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segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

PROFESSOR REGINALDO - PORTUGUÊS - CONTEUDOS E ATIVIDADE DE REVISÃO  - 1º ANO C  

Escola Estadual Fausto Cardoso

Turmas: 1º ano C                        Data: 04/01/2021

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo

REVISÃO DOS CONTEÚDOS COM ATIVIDADES REFERENTES A 3ª UNIDADE DE 07 A 21/12/2020

Na literatura, as palavras podem não ter o mesmo valor das palavras que utilizamos na vida diária. Em nosso cotidiano, as palavras têm um valor utilitário, ao passo que, se usadas no texto literário, adquirem valor artístico, podendo criar um mundo poético ou ficcional, por meio da maneira como são usadas.

O artista da palavra pode nos retratar uma realidade ao seu modo. A realidade literária (a criação literária) pode estar em desacordo com a realidade sensível, objetiva.

 Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.

linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
linguagem literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que geralmente possuem.
Portanto, a literatura é de grande importância, porque é a expressão do ser humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes e ideias.

linguagem não literária tem como principal característica a informatividade. ... Ainda assim, a linguagem não literária apresenta características delimitadas, e seu principal objetivo é a criação de um discurso cuja principal preocupação é o objeto linguístico.

Características do Texto Literário

  • Plurissignificação: as palavras, no texto literário, assumem vários significados. Valoriza Texto -se a linguagem conotativa, ou seja, o sentido figurado.
  • Ficcionalidade: os textos baseiam-se no real, transfigurando-o, recriando-o. Em outras palavras, o alcance da escrita ultrapassa para além do real.
  • Aspecto subjetivo: o texto apresenta, normalmente, o olhar pessoal do artista, suas experiências e emoções.
  • Ênfase na função poética da linguagem: o texto literário manipula a palavra, revestindo-a de caráter artístico. O artista apresenta na obra literária a sua visão perante seus anseios e exerce uma postura diante do mundo e das pretensões humanas.

 

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.

Na Europa, o barroco surgiu no final do século XVI e perdurou até o século XVIII. Apesar de esse estilo ser de origem italiana, os principais autores europeus são os escritores espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo, de onde provêm os termos “gongorismo” (cultismo) e “quevedismo” (conceptismo). No mais, é preciso destacar também os autores portugueses Francisco Rodrigues Lobo, Jerónimo Baía, António José da Silva, Soror Mariana Alcoforado, entre outros.

 

Estilo marcado por conflitos entre fé e razão

 

Barroco em Portugal surgiu em 1580, após a morte de Luís de Camões - poeta português considerado um dos maiores representantes da literatura portuguesa. O estilo teve fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e nascimento do Arcadismo. 

O movimento artístico nasceu na Itália e era contrário ao pensamento medieval Teocentrista, que colocava Deus no centro das coisas. Recebeu grandes influências do renascimento e do Antropocentrismo, homem como o centro das coisas. 

O Barroco em Portugal se desenvolveu durante uma crise política e econômica resultado da Guerra de Restauração e conflitos com a Espanha. As dificuldades da época geraram uma arte violenta, dinâmica que representa os conflitos internos entre a fé e a razão. Conheça agora as principais particularidades do Barroco em Portugal e os principais representantes do movimento e suas respectivas obras. 

Características do Barroco em Portugal

Os conflitos internos e a herança do pensamento humanista geraram grandes incertezas para a sociedade portuguesa da época. O pensamento Teocentrista baseada na fé e na crença do céu, espírito e alma contratava com o mundanismo, humanismo e antropocentrismo. 

As artes refletiam, assim, todos esses conflitos internos e se mostravam violentas, secas e perturbadas. Entre as características do Barroco em Portugal estavam também:

• Dualismo: os homens estavam carregados de conflitos internos e por meio das artes eles tentavam equilibrar as formas contraditórias da fé x razão, profano x sagrado, corpo x alma, Deus x Diabo;

• Fugacidade: todos os aspectos da vida e o que passa por ela (pessoas, coisas) são instáveis, mutáveis;

• Feísmo: o Barroco em Portugal tentava romper com o equilíbrio do modelo Clássico. Assim, adquiriu formatos trágicos com retratação de cenas cruéis, grotescas, dolorosas; 

• Pessimismo: o homem do período era cheio de incertezas e desencantado com a vida. A instabilidade da vida o colocava diante da ideia de morte.

Barroco desenvolvido em Portugal abraçou, principalmente, dois tipos de tendências:

 

• Cultismo: também denominado de Gongorismo, esse conceito se baseava nos poemas do espanhol Luís de Góngora. As obras eram marcadas pelo jogo de palavras, ideias e conceitos. Os textos eram rebuscados e ornamentados e possuíam linguagem culta e cheia de figuras de linguagem como o paradoxo, antítese, metáforas, anáforas. Frequentemente os poetas utilizavam hipérbatos, trocadilhos e dubiedades. 

• Conceptismo: conhecido também como Quevedismo. Tinha como referência os textos do também espanhol Francisco de Quevedo é caracterizado no argumento lógico e pretendia convencer o leitor sobre as ideias colocadas. Para isso, usava o silogismo – dedução de uma proposição lógica a partir de duas premissas – e sofismo que é o desestímulo da verdade por meio de regras lógicas. 

 

CONTEÚDOS GRAMATICAIS

 

fonologia é a parte da linguística que estuda os fonemas, que é a menor unidade sonora das palavras, entre outros aspectos. A fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A palavra fonologia é oriunda do grego: phonos = voz/som e logos = palavra/estudo.

A Fonética e a Fonologia são uma das partes da Gramática e tratam dos aspectos fônicos, físicos e fisiológicos de uma língua.

Gramática registra e descreve todos os aspectos das línguas. Como sabemos, esses aspectos são diversos e seu estudo é organizados em partes: Fonética e Fonologia, Morfologia e Sintaxe (morfossintaxe), Semântica e Estilística.

Neste texto vamos refletir a respeito da primeira parte dos estudos da Gramática Descritiva, a Fonética e Fonologia, que tratam dos aspectos fônicosfísicos e fisiológicos da nossa língua.

  • Fonética

Fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produçãoarticulação e variedades. Em outras palavras, a Fonética preocupa-se com os sons da fala em sua realização concreta. Quando um falante pronuncia a palavra 'dia', à Fonética interessa de que forma a consoante /d/ é pronunciada: /d/ /i/ /a/ ou /dj/ /i/ /a/.

  • Fonologia

Fonologia é o estudo dos Fonemas (os sons) de uma língua. Para a Fonologia, o fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado. Isso significa que os fonemas são os diferentes sons que produzimos para exprimir nossas ideias, sentimentos e emoções a partir da junção de unidades distintas. Essas unidades, juntas, formam as sílabas e as palavras.

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A palavra 'Fonema' tem origem grega (fono = som + emas = unidades distintas) e representa as menores unidades sonoras que formam as palavras. As palavras são a unidade básica da interação verbal e são criadas pela junção de unidades menores: as sílabas e os sons, na fala, ou as sílabas e letras, na escrita.

Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Essa classificação existe em virtude dos diferentes tipos de sons produzidos pela corrente de ar que sai dos nossos pulmões e é liberada, com ou sem obstáculos, pela boca e/ou pelo nariz.


ATIVIDADES REVISIONAIS -  (Fechamento da 2ª Unidade)  

 

1ª) Observe atentamente o trecho transcrito abaixo.

(…) o objetivo da poesia (e da arte literária em geral) não é o real concreto, o verdadeiro, aquilo que de fato aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode acontecer, considerado na sua universalidade.

(SILVA, Vítor M. de A. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 1982.)

 

A partir da leitura do fragmento, pode-se deduzir que a obra literária tem o seguinte objetivo:

a) opor-se ao real para afirmar a imaginação criadora;
b) anular a realidade concreta para superar contradições aparentes;
c) construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido;
d) buscar uma parcela representativa do real para contestar sua validade.

2ª)  O objetivo maior deste tipo de texto é passar ao leitor informações. Portanto, o autor deve ser imparcial e objetivo no jeito de escrever, oferecendo apenas uma interpretação daquilo que está sendo dito.

A assertiva acima refere-se ao seguinte tipo de texto:

a)    a) Literário

b)   b)  Dissertativo

c)    c) Narrativo

d)    d) Não literário

e)    e) Descritivo

3ª) A opção que não apresenta características do Barroco é: 

a) sentimento trágico da existência, desengano, desespero; 

b) gosto pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo; 

c) gosto de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos túmulos; 

d) tentativa de conciliar pólos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do renascimento; 

e) a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.

4ª)  Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra. 

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas. 

III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa. 

Quais estão corretas: 

a) Apenas I. 

b) Apenas II. 

c) Apenas III. 

d) Apenas I e III. 

e) I, II e III.

5ª) Assinale a alternativa errada a respeito da palavra "churrasqueira".

a) apresenta 13 letras e 10 fonemas

b) apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu

c) divisão silábica: chur-ras-quei-ra

d) é paroxítona e polissílaba

e) apresenta o tritongo: uei

5ª) . Marque o item que apresenta erro na divisão silábica:

a) téc-ni-co

b) de-ce-pção

c) ad-jun-to

d) con-fec-ção

e) obs-tá-cu-lo

 

Boa sorte!