PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS - 3º B - CONTEÚDOS E ATIVIDADE DE REVISÃO
Escola Estadual Fausto Cardoso
Turma: 3º ano B Data: 04/01/2021
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Professor:
Reginaldo Silva de Araújo
REVISÃO DE CONTEÚDOS: A LITERARTURA E AS
ESCOLAS LITERÁRIAS/ SEMANA DA ARTE MODERNA
(Fechamento da 2ª Unidade)
As Escolas Literárias são as formas
como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em
cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos
momentos históricos.
Também chamadas de movimentos
literários, as escolas literárias dividem-se em eras, sendo elas: era colonial
e era nacional.
Escolas da Era Colonial
As escolas da era colonial refletem a
influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil
até alguns anos antes da sua independência.
Escolas |
Características |
Autores e
Obras |
Quinhentismo (1500 - 1601) |
Textos de caráter informativo e de
caráter pedagógico. |
·
Pero Vaz de Caminha - Carta de
Pero Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel ·
Gândavo - Tratado da
Terra do Brasil ·
José de Anchieta - Poema
à Virgem |
Barroco |
Caracteriza-se pelos detalhes, pelo
exagero e pelo rebuscamento. Nele destaca-se o cultismo e o conceptismo. |
·
Gregório de Matos - Triste
Bahia ·
Bento Teixeira - Prosopopeia ·
Botelho de Oliveira - Música
do Parnaso |
Arcadismo |
Exaltação da natureza e linguagem
simples. Este período literário é marcado principalmente pela simplicidade
dos temas abordados. |
Cláudio Manuel
da Costa - Obras Poéticas ·
Santa Rita Durão - Caramuru ·
Tomás Antônio Gonzaga - Marília
de Dirceu |
Escolas da Era Nacional
As escolas da era nacional
caracterizam-se pela autonomia da literatura brasileira, cujo país, nesse
momento, já é independente.
Escolas |
Características |
Autores e
Obras |
Romantismo (1836 - 1881) |
Cada uma
das fases do Romantismo apresenta características distintas: 1.ª
fase: nacionalismo e indianismo 2.ª
fase: egocentrismo e pessimismo 3.ª
fase: liberdade |
·
1.ª fase: Gonçalves Dias - Canção do Exílio ·
2.ª fase: Álvares de Azevedo - Lira dos Vinte Anos ·
3.ª fase: Castro Alves - O Navio Negreiro |
Realismo |
Realismo: objetividade, temática social, linguagem objetiva Naturalismo: linguagem mais próxima da coloquial, temática polêmica Parnasianismo: arte pela arte, culto à forma |
·
Realismo: Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas ·
Naturalismo: Aluísio de Azevedo - O Mulato ·
Parnasianismo: Olavo Bilac - Tratado de Versificação |
Simbolismo |
Subjetivismo, espiritualidade e
misticismo são características que refletem o estilo desta escola. |
·
Cruz e Sousa - Tropos
e Fantasias ·
Alphonsus de Guimarães
- Kyriale ·
Augusto dos Anjos - Eu |
Pré-Modernismo |
O Pré-Modernismo rompe com o
academicismo, além do que é marcado pela marginalidade das suas personagens. |
·
Euclides da Cunha - Os
Sertões ·
Lima Barreto - Triste
Fim de Policarpo Quaresma ·
Graça Aranha - Canaã |
Modernismo |
O
Modernismo se divide em três fases, caracterizadas por: 1.ª
fase: renovação estética, radicalismo 2.ª
fase: temáticas nacionalistas 3.ª
fase: inovações linguísticas e
experimentações artísticas |
·
1.ª fase: Manuel Bandeira - Libertinagem ·
2.ª fase: Graciliano Ramos - Vidas Secas ·
3.ª fase: Clarice Lispector - A Legião Estrangeira |
Pós-Modernismo |
Espontaneidade, liberdade
artística, multiplicidade de estilos e combinação de tendências são as
principais marcas dessa escola literária. |
·
Ariano Suassuna - Auto
da Compadecida ·
Millôr Fernandes - Millôr
Definitivo: A Bíblia do Caos ·
Paulo Leminski - Agora
é que são Elas |
SEMANA DA ARTE MODERNA (Revisão)
Entenda o que foi a Semana de arte moderna de 1922 em São Paulo, suas características,
os artistas presentes e suas consequências para a cultura brasileira.
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22,
ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, no
Teatro Municipal e que reuniu diferentes
tipos de arte.
Esse assunto esta quase sempre presente
nas provas do Enem e vestibulares e, por isso, é
essencial estar afiado no assunto para mandar muito bem! Vamos lá?
O
que foi a Semana de Arte de Moderna?
A Semana de arte moderna de 1922, foi um
evento cultural que reuniu diversos tipos de arte como pinturas, poesias, esculturas,
danças, entre outras. Essas exposições durante a semana marcaram
o início do movimento
modernista no
Brasil, tornando-se referência
cultural do século XX.
Nesta época a elite paulista era
significativamente influenciada por padrões
estéticos europeus que entendiam a arte como algo
acadêmico e formal. Com isso, o objetivo da Semana de 22 foi renovar o ambiente artístico e
cultural da cidade de São Paulo com o objetivo de construir uma linguagem nacional inspirada nas
vanguardas europeias.
Contexto
histórico
A Semana de 22 ocorreu diante de um
cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período
da República Velha,
na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida
como Café com Leite.
Além disso, nessa época era comum que
pessoas com maior poder aquisitivo fossem estudar na Europa, e isso aconteceu
com nomes brasileiros conhecidos como Oswald
de Andrade e Anita Malfatti. Ambos trouxeram ao Brasil uma nova
concepção de arte, influenciando assim, para a criação do evento da Semana de
Arte Moderna.
O
que a Semana de Arte Moderna representa?
Representa a busca de uma representação cultural genuinamente
brasileira. Naquela época, a cultura brasileira era
fortemente influenciada pelo o que chamamos de anglicismos (influência da
Inglaterra) e o francesismos (influência
da França) – que já havia acabado porque se tratava de um momento pós-Primeira Guerra Mundial.
A semana de 22 aconteceu Teatro Municipal
de São Paulo com
intuito justamente de mostrar a cultura brasileira buscando a raiz dessa
cultura das mais variadas formas de expressões: pintura, escultura,
literatura, poesia e música.
Principais
artistas da Semana de 22
Os principais artistas que que participaram
da Semana de 22 foram
Na
literatura
- Mário
de Andrade
- Oswald
de Andrade
- Manuel Bandeira
- Jorge
Amado
- Carlos Drummond de Andrade
- Graciliano
Ramos
- Guimarães Rosa
- Clarice
Lispector
- Vinícius
de Moraes
- Cecília
Meireles
- João
Cabral de Melo Neto
Artes plásticas
- Anita
Malfatti
- Tarsila do Amaral
- Di
Cavalcanti
- Vicente
do Rego Monteiro
Música
- Heitor
Villa-Lobos
- Guiomar
Novaes
- Frutuoso
Viana
Consequências
da Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna representou
uma nova visão da arte e
trouxe uma proposta “mais brasileira” dentro do contexto da época, porém nem
todo mundo gostou das propostas da Semana de 22, no qual foi alvo de muitas críticas e polêmicas.
Entre essas críticas podemos destacar as
de Monteiro
Lobato, principalmente à
artista Anita Malfatti, onde afirmou que sua arte tinha caráter místico e
paranoico.
Os desdobramentos de tudo que aconteceu
na Semana de 22, você vai encontrar até hoje na nossa cultura. O Tropicalismo, por exemplo, deriva das influências da Semana de Arte
Moderna. A Bossa Nova também
é muito ligada ao modernismo.
O Modernismo no Brasil é um dos tópicos
de Artes que mais caem na prova de Linguagens do Enem – sem contar a forte
presença nos vestibulares tradicionais.
Quando você for estudar sobre o tema, a
nossa outra dica é revisar
as três fases do Modernismo:
1ªGeração (1922-1930): pautada pelo radicalismo e escândalos;
2ªGeração (1930-1945): com ênfase na literatura;
3ª Geração (1945-1975): que traz a oposição ao radicalismo.
REVISÃO DE GRAMÁTICA
Os pronomes oblíquos são aqueles que
funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso
reto, que desempenham função de sujeito na oração.
Além dessa
característica, os pronomes oblíquos possuem outra peculiaridade, eles podem
ser classificados em pronomes oblíquos átonos e
pronomes oblíquos tônicos. Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por
preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.
ATIVIDADES DE REVISÃO
(Fechamento da 2ª Unidade)
1ª) São características do
Pré-Modernismo:
a) Riqueza em detalhes e pelo
exagero.
b) Linguagem coloquial.
c) Exaltação da natureza.
d) Marginalidade dos personagens.
e) Nacionalismo e Indianismo.
2ª) Indique a alternativa que contenha
apenas autores pré-modernistas:
a) Euclides da Cunha, Graça Aranha,
Monteiro Lobato.
b) Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato.
c) Lima Barreto, José de Anchieta, Euclides da Cunha.
d) José de Anchieta, Santa Rita Durão, Tomás Antônio Gonzaga.
e) Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Clarice Lispector.
3ª) "Crítico feroz do
Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos
valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra
infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo."
O nome do
autor a que se refere a afirmativa acima é:
a) Lima Barreto
b) José Lins do Rego
c) Monteiro Lobato
d) Mário de Andrade
e) Cassiano Ricardo
4ª) Dentre os autores que participaram da Semana da Arte Moderna, nas
Artes plásticas, podemos citar:
a) A) Mário de Andrade e Graciliano Ramos
b) B) Clarice Lispector e Cecília Meirelles
c) C)Anita Mafalti e Jorge Amado
d) D) Anita Mafaltti e Di Cavalcanti
e) E)Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.
5ª) Preencha as lacunas do texto abaixo com os pronomes oblíquos
devidos:
“ Não ______ ajudou, nem _______
pediu nada, não ______ julgou e nem _____ condenou por isso”.
a – ( ) o, lhe, o, o
b – ( ) o, lhe, o, lhe
c- ( ) lhe, lhe, o, o
d – ( ) o, lhe, lhe, o
e – ( ) o, lhe, lhe, lhe
6ª) A colocação do pronome oblíquo está
incorreta em:
a) Para não aborrecê-lo, tive de
sair.
b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.
c) Não me submeterei aos seus caprichos.
d) Ele me olhou algum tempo comovido.
e) Não a vi quando entrou.
Boa Sorte pra
vocês e uma semana de muita paz e muita luz!!!