Marcadores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

1ª AULA DE ARTES DA 4ª UNIDADE PARA AS TURMAS 3ª A,B,C,D

 1ª AULA DA 4ª UNDADE DE ARTES

SEGUE A VIDEO AULA:


                                      ARTE MODERNA

A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.

No Brasil, essa corrente artística se consolidou com a Semana da Arte a Arte Moderna que ocorreu em 1922 no Teatro Municipal da cidade de São Paulo.

Considera-se que a Arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.

                   

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARTE MODERNA

 

A Arte Moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. Aconteceu em um período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial.

Assim, a arte também se transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador, expressando de alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade. Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário. Suas principais características são:

ü  Rejeição ao academicismo;

ü  Informalidade;

ü  Liberdade de expressão;

ü  Pontuação relativa;

ü  Aproximação da linguagem popular e coloquial;

ü  Figuras deformadas e cenas sem lógica;

ü  Abandono da representação das formas de maneira realista;

ü  Arbitrariedade no uso das cores;

ü  Urbanismo;

ü  Humor, irreverência;

ü  Estranhamento.

 

PRINCIPAIS ARTISTAS DO MODERNISMO

Esse foi um período de grande efervescência cultural em que muitos artistas puderam se expressar de maneira totalmente inovadora.

Veja alguns grandes nomes das artes plásticas do período modernista na Europa.

 

ü  Wassily Kandinsky (1866-1944)              Henri Matisse (1869-1954)

ü  Piet Mondrian (1872-1974)                       Pablo Picasso (1881-1973)

ü  Ernst Kirchner (1880-1938)                     George Braque (1882-1963)

ü  Fernand Léger (1881-1955)                     Edvard Munch (1863-1944)

ü  Henri Matisse (1869-1954)                          Salvador Dali (1904-1989)        

ü  Piet Mondrian (1872-1974)                          Joan Miró (1893-1983)                                              

ü  Ernst Kirchner (1880-1938)                         Marc Chagall (1887-1985)

ü  Fernand Léger (1881-1955)                         Umberto Boccioni (1882-1916)

ü  Giorgio de Chirico (1888-1978)

 

ARTISTAS MODERNISTAS BRASILEIROS

 

Contagiados pelas vanguardas europeias, os artistas no Brasil desenvolveram a sua arte de forma mais ousada.

No entanto, foram alvo de críticas dado o choque causado no público. Muitas pessoas se sentiram ofendidas com as novas propostas.

 

OS PRINCIPAIS EXPOENTES DA ARTE MODERNA NO PAÍS FORAM:

 

ü  Na Literatura: Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1975), Sérgio Milliet (1898-1966).

ü  Na Pintura e no Desenho: Anita Malfatti (1889-1964), John Graz (1891-1980), Oswaldo Goeldi (1895-1961), Yan de Almeida Prado (1898-1991), Tarsila do Amaral (1886-1973)

ü  Na Escultura: Hildegardo Leão Veloso (1899-1966), Victor Brecheret (1894-1955) e Wilhelm Haarberg (1891-1986).

ü  Na Arquitetura: Georg Przyrembel (1885-1956).

 

 

1ª ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA 4ª UNIDADE 

 

1)Leia o trecho do discurso de Graça Aranha na abertura da Semana de Arte Moderna de 1922.

   “Para muitos de vós, a curiosa e sugestiva exposição que gloriosamente inauguramos hoje é um aglomerado de ̳horrores”. Aquele Gênio supliciado, aquele homem amarelo, aquele carnaval alucinante, aquela paisagem invertida, se não são jogos de fantasia de artistas zombeteiros, são seguramente desvairadas interpretações da natureza e da vida. Não está terminado o vosso espanto. Outros ̳horrores vos esperam. Daqui a pouco, juntando-se a esta coleção de disparates, uma poesia liberta, uma música extravagante, mas transcendente, virão revoltar aqueles que reagem movidos pelas forças do passado. Para estes retardatários a Arte ainda é o Belo. Nenhum preconceito é mais perturbador à concepção da Arte do que o da beleza.”

Com base nesse discurso, é correto afirmar que:

 

a) A Arte Moderna é uma homenagem ao feio e ao disforme.

b) O discurso de Graça Aranha foi uma crítica irônica à Semana de 22.

c) Na concepção moderna de arte o artista não deve saber desenhar.

d) A Arte Moderna é uma atitude de oposição ao passado.

 

2)O Modernismo de 1922 quisera-se atual (aberto ao mundo) e nacional (ficando no solo pátrio), porém, na prática, levou algum tempo até concretizar-se plenamente esse sonho bicéfalo. O fruto maduro da semente então plantada foi a Antropofagia Oswaldiana, para a formulação da qual a pintura de Tarsila, sua companheira, contribui em primeiríssima linha, sobretudo a partir de 1924. Para Oswald, o Brasil, rico de sua própria seiva (...), necessitava assumir a urgência de uma estratégia regeneradora.

(PONTUAL, Roberto. In.:Modernidade: arte brasileira do século XX. São Paulo:MEC/MAM, 1988. p. 26.)

O texto acima aponta uma estratégia regeneradora para o movimento modernista. Assinale a alternativa que indica essa estratégia regeneradora.

 

(     ) Absorver as novidades da vanguarda europeia, porém  expressando a realidade brasileira.

(     ) Romper com os padrões de pensamento dos modernistas europeus.

(     ) Valorizar o pensamento  tradicional.

(   ) Apropriar-se da estética naturalista e da concepção positivista da cultura.

 

3) (UFRGS) - O Modernismo brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte Moderna, propôs:

a) o apego às normas clássicas oriundas do Neoclassicismo mineiro.
b) a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Dadaísmo.
c) uma literatura que investisse na idealização da figura indígena como ancestral do brasileiro.
d) a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica.
e) a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros.

                            

 

Fonte:  https://www.todamateria.com.br/arte-moderna/

 

                                      BOM DESEMPENHO!