VAMOS FALAR DE ECOLOGIA?
ECOLOGIA – O QUE É?
Ecologia é a parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. É um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras “oikos” e “logos”, que significam, respectivamente, casa e estudo.
Impactos ambientais
Impacto ambiental é o nome dado a uma modificação causada no meio ambiente devido à ação humana. Toda e qualquer atividade humana causa um impacto no ambiente, que pode ser negativo ou positivo. Os impactos negativos são extremamente conhecidos pela população, sendo exemplos:
· poluição;
· destruição de habitat;
· redução do número de indivíduos de espécies silvestres;
· extinção de espécies.
Os impactos ambientais positivos são menos conhecidos e se relacionam àquelas atividades que trazem melhoria e recuperação ao meio, como projetos de restauração de áreas que foram impactadas negativamente, revitalização, recuperação de áreas degradadas e limpeza de lagos e rios.
O que é um impacto ambiental?
De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 23 de janeiro de 1986, temos que:
Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
De acordo com a resolução, temos, portanto, que impactos ambientais são as alterações que ocorrem no meio ambiente como resultado das atividades dos seres humanos. A resolução destaca ainda que esses impactos são responsáveis por desencadear mudanças que afetam diferentes níveis, indo desde as condições estéticas daquele ambiente até a saúde e as atividades econômicas de uma população.
As minhas atividades diárias também provocam impactos ambientais?
A resposta para essa pergunta é sim. Nossas atividades, mesmo que pequenas, causam impactos no planeta. O desperdício de água e a não separação do nosso lixo são atitudes comuns que podem contribuir, por exemplo, para o desabastecimento de água e para o aumento da poluição do planeta. Para reduzir nossos impactos negativos, podemos adotar algumas atitudes simples no nosso dia a dia, como:
· evitar o desperdício de água;
· reduzir o uso de automóveis;
· economizar energia elétrica;
· separar o lixo orgânico do reciclável;
· não jogar lixo no chão;
· não comprar animais silvestres;
· reduzir o consumismo.
Por
Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia
O QUE É PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?
O termo “preservação do meio ambiente” refere-se à proteção integral de uma área natural, sem interferência humana. Ela se faz necessária quando há risco de perda de biodiversidade, seja de uma espécie, um ecossistema ou de um bioma como um todo.
Exemplo de preservação
As Áreas de Preservação Permanente (APPs) podem ser entendidas como um exemplo de preservação do meio ambiente, já que possuem a finalidade de preservar os recursos naturais. Por definição, elas são “áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”, de acordo com o Novo Código Florestal.
O QUE É CONSERVAÇÃO AMBIENTAL?
A conservação ambiental é uma das correntes ideológicas mais discutidas na esfera científica. Ela pode ser caracterizada como um conjunto de ações que buscam o uso racional e sustentável dos recursos naturais, de maneira a obter alta qualidade de vida humana causando o menor impacto possível ao meio ambiente.
O pensamento conservacionista caracteriza a maioria dos movimentos ambientalistas, e pode ser identificado como o meio-termo entre o preservacionismo e o desenvolvimentismo, Ele também se fundamenta nas políticas de desenvolvimento sustentável, que são aquelas que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida, mas que não destrua os recursos necessários às gerações futuras.
Exemplo de conservação
As Unidades de Conservação (UC’s) podem ser consideradas como um exemplo de conservação, visto que estabelecem o uso sustentável ou indireto de áreas naturais. Por definição, elas são "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei", de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), estabelecido pela Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000.
Elas possuem a função de assegurar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.
LINK PARA A VÍDEO – AULA - REVISÃO ENEM | BIOLOGIA: PROBLEMAS AMBIENTAIS | ESQUENTA ENEM | DESCOMPLICA
LINK PARA O FORMULÁRIO DE ATIVIDADE https://forms.gle/mnUkjmF4dQKKadzi7
FONTES: https://blogdoenem.com.br/download-provas-do-enem/
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ecologia.htm
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Impactos ambientais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/impactos-ambientais.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.
https://www.ecycle.com.br/8713-preservacao-e-conservacao.html