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quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

2º Anos C e D - Aula e Atividades

 

                               Vídeo Aula sobre o Segundo Reinado


                                               Segundo Reinado      

1.Golpe da Maioridade - Foi a antecipação da maioridade de D. Pedro II com o apoio do Partido Liberal. Tinha os objetivos de conter agitações sociais e políticas e evitar fragmentação territorial (com as Revoltas Regenciais). Em 23 Julho de 1841, Pedro de Alcântara foi coroado como D. Pedro II e assume o poder com apenas 15 anos de idade.

2. Partidos que dominaram o cenário do Segundo Reinado: o Partido Liberal e o Partido Conservador.

·        Representavam os interesses da elite agrária;

·        Sem diferenças ideológicas;

·        Objetivo comum: poder/prestígio.

3. Parlamentarismo no Brasil, 1847 - Forma de governo em que o Imperador (Poder Moderador) nomeava o Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro-Ministro). No Brasil ficou conhecido como parlamentarismo às avessas, uma vez que o presidente do Conselho não era escolhido por votação, como na Inglaterra, e sim pelo próprio imperador.

4. Economia:

·        O Café - Esse foi o período de auge da exportação de café para a Europa. A princípio, o café era produzido principalmente na região do Vale do Paraíba (parte das províncias de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro). O Oeste Paulista foi outra região forte na plantação de café, por conta de suas terras roxas propícias para esse tipo de uso.

·        A Tarifa Alves Branco, 1844 - aumento dos impostos sobre os produtos estrangeiros importados.

·        A Lei de Eusébio de Queiroz de 04 de setembro 1850: Extinguiu o tráfico negreiro e o dinheiro que era investido no tráfico passou a ser investido da industrialização de São Paulo e Rio de Janeiro. A solução foi o tráfico interprovincial de escravos.

·        A Lei de Terras de 18 de setembro 1850 – de acordo com essa lei, a terra só poderia ser adquirida por meio da compra, não sendo permitidas novas concessões de sesmaria. O objetivo era dificultar a aquisição da terra por imigrantes pobres e escravos libertos. Essa lei teve como consequência a reafirmação da estrutura fundiária concentradora (terras sob controle dos latifundiários)

      5. A sociedade

·        O Movimento Abolicionista - O abolicionismo do governo abalou suas relações políticas com os latifundiários escravistas que, sentindo-se abandonados pela Monarquia, acabaram por abandoná-la também, depois de terem sido seu principal sustentáculo desde o início do Império.

·        O Movimento Republicano - Embora o ideal republicano já aparecesse em reivindicações de revoltosos desde a Inconfidência Mineira, foi só a partir de 1870 que o republicanismo estruturou-se de maneira concreta. Em 1873, apoiado por importantes cafeicultores de São Paulo, foi fundado o Partido Republicano Paulista. Este logo passou a contar com seguidores no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

·        Os imigrantes - A partir da metade do século XIX a mão-de-obra escrava foi sendo gradativamente substituída pela mão-de-obra livre assalariada dos imigrantes, que eram mais bem vistos socialmente por serem brancos.

  6. As leis abolicionistas:

·        A Lei Eusébio de Queiroz – 1850 - proibição do tráfico negreiro;

·        A Lei do Ventre Livre – 1871 - determinou que os filhos nascidos de mulheres escravizadas, nasciam livres. Porém, o senhor permanecia responsável por essa criança até que ela atingisse 21 anos, fazendo com que permanecessem trabalhando em regime de escravidão, apesar da lei;

·        A Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários: 1885 - determinou a libertação dos escravizados que tivessem 60 anos ou mais.

·        A Lei Áurea – 1888 - libertação dos escravos sem indenização para os ex proprietários. Marginalização socioeconômica do negro liberto.

 7. Fatores que levaram ao fim do segundo reinado:

·        Questão Oligárquica - A elite tradicional era contra o movimento abolicionista e ficou insatisfeita com a Lei Áurea. Já a elite moderna, que era burguesa, possuía pouca participação política e estava insatisfeita com a ausência de infraestrutura, retirando então o apoio a monarquia.  O abolicionismo do governo abalou suas relações políticas com os latifundiários escravistas que, sentindo-se abandonados pela Monarquia, acabaram por abandoná-la também, depois de terem sido seu principal sustentáculo desde o início do Império.

·        A Questão Religiosa - Com a proibição de D. Pedro II da aplicação da Bula Syllabus no Brasil e a prisão de dois bispos por desrespeito à ordem do imperador, passa a haver uma insatisfação da Igreja, que passa a defender o Estado Laico, se opondo à monarquia.

·        A Questão Militar – Mesmo vitorioso na Guerra do Paraguai, o exército não participava da vida política, o Estado não pagou indenizações à família dos mortos na guerra, além de não abolir os escravos que participaram da guerra, como prometido.

8. Golpe do 15 de novembro de 1889

·        Exército (positivistas) + PRP (cafeicultores do Oeste Paulista);

·     Articulação: Benjamin Constant;

·        Líder: Marechal Deodoro da Fonseca;

·        Sem participação popular;

·   Manutenção da estrutura socioeconômica.

Material produzido pela professora Rita Cruz a partir de pesquisas nos seguintes sites:

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado

https://www.stoodi.com.br/blog/historia/segundo-reinado-tudo-o-que-voce-precisa-saber/      

https://querobolsa.com.br/enem/historia-brasil/segundo-reinado-do-brasil  

Responder e entregar preferencialmente pelo Google Forms, clicando no link abaixo ou copiando perguntas e respostas a caneta no caderno e enviar a foto das atividades via Whatsapp da professora. 

https://forms.gle/u2GznWXQPGs7bxJF6  

ATIVIDADES DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  

1. Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade. OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de

a) reforma agrária.

b) expansão mercantil.

c) concentração fundiária.

d) desruralização da elite.

e) mecanização da produção.

2. O movimento abolicionista, que levou à libertação dos escravos pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888, foi a primeira campanha de dimensões nacionais com participação popular. Nunca antes tantos brasileiros se haviam mobilizado de forma tão intensa por uma causa comum, nem mesmo durante a Guerra do Paraguai. Envolvendo todas as regiões e classes sociais, carregou multidões a comícios e manifestações públicas e mudou de forma dramática as relações políticas e sociais que até então vigoravam no país. GOMES, L.1889. São Paulo: Globo, 2013 (adaptado). O movimento social citado teve como seu principal veículo de propagação o(a)

a) imprensa escrita.

b)oficialato militar.

c)corte palaciana.

d)clero católico.

e)câmara de representantes.

3. "A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando o regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade"  Assim se referiu a manchete do jornal carioca Gazeta da Tarde, anunciando a Proclamação da República no Brasil. Pode-se dizer que tal ato

a) reforçou as posições conservadoras dos positivistas brasileiros, o que facilitou a ascensão do exército, como liderança do movimento, e auxiliou na decretação de um Estado em bases religiosas e federalistas.

b)resultou da conjugação de variados fatores, destacando as insatisfações de grupos militares, camadas médias urbanas e setores latifundiários com os rumos políticos e sociais do Império no Brasil.

c)colocou fim à longa crise do Segundo Reinado, contribuindo para a emergência do populismo enquanto prática política manipuladora, voltada para a satisfação dos anseios de camadas trabalhadoras urbanas.

d)rompeu com a legalidade da sucessão ao trono, uma vez que impediu a ascensão da princesa Isabel, como governante, causando, por sua vez, revoltas populares por todo o país.

e)corroborou a busca pela modernização política do Brasil e mostrou-se decisivo para a elaboração de políticas governamentais de inserção dos ex-escravos no mercado de trabalho livre.

4. Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta. 


a)O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.

b)O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro

c)Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertação dos cativos mais velhos.

d)Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil

e)Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis antiescravidão no Brasil.

5. Na imagem, o autor procura representar as diferentes gerações de uma família associada a uma noção consagrada pelas elites intelectuais da época, que era a de


a)defesa da democracia racial.

b)idealização do universo rural.

c)crise dos valores republicanos.

d)constatação do atraso sertanejo.

e)embranquecimento da população.