Marcadores

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

 

ESCOLA ESTADUAL FAUSTO CARDOSO

PROFESSORA GRASIELA SILVA 

TODAS AS TURMAS                          05/01/21          

5ª ATIVIDADE:

AS DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE

 

ESPORTE EDUCACIONAL

O Esporte Educacional é uma manifestação do esporte com foco na inclusão social. Sua base é o processo de aprendizado e desenvolvimento integral do ser humano, não apenas a formação do indivíduo como atleta.

Ele adapta regras, estruturas, espaços e gestos motores de acordo com as realidades de cada território. Mescla o saber formal, aprendido na escola, com o saber informal, produzido pela comunidade. É uma forma de aprendizagem de valores e conteúdos, onde se pode aprender jogando e jogar aprendendo.

O esporte educacional requer planejamento pedagógico que se desenvolve ao longo do tempo, visando atingir os objetivos (educacionais) que se propõe. A intencionalidade pedagógica deve ser traduzida nas seguintes premissas:

 

    a) Ensinar o esporte para todos, respeitando a diversidade de gênero, biótipo, raça, etnia;

    b) Ensinar bem esporte, considerando a diversidade para desenvolver as habilidades e as táticas esportivas dos alunos, para além das aptidões esportivas;

    c) Ensinar mais do esporte, estimulando o desenvolvimento de competências para a inserção social e exercício da cidadania, que implica no desenvolvimento da capacidade de leitura crítica do mundo e do próprio esporte nos diferentes contextos em que este se manifesta.

 

O esporte educacional se diferencia do esporte de rendimento porque não seleciona os mais aptos, não está submetido à lógica exclusiva do rendimento máximo que está presente nas competições e grandes eventos esportivos de alto nível. É importante ressaltar que não se trata da atribuição de valor negativo à competição, como algo a ser evitado, pelo contrário, a competição dentro do processo educacional proporciona aprendizagens específicas e é pensada ou planejada para que todos a vivenciem.

 

As Diretrizes do Esporte Educacional

 

• Promover a interação das diferenças e o respeito às individualidades – incentivar ao acesso de crianças e adolescentes ao esporte, sem qualquer forma de distinção ou discriminação. Trabalhar a percepção, reconhecimento e valorização das diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biotipo e níveis de habilidades.

• Incentivar a autonomia, a cooperação e a corresponsabilidade – utilizar o esporte como fator de educação emancipatória, baseando-se no conhecimento, no esclarecimento e na autorreflexão crítica para superar modelos. Portanto, a autonomia constitui-se na participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte.

• Valorizar as identidades regionais e saberes populares – reconhecer o esporte enquanto manifestação cultural e identitária. Trabalhar a cultura corporal local – jogos, danças, brincadeiras e esportes – socialmente referenciadas na comunidade, como uma importante ferramenta de ensino, de aprendizagem e de definição das identidades dos sujeitos em suas realidades locais.

• Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo de crianças e adolescentes – ampliar o entendimento do esporte como veículo potencial de desenvolvimento, não apenas das habilidades motoras, mas também de interação social e de processos de ensino-aprendizagem. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.

• Atuar em sinergia com políticas, especialmente nas áreas de esporte, educação e cultura – desenvolver práticas pedagógicas esportivas articuladas às demais áreas de conhecimento e o diálogo estreito com diferentes esferas públicas, como saúde, esporte, assistência, educação, entre outros.

 

DISPONÍVEL EM: https://alternativosesportes.wordpress.com/2015/07/31/o-que-e-esporte-educacional/

 

 

Diversas são as maneiras de classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL, 1972).

 

 

O ESPORTE PARTICIPAÇÃO/ LAZER

    Referenciadas pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.

    É comum observarmos as pessoas se organizando para jogar futebol, basquetebol, voleibol, praticar ciclismos, ginástica, realizar caminhadas ou ainda esportes de aventura, em espaços públicos de lazer e esporte, nos clubes, nas praias, nas ruas e também em algumas instituições de ensino que cedem espaços para a realização de tais atividades nos finais de semana (escola da família) ou nos períodos de ociosidade das atividades cotidianas.

 

O ESPORTE PERFORMANCE/ RENDIMENTO

    Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas, e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático. Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos, também a um grande número de aspectos positivos é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.

 

QUESTÕES

 

1.      Complete:

Manoel é um adolescente muito ativo, ele ama praticar esportes, em sua escola ele participa de todas as aulas de educação física. Ela adora as atividades diversificadas propostas pelo professor (Esse esporte é________). No período da tarde, não tem aula, Manoel passa as tardes com seu treinador de Atletismo, afinal, Manoel faz parte da Federação Paulista de Atletismo, onde pratica saltos, e seu forte é salto triplo, se empenhando ao máximo para ganhar a Competição Paulista que está valendo uma bolsa na faculdade, assim considerando um esporte ____________. Nos finais de semana Manoel e mais 5 irmãos costumam ir na quadra do bairro se encontrar com os amigos e bater uma bolinha, jogando Basquete, participando de um esporte __________.

 

a)      Esporte lazer, esporte lazer, esporte educação.

b)     Todos são esportes educativos.

c)      Esporte educação, esporte alto rendimento, esporte lazer.

d)     Esporte educação, esporte lazer, esporte lazer.

e)     Esporte de alto Rendimento, esporte educação, esporte lazer.

 

2.      São objetivos do esporte educacional:

a)      Respeito a diversidade, formação de atletas de alto rendimento, inclusão.

b)     Formar atletas, formar equipes esportivas, inclusão social e Independência.

c)      Construção coletiva, educação, inclusão social, não trabalhar com crianças e Respeito a diversidade.

d)     Construção coletiva, educação, inclusão social, cidadania e Respeito a diversidade.

e)     Formar atletas, retirar o foco do bom cidadão, inclusão social e Independência.

 

3.      São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):

a)          ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.

b)          ER: Formação de atletas; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase no processo. EE: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase na vitória.

c)            ER: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo. EE: Formação de atleta; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória.

d)           ER: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo.

 

4.      IFB - Em relação aos conceitos associados às manifestações sociais do esporte propostos por Manoel Tubino, associe a segunda coluna com a primeira. I) Esporte Educação II) Esporte Participação III) Esporte Performance ( ) Referenciado pelo princípio do prazer lúdico, tendo no bem estar social sua principal finalidade. ( ) Exige uma organização complexa e investimentos, e cada vez mais passa a ser uma responsabilidade da iniciativa privada. ( ) Também está fundamentado em propósitos como a diversão, a descontração, a relação interpessoal e o desenvolvimento pessoal, oferecendo oportunidades de liberdade a cada praticante. ( ) Está pautado em princípios como participação, cooperação, coeducação, integração e responsabilidade. ( ) Deve estar inserido no contexto escolar assumindo um fim eminentemente social e com conteúdo fundamentalmente educativo. ( ) Traz consigo os propósitos de novos êxitos esportivos, a vitória sobre adversários nos mesmos códigos, e é exercido sob regras preestabelecidas pelos organismos internacionais de cada modalidade. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

 

a)      III, II, III, I, I, II

b)     II, III, II, I, I, III

c)      I, II, I, III, II, III

d)     III, III, II, I, I, III

e)     II, III, I, II, I, III

 

5.      ENEM – 2011 O esporte de alto rendimento envolve atividades físicas de caráter competitivo, no qual os atletas competem consigo mesmos ou com outros, sujeitando-se a regras preestabelecidas aprovadas pelos organismos internacionais ou nacionais de cada modalidade. As grandes competições são reservadas aos grandes talentos e possibilitam a promoção de espetáculos que

a) geram modelos de atletas, que passam a ser exemplos seguidos por jovens e crianças.

b) permitem aos espectadores assistirem às partidas, fazendo parte de equipes.

c) minimizam as possibilidades de participação e procura pelas práticas esportivas.

d) incentivam o abandono das práticas esportivas, além do sedentarismo nos indivíduos.

e) possibilitam aos espectadores desenvolvimento tático e participação nas equipes.

 

 

SUGESTÃO DE VÍDEO: