PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS - CONTEUDOS E ATIVIDADE DE REVISÃO - 1º ANO C
Escola
Estadual Fausto Cardoso
Turmas: 1º ano C Data: 04/01/2021
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Professor: Reginaldo Silva de Araújo
REVISÃO DOS CONTEÚDOS COM ATIVIDADES REFERENTES A 3ª UNIDADE DE 07 A 21/12/2020
Na literatura, as palavras podem não ter o mesmo valor das
palavras que utilizamos na vida diária. Em nosso cotidiano, as palavras têm um
valor utilitário, ao passo que, se usadas no texto literário, adquirem valor
artístico, podendo criar um mundo poético ou ficcional, por meio da maneira
como são usadas.
O artista da palavra pode nos retratar uma realidade ao seu
modo. A realidade literária (a criação literária) pode estar em desacordo com a
realidade sensível, objetiva.
Na linguagem literária há
preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e
beleza a um texto.
A linguagem não literária é
objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra
em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
A linguagem
literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de
sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que
geralmente possuem.
Portanto, a literatura é de grande importância,
porque é a expressão do ser humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes
e ideias.
A linguagem não literária tem
como principal característica a informatividade. ... Ainda
assim, a linguagem não literária apresenta características delimitadas,
e seu principal objetivo é a criação de um discurso cuja principal preocupação
é o objeto linguístico.
Características do Texto Literário
- Plurissignificação: as palavras, no texto literário,
assumem vários significados. Valoriza Texto -se a linguagem conotativa, ou
seja, o sentido figurado.
- Ficcionalidade: os textos baseiam-se no real,
transfigurando-o, recriando-o. Em outras palavras, o alcance da escrita
ultrapassa para além do real.
- Aspecto subjetivo: o texto apresenta, normalmente, o
olhar pessoal do artista, suas experiências e emoções.
- Ênfase na função poética
da linguagem: o texto literário
manipula a palavra, revestindo-a de caráter artístico. O artista apresenta
na obra literária a sua visão perante seus anseios e exerce uma postura
diante do mundo e das pretensões humanas.
O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e
1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na
Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras
literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia,
de Bento Teixeira; Os
sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de
Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho,
do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.
Na Europa, o barroco surgiu
no final do século XVI e perdurou até o século XVIII. Apesar de esse estilo ser
de origem
italiana,
os principais autores europeus são os escritores espanhóis Luis de Góngora e
Francisco de Quevedo, de onde provêm os termos “gongorismo” (cultismo) e
“quevedismo” (conceptismo). No mais, é preciso destacar também os autores portugueses Francisco Rodrigues
Lobo, Jerónimo Baía, António José da Silva, Soror Mariana Alcoforado, entre
outros.
Estilo marcado
por conflitos entre fé e razão
O Barroco
em Portugal surgiu em 1580, após a morte de Luís de Camões - poeta
português considerado um dos maiores representantes da literatura portuguesa. O
estilo teve fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e nascimento do
Arcadismo.
O movimento
artístico nasceu na Itália e era contrário ao pensamento medieval Teocentrista,
que colocava Deus no centro das coisas. Recebeu grandes influências do
renascimento e do Antropocentrismo, homem como o centro das coisas.
O
Barroco em Portugal se desenvolveu durante uma crise política e econômica
resultado da Guerra de Restauração e conflitos com a Espanha. As dificuldades
da época geraram uma arte violenta, dinâmica que representa os conflitos
internos entre a fé e a razão. Conheça agora as principais
particularidades do Barroco em Portugal e os principais representantes do
movimento e suas respectivas obras.
Características
do Barroco em Portugal
Os
conflitos internos e a herança do pensamento humanista geraram grandes
incertezas para a sociedade portuguesa da época. O pensamento Teocentrista
baseada na fé e na crença do céu, espírito e alma contratava com o mundanismo,
humanismo e antropocentrismo.
As
artes refletiam, assim, todos esses conflitos internos e se mostravam
violentas, secas e perturbadas. Entre as características do Barroco em Portugal
estavam também:
• Dualismo:
os homens estavam carregados de conflitos internos e por meio das artes eles
tentavam equilibrar as formas contraditórias da fé x razão, profano x sagrado,
corpo x alma, Deus x Diabo;
• Fugacidade:
todos os aspectos da vida e o que passa por ela (pessoas, coisas) são
instáveis, mutáveis;
• Feísmo:
o Barroco em Portugal tentava romper com o equilíbrio do modelo Clássico.
Assim, adquiriu formatos trágicos com retratação de cenas cruéis, grotescas,
dolorosas;
• Pessimismo:
o homem do período era cheio de incertezas e desencantado com a vida. A
instabilidade da vida o colocava diante da ideia de morte.
O Barroco desenvolvido em Portugal
abraçou, principalmente, dois tipos de tendências:
• Cultismo:
também denominado de Gongorismo, esse conceito se baseava nos poemas do
espanhol Luís de Góngora. As obras eram marcadas pelo jogo de palavras, ideias
e conceitos. Os textos eram rebuscados e ornamentados e possuíam linguagem
culta e cheia de figuras de linguagem como o paradoxo, antítese, metáforas,
anáforas. Frequentemente os poetas utilizavam hipérbatos, trocadilhos e
dubiedades.
• Conceptismo:
conhecido também como Quevedismo. Tinha como referência os textos do também
espanhol Francisco de Quevedo é caracterizado no argumento lógico e pretendia
convencer o leitor sobre as ideias colocadas. Para isso, usava o silogismo –
dedução de uma proposição lógica a partir de duas premissas – e sofismo que é o
desestímulo da verdade por meio de regras lógicas.
CONTEÚDOS GRAMATICAIS
A fonologia é a
parte da linguística que estuda os fonemas, que é a menor
unidade sonora das palavras, entre outros aspectos. A fonologia é
o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um
idioma. A palavra fonologia é oriunda do grego: phonos =
voz/som e logos = palavra/estudo.
A
Fonética e a Fonologia são uma das partes da Gramática e tratam dos aspectos
fônicos, físicos e fisiológicos de uma língua.
A Gramática registra e descreve
todos os aspectos das línguas. Como sabemos, esses aspectos são diversos e seu
estudo é organizados em partes: Fonética e Fonologia, Morfologia e Sintaxe (morfossintaxe), Semântica e Estilística.
Neste
texto vamos refletir a respeito da primeira parte dos estudos da Gramática
Descritiva, a Fonética e Fonologia, que tratam dos aspectos
fônicos, físicos e fisiológicos da
nossa língua.
- Fonética
A Fonética é
o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons
efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades.
Em outras palavras, a Fonética preocupa-se com os sons
da fala em sua realização concreta. Quando um falante pronuncia a palavra
'dia', à Fonética interessa de que forma a consoante /d/ é pronunciada: /d/ /i/
/a/ ou /dj/ /i/ /a/.
- Fonologia
A Fonologia é
o estudo dos Fonemas (os sons) de uma língua. Para a Fonologia,
o fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado.
Isso significa que os fonemas são os diferentes sons que
produzimos para exprimir nossas ideias, sentimentos e emoções a partir da
junção de unidades distintas. Essas unidades, juntas, formam as sílabas e
as palavras.
Não
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A palavra 'Fonema' tem origem grega (fono =
som + emas = unidades distintas) e representa as menores
unidades sonoras que formam as palavras. As palavras são a unidade
básica da interação verbal e são criadas pela junção de unidades
menores: as sílabas e os sons, na fala, ou as sílabas e letras, na
escrita.
Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Essa classificação existe em virtude dos diferentes tipos de sons produzidos pela corrente de ar que sai dos nossos pulmões e é liberada, com ou sem obstáculos, pela boca e/ou pelo nariz.
ATIVIDADES REVISIONAIS - (Fechamento da 2ª Unidade)
1ª) Observe
atentamente o trecho transcrito abaixo.
(…) o objetivo da poesia (e da arte
literária em geral) não é o real concreto, o verdadeiro, aquilo que de fato
aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode acontecer, considerado na sua
universalidade.
(SILVA, Vítor M. de A. Teoria da
Literatura. Coimbra: Almedina, 1982.)
A
partir da leitura do fragmento, pode-se deduzir que a obra literária tem o
seguinte objetivo:
a) opor-se ao real para afirmar a
imaginação criadora;
b) anular a realidade concreta para superar contradições aparentes;
c) construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido;
d) buscar uma parcela representativa do real para contestar sua validade.
2ª)
O objetivo maior deste tipo de texto
é passar ao leitor informações. Portanto, o autor deve ser imparcial e objetivo
no jeito de escrever, oferecendo apenas uma interpretação daquilo que está
sendo dito.
A assertiva
acima refere-se ao seguinte tipo de texto:
a) a) Literário
b) b) Dissertativo
c) c) Narrativo
d) d) Não literário
e) e) Descritivo
3ª)
A opção
que não apresenta características do Barroco é:
a)
sentimento trágico da existência, desengano, desespero;
b) gosto
pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo;
c) gosto
de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos
túmulos;
d)
tentativa de conciliar pólos opostos: o ideal cristão medieval e os valores
pagãos do renascimento;
e) a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.
4ª) Considere
as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte
barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e
contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O
conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um
imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A
oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos
dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a) Apenas
I.
b) Apenas
II.
c) Apenas
III.
d) Apenas
I e III.
e) I, II e III.
5ª) Assinale a alternativa errada a
respeito da palavra "churrasqueira".
a) apresenta 13 letras e 10 fonemas
b) apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu
c) divisão silábica: chur-ras-quei-ra
d) é paroxítona e polissílaba
e) apresenta o tritongo: uei
5ª) . Marque o item que apresenta erro na divisão
silábica:
a) téc-ni-co
b) de-ce-pção
c) ad-jun-to
d) con-fec-ção
e) obs-tá-cu-lo
Boa sorte!