Marcadores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

1ª AULA DE SOCIOLOGIA DA 4ª UNIDADE TODAS AS TURMAS

 TEMA: Desigualdades Sociais.


Bom dia, estudantes!

Iniciamos agora a IV Unidade com o tema das “Desigualdades Sociais”, um dos mais importantes para análise da Sociologia, mas também que tem despertado a atenção de outros cientista sociais e pesquisadores das ciências sociais e humanas.  Os assuntos abordados nos textos e vídeos indicados são extremamente necessários para compreendermos a complexidade e grandeza do problema das desigualdades, que continua persistindo e vitimando milhares de seres humanos na sociedade contemporânea.

Leiam atentamente o texto, assistam ao vídeo e em seguida respondam as questões colocadas para a avaliação. Tenham todos uma ótima unidade e em mente a vontade, a curiosidade para aprender o que de fato precisamos compreender cientificamente.



ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃOD E APRENDIZAGEM 

1. Em sua opinião, como podemos resolver o problema das desigualdades sociais no Brasil.


2. (Enem. 2011) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

(A) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.

(B) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.

(C) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.

(D) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.

(E) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.


3. (Enem/2004). O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. 

Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.

De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características

A) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.

B) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.

C) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.

D) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.

E) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.