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segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

4ª Unidade - 3º anoA,C,D - aula 1 - LITERATURA CONTEMPORÂNEA

 

LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

 

Faz parte da literatura brasileira contemporânea às obras do final do século XX e da primeira metade do século XXI, esse período é caracterizado por uma grande quantidade de tendências.

 

A literatura brasileira contemporânea compreende um grupo de características de distintas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa do período.

 

Várias especificidades da literatura brasileira contemporânea estão associadas com o movimento modernista, por exemplo, a ruptura com os valores tradicionais. Todavia, a identidade nesse período não é mais uma busca, sendo revelada através de uma crise existencial do homem pós-moderno.

 

A literatura brasileira contemporânea da primeira metade do século XXI está diretamente associada às tendências que foram criadas na segunda parte do século XX. Metalinguagem, experimentalismo formal, engajamento social, mistura de tendências estéticas são algumas marcas dos textos contemporâneos.

 

Características da literatura brasileira contemporânea

 

Veja a seguir as características principais da literatura brasileira contemporânea:

 

• Mistura de tendências estéticas (ecletismo);

• Junção da arte erudita e da arte popular;

• Prosa histórica, social e urbana;

• Poesia intimista, visual e marginal;

• Temas cotidianos e regionalistas;

• Engajamento social e literatura marginal;

• Experimentalismo formal;

• Técnicas inovadoras (recursos gráficos, montagens, colagens, etc.);

• Formas reduzidas (minicontos, mini crônicas, etc.);

• Intertextualidade e metalinguagem.

 

Contexto histórico da literatura brasileira contemporânea

 

Nas últimas décadas, o Brasil passou por uma fase de grande desenvolvimento tecnológico e industrial. No entanto, na mesma época ocorreram várias crises no meio político e social.

 

Nos anos 60 - época do governo democrático populista de Juscelino Kubitschek - ocorreu una grande efervescência política e econômica, com grande reflexo cultural: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.

 

A crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que tirou João Goulart do poder encerraram essa efervescência, promovendo um ambiente de censura e medo no país

 

Publicação do AI-5; fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos foram alguns acontecimentos políticos da época. Por conta disso, a cultura foi obrigada a usar disfarces, ou recuar.

 

O tricampeonato da Copa do Mundo de Futebol, em 1970, foi capitalizado pelo regime militar e uma onda de nacionalismo se alastrou pelo Brasil inteiro.

 

Em 1979, uma das primeiras medidas do presidente Figueiredo foi validar a Lei da Anistia, possibilitando o retorno dos exilados. Essa medida presidencial fez ressurgir o otimismo e a esperança daqueles que não concordavam com a política praticada pelos militares daquele período.

 

Nos anos 80 começou uma mobilização popular pelo retorno das eleições diretas, o que só aconteceu em 89, com a posse de Fernando Collor de Mello, cassado em 1991.

 

Em 1995, Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência do país.

 

Autores da literatura brasileira contemporânea

 

Conheça a seguir alguns dos autores da literatura brasileira contemporânea e suas obras:

 

Ariano Suassuna

 

Esse autor escreveu o “Auto da Compadecida” (1955) e “O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” (1971).

 

Antônio Callado

 

Antônio Callado foi autor dos romances “A Madona de Cedro” (1957) e “Quarup” (1967); e as obras de dramaturgia “O tesouro de Chica da Silva” (1962) e “Forró no Engenho Cananeia” (1964).

 

Adélia Prado

 

Dentre as produções de Adélia Prado destacamos o livro de poesias “Bagagem” (1976) e o romance “O Homem da Mão Seca” (1994).

 

Cacaso 

 

Esse autor foi responsável pelos livros de poesias “Na corda bamba” (1978) e "Mar de Mineiro" (1982).

 

Caio Fernando Abreu

 

Esse autor produziu contos, romances, novelas e obras de dramaturgia, das quais se destacam: o livro de contos “Morangos Mofados” (1982) e o romance “Onde Andará Dulce Veiga?” (1990).

 

Carlos Heitor Cony

 

Carlos Cony produziu contos, crônicas, romances, ensaios, obras infanto-juvenis, roteiros de cinema, telenovelas, documentários, dentre outras obras. Dentre duas obras podemos destacar os romances “Pessach: a travessia” (1975) e “Quase Memória” (1995).

 

Cora Coralina

 

As principais obras de Cora Coralina foram o livro de poesias “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais” (1965) e o livro de contos “Estórias da Casa Velha da Ponte” (1985).

 

Dalton Trevisan

 

Dalton escreveu o livro de contos “O Vampiro de Curitiba” (1965) e a recente obra de minicontos denominada “111 Ais” (2000).

 

Lya Luft

 

Lya tem um grande número de obras literárias desde romances, poesias, contos, ensaios e livros infantis das quais podemos destacar: “Canções de Limiar” (1964) e “Perdas e Ganhos” (2003).

 

Millôr Fernandes

 

As obras desse autor repletas de ironia, humor e sarcasmo, da qual se destaca: “Hai-Kais” (1968), “Millôr Definitivo: A Bíblia do Caos” (1994) e “A Entrevista” (2011).

 

Murilo Rubião

 

Murilo Rubião produziu os livros “O ex-mágico” (1947), “O pirotécnico Zacarias” (1974) e “O Convidado” (1974).

 

Nélida Pinõn

 

Nélida escreveu várias obras das quais podemos citar o romance “A casa da paixão” (1977) e o livro de contos “O pão de cada dia: fragmentos” (1994).

 

Paulo Leminski

 

Das obras de Paulo, merecem destaque o livro de poesia “Distraídos Venceremos” (1987) e o romance “Agora é que são elas” (1984).

 

Rubem Braga

 

Dentre as obras de Rubem Braga destacam-se “Crônicas do Espírito Santo” (1984) e “O Verão e as Mulheres” (1990).

 

Ferreira Gullar

 

Dentre os principais livros de Ferreira Gullar destacamos o “Poema Sujo” (1976) e “Em Alguma Parte Alguma” (2010). A obra mais conhecida desse autor é a “Teoria do não-objeto” (1959).

 

 

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexo e uso. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

DE NICOLA, José. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 2003.

http://pessoal.educacional.com.br/up/4660001/897486/A%20prosa%20p%C3%B3s-moderna%.pdf

 

 

ATIVIDADES DE AVERIGUAÇÃO DA APREDNIZAGEM

 

1.    Leia um pequeno fragmento da obra pós-modernista “A hora da estrela” de Clarice Lispector:

 

 Finalmente, depois de lamber os dedos, madama Carlota mandou-a cortar as cartas com a mão esquerda, ouviu minha adoradinha?

 Macabéa separou um monte com a mão trêmula: pela primeira vez ia ter um destino. Madama Carlota (explosão) era um ponto alto na sua existência. Era o vórtice de sua vida e  esta se afunilara toda para desembocar na grande dama cujo ruge brilhante dava-lhe à pele uma lisura de matéria plástica.

A madama de repente arregalou os olhos. — Mas, Macabeazinha, que vida horrível a sua! Que meu amigo Jesus tenha dó de você, filhinha! Mas que horror! Macabéa empalideceu: nunca lhe ocorrera que sua vida fora tão ruim. Madama acertou tudo sobre o seu passado, até lhe disse que ela mal conhecera pai e mãe e que fora criada por uma parente madrasta má.

 Macabéa espantou-se com a revelação: até agora sempre julgara que o que a tia lhe fizera era educá-la para que ela se tornasse uma moça mais fina.

Madama acrescentou: — Quanto ao presente, queridinha, está horrível também. Você vai perder o emprego e já perdeu o namorado, coitada de vocezinha. Se não puder, não me pague a consulta, sou uma madama de recursos. [...]

E eis que (explosão) de repente aconteceu: o rosto de madama se acendeu todo iluminado: — Macabéa! Tenho grandes notícias para lhe dar! Preste atenção, minha flor, porque é da maior importância o que vou lhe dizer. É coisa muito séria e muito alegre: sua vida vai mudar completamente. E digo mais: vai mudar a partir do momento em que você sair da minha casa! Você vai se sentir outra. Fique sabendo, minha florzinha, que até o seu namorado vai voltar e propor casamento, ele está arrependido! E seu chefe vai lhe avisar que pensou melhor e não vai mais lhe despedir!

 Macabéa nunca tinha tido coragem de ter esperança. Mas agora ouvia a madama como se ouvisse uma trombeta vindo dos céus — enquanto suportava uma forte taquicardia.

Madama tinha razão: Jesus enfim prestava atenção nela. Seus olhos estavam arregalados por uma súbita voracidade pelo futuro (explosão). E eu também estou com esperança enfim. [...]

Macabéa estava espantada. Só então vira que sua vida era uma miséria. Teve vontade de chorar ao ver seu lado oposto, ela que, como eu disse, até então se julgava feliz.

 

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. (Fragmento). Vórtice: movimento forte e giratório; remoinho, turbilhão.

 

 

1. De acordo com o trecho é possível perceber algumas características da personagem Macabéa. Aponte-as.

 

2.    Como é comum nos textos de Clarice Lispector, há um momento de descoberta experimentado pela personagem principal do romance. Destaque do texto o trecho em que isso aparece e diga que descoberta foi essa.

 

3.    Cite características da Literatura Contemporânea presentes no trecho acima.

 

4.    Graciliano Ramos em sua obra “Vidas Secas” representa com primor a miséria do retirante ao retratar os humanos como bichos e os bichos (a Baleia) como humanos. Faça uma pesquisa sobre esta obra e procure explicar o motivo do autor fazer uso deste recurso.

5.    Ainda na obra “Vidas Secas” o personagem Fabiano quer se revoltar contra as injustiças que sofre por parte do patrão e do soldado amarelo. Ele consegue? Justifique.