I AULA REMOTA DE MATEMÁTICA (4ª Unidade)
Professora: Evany de Carvalho 3ª
Série/Ensino Médio
Turma : A
Videoaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=2gKjoUwEDM8
Figuras Planas – O que são, quais são, como calcular perímetro e área
As figuras planas são figuras bidimensionais, que possuem
apenas comprimento e largura e são estudadas pela geometria plana. Conheça
quais são essas figuras.
Dentro da geometria, existem as figuras planas e as figuras
espaciais, que são divididas em duas áreas da matemática. Sendo elas, a
geometria plana, que estuda as estrutura e especificações da figuras planas; e
a geometria espacial, que fica a cargo das figuras espaciais.
Assim, as figuras planas são aquelas que possuem apenas
comprimento e largura, ou seja, figuras bidimensionais. Já as figuras
espaciais, são tridimensionais, ou seja, que acrescentam o conceito de volume.
Contudo, hoje iremos aprofundar no tema das figuras planas,
que temos como principais exemplos o círculo, o quadrado, o triângulo, o
retângulo, o trapézio, o hexágono, o pentágono, o paralelogramo e o losango.
Portanto, vamos entender melhor o conceito de cada uma dessas figuras e
aprender como calcular o seu perímetro e área. Vamos lá.
O que é um Polígono?
Basicamente, uma figura plana é uma região fechada por seguimentos de reta, no mínimo três deles. Em suma, todas as figuras planos com três ou mais lados são chamadas de polígonos. Como veremos nos exemplos abaixo:
Contudo, para cada uma dessas figuras geométricas planas,
existem fórmulas matemáticas específicas para calcular a medida de seus perímetros
e áreas. Vamos conhecer cada uma delas a seguir:
Principais Figuras Planas
Mas, antes de
apresentar as suas fórmulas, vamos entender melhor o que são cada uma dessas
figuras.
Triangulo
É um polígono formado por três lados. Desse modo, os
triângulos são classificados de acordo com a medida dos seus lados, e ângulos
de cada um.
Triângulo Equilátero:
apresenta lados e ângulos internos iguais (60°);
Triângulo Isósceles:
apresenta dois lados e dois ângulos internos congruentes;
Triângulo Escaleno:
apresenta todos os lados e ângulos internos diferentes.
Quanto a medida dos ângulos:
Triângulo Retângulo:
possui um ângulo interno de 90°;
Triângulo Obtusângulo:
possui dois ângulos agudos internos, ou seja, menor que 90°, e um ângulo obtuso
interno, maior que 90°;
Triângulo Acutângulo:
possui três ângulos internos menores que 90°.
Retângulo
O retângulo, por sua
vez, é um quadrilátero formado por quatro lados, dois deles na vertical e dois
na horizontal. Assim, ele conta com quatro ângulos internos retos, ou seja, de
90°.
Quadrado
Em suma, é um quadrilátero regular, formado por quatro lados
congruentes. Ou seja, de mesmo tamanho. Assim como o retângulo, o quadrado
também é formado por quatro ângulos internos de 90°.
I ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM (3ª UNIDADE)
Componente curricular: Matemática 3ª
Série/Ensino médio
Professora: Evany de Carvalho
Turmas: A
Link de videoaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=56SI1mAEgvg
1) Seja um triângulo isósceles com dois lados medindo 5 cm e
a base medindo 6 cm. Qual a área desse triângulo?
2)Uma escola pretende ladrilhar o seu pátio retangular, que
possui as seguintes dimensões: 4 m e 5,5 m. Os ladrilhos utilizados são
quadrados com 16 cm de lado. Calcule o número de ladrilhos necessários.
3) Em canteiros de obras de construção civil, é comum
perceber trabalhadores realizando medidas de comprimento e de ângulos e fazendo
demarcações por onde a obra deve começar ou se erguer. Em um desses canteiros
foram feitas algumas marcas no chão plano. Foi possível perceber que, das seis
estacas colocadas, três eram vértices de um triângulo retângulo e as outras
três eram os pontos médios dos lados desse triângulo conforme pode ser visto na
figura, em que as estacas foram indicadas por letras.
A região demarcada pelas estacas A, B, M e N deveria ser
calçada com concreto. Nessas condições, a área a ser calçada corresponde
a) à mesma área do triângulo AMC.
b) à mesma área do triângulo BNC.
c) à metade da área formada pelo triângulo ABC.
d) ao dobro da área do triângulo MNC.
e) ao triplo da área do triângulo MNC.
4) Uma cadeira tem o seu assento na forma de um quadrado.
Suponhamos que uma formiga, partindo de um dos cantos da cadeira, andou três
metros para contornar todo o assento. Qual é a área do assento da cadeira?