda Guerra Mundial.
Assim, a arte também se
transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador, expressando de
alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade. Essa expressão
artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os
formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
Suas principais características são:
ü Rejeição
ao academicismo;
ü Informalidade;
ü Liberdade
de expressão;
ü Pontuação
relativa;
ü Aproximação
da linguagem popular e coloquial;
ü Figuras
deformadas e cenas sem lógica;
ü Abandono
da representação das formas de maneira realista;
ü Arbitrariedade
no uso das cores;
ü Urbanismo;
ü Humor,
irreverência;
ü Estranhamento.
PRINCIPAIS ARTISTAS DO MODERNISMO
Esse foi um período de grande
efervescência cultural em que muitos artistas puderam se expressar de maneira
totalmente inovadora.
Veja alguns grandes nomes das
artes plásticas do período modernista na Europa.
ü
Wassily
Kandinsky (1866-1944) Henri Matisse (1869-1954)
ü
Piet
Mondrian (1872-1974)
Pablo Picasso (1881-1973)
ü Ernst
Kirchner (1880-1938)
George Braque (1882-1963)
ü Fernand
Léger (1881-1955)
Edvard Munch (1863-1944)
ü
Henri
Matisse (1869-1954)
Salvador Dali (1904-1989)
ü
Piet
Mondrian (1872-1974)
Joan Miró (1893-1983)
ü Ernst
Kirchner (1880-1938)
Marc Chagall (1887-1985)
ü Fernand
Léger (1881-1955)
Umberto Boccioni (1882-1916)
ü Giorgio
de Chirico (1888-1978)
ARTISTAS MODERNISTAS
BRASILEIROS
Contagiados pelas vanguardas
europeias, os artistas no Brasil desenvolveram a sua arte de forma mais ousada.
No entanto, foram alvo de
críticas dado o choque causado no público. Muitas pessoas se sentiram ofendidas
com as novas propostas.
OS PRINCIPAIS EXPOENTES DA ARTE
MODERNA NO PAÍS FORAM:
ü Na
Literatura: Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954),
Menotti Del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1975), Sérgio Milliet
(1898-1966).
ü Na
Pintura e no Desenho: Anita Malfatti (1889-1964), John Graz (1891-1980),
Oswaldo Goeldi (1895-1961), Yan de Almeida Prado (1898-1991), Tarsila do Amaral
(1886-1973)
ü Na
Escultura: Hildegardo Leão Veloso (1899-1966), Victor Brecheret (1894-1955) e
Wilhelm Haarberg (1891-1986).
ü Na
Arquitetura: Georg Przyrembel (1885-1956).
1ª ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA 4ª UNIDADE
1)Leia o trecho do discurso de
Graça Aranha na abertura da Semana de Arte Moderna de 1922.
“Para muitos de vós, a curiosa e sugestiva
exposição que gloriosamente inauguramos hoje é um aglomerado de ̳horrores”.
Aquele Gênio supliciado, aquele homem amarelo, aquele carnaval alucinante,
aquela paisagem invertida, se não são jogos de fantasia de artistas
zombeteiros, são seguramente desvairadas interpretações da natureza e da vida.
Não está terminado o vosso espanto. Outros ̳horrores vos esperam. Daqui a pouco,
juntando-se a esta coleção de disparates, uma poesia liberta, uma música
extravagante, mas transcendente, virão revoltar aqueles que reagem movidos
pelas forças do passado. Para estes retardatários a Arte ainda é o Belo. Nenhum
preconceito é mais perturbador à concepção da Arte do que o da beleza.”
Com base nesse discurso, é
correto afirmar que:
a) A Arte Moderna é uma
homenagem ao feio e ao disforme.
b) O discurso de Graça Aranha
foi uma crítica irônica à Semana de 22.
c) Na concepção moderna de
arte o artista não deve saber desenhar.
d) A Arte Moderna é uma
atitude de oposição ao passado.
2)O Modernismo de 1922
quisera-se atual (aberto ao mundo) e nacional (ficando no solo pátrio), porém,
na prática, levou algum tempo até concretizar-se plenamente esse sonho
bicéfalo. O fruto maduro da semente então plantada foi a Antropofagia
Oswaldiana, para a formulação da qual a pintura de Tarsila, sua companheira,
contribui em primeiríssima linha, sobretudo a partir de 1924. Para Oswald, o
Brasil, rico de sua própria seiva (...), necessitava assumir a urgência de uma
estratégia regeneradora.
(PONTUAL, Roberto.
In.:Modernidade: arte brasileira do século XX. São Paulo:MEC/MAM, 1988. p. 26.)
O texto acima aponta uma
estratégia regeneradora para o movimento modernista. Assinale a alternativa que
indica essa estratégia regeneradora.
( )
Absorver as novidades da vanguarda europeia, porém expressando a realidade brasileira.
( ) Romper com os padrões de pensamento dos
modernistas europeus.
( ) Valorizar o pensamento tradicional.
( ) Apropriar-se da estética naturalista e da
concepção positivista da cultura.
3) (UFRGS) - O Modernismo
brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte
Moderna, propôs:
a) o apego às normas clássicas oriundas do Neoclassicismo mineiro.
b) a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Dadaísmo.
c) uma literatura que investisse na idealização da figura indígena como ancestral
do brasileiro.
d) a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica.
e) a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares
brasileiros.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-moderna/
BOM
DESEMPENHO!