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segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

4ª UNIDADAE - 1º ANO A, B, D - AULA 1 - ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

 

Vamos relembrar a estrutura da dissertação-argumentativa?

 

A estrutura da redação Enem segue o modelo do gênero textual dissertativo-argumentativo, que consiste na defesa de um ponto de vista por meio da discussão de argumentos e da análise crítica deles. Além disso, esse texto se caracteriza por sua estrutura dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.  

Então, pensando na importância de entender cada uma dessas partes, a seguir vamos falar um pouco mais sobre a composição delas para a estrutura da redação Enem. Confira!

1.Introdução

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação que deve conter cerca de 5 linhas e tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você discutirá ao longo do texto. 

Confira algumas características importantes dessa parte:

a) Chame a atenção do leitor

Por ser o início do seu texto, vale lembrar que você deve aguçar a curiosidade do leitor, fazendo, assim, com que ele se interesse por continuar a leitura. 

Como na redação do Enem o corretor não possui a opção de deixar de ler, essa chamada de atenção serve para fazê-lo se interessar mais pelo seu texto. Afinal de contas, ele estará lendo milhares de redações sobre o mesmo assunto, então se destacar é chave fundamental para garantir uma nota boa.

Mas se você estiver se perguntando: como faço para chamar atenção?

Escolha citações, frases de efeito, definições, exemplos, alusões históricas ou dados que tornem a primeira frase do seu texto chamativa e interessante, instigando a leitura do restante da redação. 

b) Contextualize o tema

Agora que você já chamou a atenção do leitor, é hora de contextualizar a primeira frase com o tema proposto pela redação. É nesse momento que você explica a relação com o tema e já começa a introduzir qual será o ponto de vista defendido por você.

Ou seja, não adianta nada colocar uma frase de um filósofo famoso se você não conseguir relacioná-la com o assunto da redação. É preciso ter lógica e conexão!

c) Defenda uma tese 

Apesar de não precisar, necessariamente, aparecer na última frase do seu parágrafo introdutório, é importante que você deixe evidente qual será a tese defendida por você. Assim, fica claro para o corretor qual será o ponto de vista debatido ao longo da sua redação.

Mas cuidado, não confunda tema com tese. O tema é o assunto sobre o qual você discutirá e, a tese, é uma proposição sobre o tema, ou seja, é o seu posicionamento em relação a ele.

 

2. Desenvolvimento

Na estrutura da redação Enem, os próximos dois ou três parágrafos do seu texto devem ser dedicados ao desenvolvimento do seus argumentos, utilizando cerca de 7 linhas para cada.

Os parágrafos de desenvolvimento são aqueles em que você apresenta os argumentos que defendem a sua tese, com o objetivo de convencer o leitor a respeito do seu posicionamento. 

Mas lembre-se que vale mais desenvolver bem um argumento por parágrafo do que expor vários argumentos sem desenvolvê-los. 

Bem, veja alguns pontos importantes da estrutura da redação Enem no desenvolvimento:

a) Utilize um tópico frasal

O tópico frasal é responsável por introduzir a ideia central de um parágrafo. Então, da mesma forma que o seu texto apresenta uma introdução, desenvolvimento e conclusão, os parágrafos devem apresentar início, meio e fim. 

Por isso, esse tópico frasal será a ideia central do seu parágrafo, a partir dela você desenvolverá ideias secundárias relacionadas à principal.

b) Desenvolva o seu argumento

Depois de estabelecida a ideia central do seu parágrafo, é hora de desenvolvê-la com argumentos sólidos e verídicos que comprovem a sua tese. TENTE FAZER AO MENOS UMA CITAÇÃO FUNDAMENTADA POR UMA ÁREA DO CONHECIMENTO AO LONGO DO TEXTO.

E, por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, você não deve apenas expor informações, mas sim analisá-las de forma crítica para convencer o leitor sobre elas e mostrar que você tem autoridade sobre aquilo que está abordando.

c) Conecte suas ideias 

Então, já que cada parágrafo deve ter a sua conclusão, você deve finalizá-lo conectando as ideias e mostrando o sentido delas terem sido discutidas. NÃO ESQUEÇA DE USAR ELEMENTOS COESIVOS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS.

3. Conclusão

Por fim, a conclusão é o parágrafo que finaliza a estrutura da redação Enem e deve conter, aproximadamente, 5 linhas. Aqui, você não deve mais abordar novos argumentos, mas sim relacionar, com a sua tese, aqueles que já foram expostos e propor soluções para os problemas abordados ao longo do texto de forma a concluir seu pensamento.

Alguns tópicos importantes desse parágrafo são:

a) Sintetize suas ideias 

Como a ideia do parágrafo de conclusão é concluir tudo o que foi abordado ao longo da redação, sintetizar a sua ideia principal é uma forma de começar a finalização do texto, conectando todas as suas ideias e garantindo a coerência da redação.

b) Faça propostas de intervenções detalhadas

A estrutura da redação Enem exige proposta de intervenção para o problema abordado no tema. Por isso, depois de introduzir o leitor ao parágrafo, você deve mostrar as intervenções que podem ser feitas para lidar com o problema. 

E, para receber uma pontuação boa na competência V dos critérios de avaliação desse Exame, é muito importante que você detalhe:

1.            o agente: QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO PELA PROPOSTA?

2.            A ação: APRESENTAR O QUE DEVE SER FEITO.

3.            Modo/meio: DE QUE FORMA A POPOSTA ENTRARÁ EM VIGOR? COMO? POR QUÊ?

4.            Efeito: PARA QUE FAZER A PROPOSTA? FINALIDADE? RESULTADOS PRETENDIDOS?

5.            Detalhamento: ACRESCENTAR OUTRA INFORMAÇÃO SOBRE: À AÇÃO, AO AGENTE, AO MODO/MEIO OU AO EFEITO – ATRAVÉS DE EXEMPLOS, EXPLICAÇÃO, JUSTIFICATIVA.

 

 

 

VÍDEOAULAS:











 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexo e uso. Volume3, ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa - Ensino Médio - 11ª Ed. ,2014, Saraiva.

 

ATIVIDADES PARA AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM: