São Tomás de Aquino e as Provas da Existência de Deus!
A Filosofia Escolástica
A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII. Podemos dividir a Filosofia Medieval em duas vertentes: a Patrística e a Escolástica.
Enquanto a Patrística encontra-se no período de transição da Antiguidade para o Medievo, com uma profunda valorização de Platão. A Escolástica é caracterizada por uma maior valorização da filosofia aristotélica e do conhecimento científico defendido por Aristóteles na Antiguidade. Os responsáveis por esse resgate são os monges Alberto Magno e Tomás de Aquino.
Características
A Filosofia Escolástica foi um período de intensa produção filosófica e de valorização do conhecimento científico e da junção entre fé e razão. Tomás de Aquino, o principal filósofo escolástico, ficou conhecido por lutar contra as heresias (o pecado e a contrariedade aos dogmas da Igreja Católica) por meio do conhecimento intelectual e das ciências.
O período escolástico sofreu grande influência dos árabes, que migraram para o território da península hispânica por volta do século VII, a partir da expansão árabe, tendo ocupado também parte da península ibérica. Os árabes levaram consigo as traduções das obras aristotélicas. Averróis, um importante filósofo árabe do século XII, teceu comentários acerca da obra aristotélica que, sem dúvida, influenciaram os filósofos cristãos do período tomista. Tomás de Aquino
O monge dominicano Tomás de Aquino, canonizado pela Igreja Católica, foi o mais importante representante da filosofia Escolástica. Grande comentador de Aristóteles, o pensador utilizou a filosofia aristotélica para fundar um novo pensamento durante a Escolástica. Aquino, conhecedor do trívio e do quadrívio, foi além estudando as ciências da natureza por influência de seu professor, Alberto Magno.
Participante ativo das questões disputadas durante sua época de estudante e professor escolástico, o filósofo recorreu a Aristóteles e atualizou o pensamento deste nos debates escolásticos, em suas obras e em suas aulas. Um dos elementos da filosofia aristotélica que influenciaram Aquino foi a distinção entre essência e existência. Aquino também foi responsável por operar uma conexão direta entre a obra aristotélica e a explicação Escolástica sobre a existência de Deus.
A matriz aristotélica até Deus
A filosofia aristotélica, apesar de ser baseada em um pensador pagão, pois Aristóteles teria vivido antes de Cristo, seria, segundo Tomás de Aquino, uma via racional que levaria a Deus. Aristóteles afirmou que o princípio de todo o Universo estaria em um elemento chamado primeiro motor imóvel, algo que Tomás de Aquino aponta como sendo o princípio primeiro de tudo em suas Cinco vias que provam a existência de Deus.
Assim como Aristóteles, Aquino pensa com base na ideia de causalidade (princípio de causa e efeito) para apresentar vias racionais que levarão, necessariamente, à prova de que Deus existe. São as cinco vias tomistas:
1. O Primeiro motor.
Tomás de Aquino constata que em todo o Universo há movimento. Aristóteles propõe que, para cada movimento, existe um motor. Se fôssemos procurar cada motor responsável por cada movimento do Universo, sem pensar na existência de um motor que gerou o primeiro movimento, faremos uma regressão infinita que não dará resultado satisfatório. Portanto, é necessário pensar que há uma causa primeira (motor imóvel), responsável pelo primeiro movimento. Esse motor é Deus.
2. A primeira causa eficiente
Pensando na relação de causa e efeito e no movimento do primeiro motor imóvel, é necessário pensar também que houve uma primeira causa para tudo, ou seja, a primeira causa eficiente. Essa causa é Deus.
3. Ser necessário e seres possíveis
Existem diferentes seres no mundo. Um deles é o ser necessário, por não ter sido criação, mas simplesmente ser. Os outros são os seres possíveis, pois em algum momento eles foram gerados a partir da vontade de alguém. O ser necessário é Deus, os seres possíveis são os demais seres existentes.
4. Graus de perfeição
Como existem seres diferentes, há uma hierarquia que determina aqueles mais perfeitos e os menos perfeitos. Deus seria o grau máximo de perfeição, que segue na hierarquia tomista até chegar aos seres mais rústicos possíveis.
5. Governo supremo
A ordenação racional do universo implica a necessidade de um governo supremo que possa controlar tudo para que a ordem racional seja mantida. Esse governo é, na ótica tomista, Deus.
Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/ escolastica.htm
Averiguação da Aprendizagem.
1)A Filosofia Medieval foi:
(__)um resgate da filosofia clássica no que diz respeito ao questionamento constante do que estava relacionado ao mito e à religião.
(__)_um instrumento de estudo que visava comprovar que a razão era a única forma verdadeira de conhecimento sobre o mundo e sobre as coisas.
(__)_uma doutrina religiosa que queria extinguir o pensamento racional da realidade medieval.
(__)_teve como uma das principais preocupações fornecer argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo.
2)São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá- las com a filosofia. Para ele, então, a __________,criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio.
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado.
( ) Escolástica – Aristóteles – razão – fé – contradição.
( ) Patrística – Platão – razão – fé – conflito.
( ) Escolástica – Aristóteles – fé – razão – acordo.
( ) Patrística – Platão – fé – razão – contradição.
( )Sofística – Sócrates – razão – fé – conflito.
3) Para a Filosofia Cristã, a Filosofia se tornou/foi:
(__)_a única representante da fé cristã, por muitos séculos.
(__)_um instrumento para demonstrar racionalmente as verdades da fé.
(__)_uma área de conhecimento desprezada pelos religiosos que não viam a necessidade de comprovação racional dos preceitos religiosos.
(__)_um canal direto com as verdades que só poderiam ser percebidas pelo Espírito Santo.
4). Para a Filosofia Cristã Medieval a relação entre a fé e a razão era de:
(__)_subordinação da fé em favor da razão. (__)_subordinação da razão em favor da fé.
(__)_conciliação igualitária entre a fé e a razão.
(__)_negação de ambas como meios para se alcançar a verdade sobre as coisas.
5) . (UFU – 2009) Santo Tomás de Aquino, nascido em 1224 e falecido em 1274, propôs as cinco vias para o conhecimento de Deus. Estas vias estão fundamentadas nas evidências sensíveis e racionais. Sobre a primeira via, que é a do movimento, marque a alternativa correta.
( ) Para que os objetos tenham movimento é necessário que algo os mova; dessa forma, entende se que é necessário um primeiro motor. Logo, podemos entender que Deus não é necessário no sistema.
( ) Para Santo Tomás, os objetos inanimados movem-se por si mesmos e esse fenômeno demonstra a existência de Deus.
( ) A demonstração do primeiro motor não recorre à sensibilidade, dispensando toda e qualquer observação da natureza, uma vez que sua fundamentação é somente racional.
( ) Conforme o argumento da primeira via podemos concluir que Deus é o motor imóvel, o qual move todas as coisas, mas não é movido.