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segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

 PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS - 3º B  - CONTEÚDOS E ATIVIDADE DE REVISÃO 


Escola Estadual Fausto Cardoso

Turma: 3º ano B                        Data: 04/01/2021

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo

 

REVISÃO DE CONTEÚDOS: A LITERARTURA E AS ESCOLAS LITERÁRIAS/ SEMANA DA ARTE MODERNA  (Fechamento da 2ª Unidade)

As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos momentos históricos.

Também chamadas de movimentos literários, as escolas literárias dividem-se em eras, sendo elas: era colonial e era nacional.

Escolas da Era Colonial

As escolas da era colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil até alguns anos antes da sua independência.

Escolas

Características

Autores e Obras

Quinhentismo (1500 - 1601)

Textos de caráter informativo e de caráter pedagógico.

·         Pero Vaz de Caminha - Carta de Pero Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel

·         Gândavo - Tratado da Terra do Brasil

·         José de Anchieta - Poema à Virgem

Barroco
(1601 - 1768)

Caracteriza-se pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. Nele destaca-se o cultismo e o conceptismo.

·         Gregório de Matos - Triste Bahia

·         Bento Teixeira - Prosopopeia

·         Botelho de Oliveira - Música do Parnaso

Arcadismo
(1768 - 1808)

Exaltação da natureza e linguagem simples. Este período literário é marcado principalmente pela simplicidade dos temas abordados.

Cláudio Manuel da Costa - Obras Poéticas

·         Santa Rita Durão - Caramuru

·         Tomás Antônio Gonzaga - Marília de Dirceu

 

Escolas da Era Nacional

As escolas da era nacional caracterizam-se pela autonomia da literatura brasileira, cujo país, nesse momento, já é independente.

Escolas

Características

Autores e Obras

Romantismo (1836 - 1881)

Cada uma das fases do Romantismo apresenta características distintas:

1.ª fase: nacionalismo e indianismo

2.ª fase: egocentrismo e pessimismo

3.ª fase: liberdade

·         1.ª fase: Gonçalves Dias - Canção do Exílio

·         2.ª fase: Álvares de Azevedo - Lira dos Vinte Anos

·         3.ª fase: Castro Alves - O Navio Negreiro

Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
(1881 - 1893)

Realismo: objetividade, temática social, linguagem objetiva

Naturalismo: linguagem mais próxima da coloquial, temática polêmica

Parnasianismo: arte pela arte, culto à forma

·         Realismo: Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

·         Naturalismo: Aluísio de Azevedo - O Mulato

·         Parnasianismo: Olavo Bilac - Tratado de Versificação

Simbolismo
(1893 - 1910)

Subjetivismo, espiritualidade e misticismo são características que refletem o estilo desta escola.

·         Cruz e Sousa - Tropos e Fantasias

·         Alphonsus de Guimarães - Kyriale

·         Augusto dos Anjos - Eu

Pré-Modernismo
(1910 - 1922)

O Pré-Modernismo rompe com o academicismo, além do que é marcado pela marginalidade das suas personagens.

·         Euclides da Cunha - Os Sertões

·         Lima Barreto - Triste Fim de Policarpo Quaresma

·         Graça Aranha - Canaã

Modernismo
(1922 - 1950)

O Modernismo se divide em três fases, caracterizadas por:

1.ª fase: renovação estética, radicalismo

2.ª fase: temáticas nacionalistas

3.ª fase: inovações linguísticas e experimentações artísticas

·         1.ª fase: Manuel Bandeira - Libertinagem

·         2.ª fase: Graciliano Ramos - Vidas Secas

·         3.ª fase: Clarice Lispector - A Legião Estrangeira

Pós-Modernismo
(1950 - até hoje)

Espontaneidade, liberdade artística, multiplicidade de estilos e combinação de tendências são as principais marcas dessa escola literária.

·         Ariano Suassuna - Auto da Compadecida

·         Millôr Fernandes - Millôr Definitivo: A Bíblia do Caos

·         Paulo Leminski - Agora é que são Elas

 

SEMANA DA ARTE MODERNA (Revisão)

Entenda o que foi a Semana de arte moderna de 1922 em São Paulo, suas características, os artistas presentes e suas consequências para a cultura brasileira.

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, no Teatro Municipal e que reuniu diferentes tipos de arte.

Esse assunto esta quase sempre presente nas provas do Enem e vestibulares e, por isso, é essencial estar afiado no assunto para mandar muito bem! Vamos lá?

O que foi a Semana de Arte de Moderna?

​​​​A Semana de arte moderna de 1922, foi um evento cultural que reuniu diversos tipos de arte como pinturas, poesias, esculturas, danças, entre outras. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.

Nesta época a elite paulista era significativamente influenciada por padrões estéticos europeus que entendiam a arte como algo acadêmico e formal. Com isso, o objetivo da Semana de 22 foi renovar o ambiente artístico e cultural da cidade de São Paulo com o objetivo de construir uma linguagem nacional inspirada nas vanguardas europeias.

Contexto histórico

A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da  República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.

Além disso, nessa época era comum que pessoas com maior poder aquisitivo fossem estudar na Europa, e isso aconteceu com nomes brasileiros conhecidos como Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Ambos trouxeram ao Brasil uma nova concepção de arte, influenciando assim, para a criação do evento da Semana de Arte Moderna.

O que a Semana de Arte Moderna representa?

Representa a busca de uma representação cultural genuinamente brasileira. Naquela época, a cultura brasileira era fortemente influenciada pelo o que chamamos de anglicismos (influência da Inglaterra) e o francesismos (influência da França) – que já havia acabado porque se tratava de um momento pós-Primeira Guerra Mundial.

A semana de 22 aconteceu Teatro Municipal de São Paulo com intuito justamente de mostrar a cultura brasileira buscando a raiz dessa cultura das mais variadas formas de expressões: pintura, escultura, literatura, poesia e música.

Principais artistas da Semana de 22

Os principais artistas que que participaram da Semana de 22 foram

Na literatura

Artes plásticas

Música

  • Heitor Villa-Lobos
  • Guiomar Novaes
  • Frutuoso Viana

Consequências da Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna representou uma nova visão da arte e trouxe uma proposta “mais brasileira” dentro do contexto da época, porém nem todo mundo gostou das propostas da Semana de 22, no qual foi alvo de muitas críticas e polêmicas.

Entre essas críticas podemos destacar as de Monteiro Lobato, principalmente à artista Anita Malfatti, onde afirmou que sua arte tinha caráter místico e paranoico.

Os desdobramentos de tudo que aconteceu na Semana de 22, você vai encontrar até hoje na nossa cultura. O Tropicalismo, por exemplo, deriva das influências da Semana de Arte Moderna. A Bossa Nova também é muito ligada ao modernismo.

Modernismo no Brasil é um dos tópicos de Artes que mais caem na prova de Linguagens do Enem – sem contar a forte presença nos vestibulares tradicionais. 

Quando você for estudar sobre o tema, a nossa outra dica é revisar as três fases do Modernismo:
1ªGeração (1922-1930): pautada pelo radicalismo e escândalos;
2ªGeração (1930-1945): com ênfase na literatura;
3ª Geração (1945-1975): que traz a oposição ao radicalismo.

 

 

REVISÃO DE GRAMÁTICA

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.

Além dessa característica, os pronomes oblíquos possuem outra peculiaridade, eles podem ser classificados em pronomes oblíquos átonos e pronomes oblíquos tônicos. Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.



ATIVIDADES DE REVISÃO (Fechamento da 2ª Unidade)

 

1ª)  São características do Pré-Modernismo:

a) Riqueza em detalhes e pelo exagero.
b) Linguagem coloquial.
c) Exaltação da natureza.
d) Marginalidade dos personagens.
e) Nacionalismo e Indianismo.

2ª) Indique a alternativa que contenha apenas autores pré-modernistas:

a) Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato.
b) Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato.
c) Lima Barreto, José de Anchieta, Euclides da Cunha.
d) José de Anchieta, Santa Rita Durão, Tomás Antônio Gonzaga.
e) Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Clarice Lispector.

 

3ª) "Crítico feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo."

O nome do autor a que se refere a afirmativa acima é:

a) Lima Barreto
b) José Lins do Rego
c) Monteiro Lobato
d) Mário de Andrade
e) Cassiano Ricardo

 

4ª) Dentre os autores que participaram da Semana da Arte Moderna, nas Artes plásticas, podemos citar:

a)     A) Mário de Andrade e Graciliano Ramos

b)   B) Clarice Lispector e Cecília Meirelles

c)   C)Anita Mafalti e Jorge Amado

d)   D) Anita Mafaltti e Di Cavalcanti

e)    E)Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

 

 

 

5ª) Preencha as lacunas do texto abaixo com os pronomes oblíquos devidos:

“ Não ______ ajudou, nem _______ pediu nada, não ______ julgou e nem _____ condenou por isso”.

a – (  ) o, lhe, o, o
b – (  ) o, lhe, o, lhe
c-  (  ) lhe, lhe, o, o
d – (  ) o, lhe, lhe, o
e – (  ) o, lhe, lhe, lhe

6ª) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:

a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.
b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.
c) Não me submeterei aos seus caprichos.
d) Ele me olhou algum tempo comovido.
e) Não a vi quando entrou.

 

 

 

Boa Sorte pra vocês e uma semana de muita paz e muita luz!!!