Marcadores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

3º Ano C e D | Economia da América | Atividade 02

 




ECONOMIA da AMÉRICA

A América é um continente muito rico, embora grande parte de seus recursos ainda permaneçam inexplorados.


No entanto, esta riqueza encontra-se repartida de maneira desigual, tanto no interior de cada país, quanto no conjunto do continente.


Os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, apresentam uma economia avançada e muito industrializada, enquanto grande parte da América Latina permanece em situação de subdesenvolvimento e dependência comercial e financeira.


Os Estados Unidos, com enormes recursos minerais e energéticos, agricultura especializada, apurada tecnologia e avançada indústria, controlam os mercados mundiais de importantes produtos agrícolas, minerais e industrializados. Da mesma forma, o "colosso do norte" exerce tutela econômica sobre muitos países latino-americanos cujo comércio exterior baseia-se na troca de matérias-primas (agrícolas e minerais) por produtos industrializados.


A atividade agropecuária apresenta níveis de desenvolvimento semelhantes no Canadá e nos Estados Unidos, embora a produção seja muito maior neste último país, devido tanto ao clima temperado que domina a maior parte de seu território quanto à qualidade dos solos, ricos em matéria orgânica, e ao caráter industrial das plantações, extensas e muito mecanizadas.


Destacam-se, sobretudo, as grandes plantações de trigo (que proporcionam colheitas de primavera e de inverno), milho, algodão e, em menor escala, aveia, cevada, arroz, leguminosas, linho, soja, tabaco, hortaliças, frutas etc.


Os rebanhos de ovinos e suínos alcançam grande rendimento nas fazendas americanas e canadenses, embora os maiores índices de produtividade pertençam ao gado bovino, criado de forma industrial no sudeste do Canadá e nas regiões centro, noroeste e sudeste dos Estados Unidos. A silvicultura e a pesca também constituem importantes fontes de matérias-primas para a indústria e para as exportações de ambos os países.


Já na América Latina, as profundas distorções existentes na estrutura da propriedade agrária e as técnicas agrícolas antiquadas constituem sério entrave ao desenvolvimento e à diversificação da atividade agropecuária, o que obriga quase todos os países a importar grande quantidade de produtos alimentícios.


O México, que exporta algodão e sisal, produz grandes safras de trigo, milho e outros cereais. Na América Central e nas ilhas do Caribe há grandes plantações de café, banana, cana-de-açúcar, cacau, tabaco, linho, soja, algodão e milho.


As lavouras de produtos tropicais e de cereais também se estendem por vastas regiões do Brasil, Colômbia e Venezuela, enquanto a pecuária, principalmente bovina, ovina e eqüina, atingiu grande desenvolvimento nos campos do Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile e Uruguai. As colheitas de cereais do sul do Brasil e da Argentina encontram-se entre as mais importantes do mundo.


Atividade

01)O México possui importantes reservas de petróleo e gás natural, concentradas:

a) na península da Califórnia

b) na Serra Madre Ocidental

c) nas planícies litorâneas do Oceano Pacífico

d) no planalto Mexicano

e) nas planícies litorâneas do Golfo do México


02)

I. O índice de desenvolvimento humano (IDH) da América Anglo-Saxônica está entre os mais altos do mundo.

II. Dentre os dois países da América Anglo-Saxônica, os Estados Unidos é o que possui o maior PIB (produto interno bruto).

III. O principal acordo econômico entre os países Anglo-saxões é o SADC.


Sobre as características da América Anglo-Saxônica, estão corretas as alternativas:

a) I

b) I e II

c) II e III

d) I e III

e) I, II e III


03) Os países mais industrializados da América Latina são:

a)Brasil, México e Paraguai

b)Brasil, Argentina e Paraguai

c)Brasil, Argentina e México

d)Argentina, Brasil e Uruguai