CONTINUAÇÃO!
QUESTÕES
1). A transvalorização da moral proposta por Nietzsche é:
a) A aceitação da moral tradicional como sendo universal e absoluta.
b) É o estudo sobre a origem da moral tradicional para que possamos conservá-la, tendo em mente a sua importância ao desenvolvimento do indivíduo como ser humano.
c) É a crença incondicional que os valores que devem ser preservados são aqueles que provêm da fé cristã, única fonte capaz de dizer o que é bom ou mal à humanidade.
d) É a superação da moral tradicional, para que os atos do homem forte não sejam pautados pela mediocridade das virtudes estabelecidas. Para tanto é preciso recuperar o sentimento de potência, a alegria de viver, a capacidade de invenção e a condição do próprio homem definir o que é bom ou ruim para si e para os demais, sem imposição ou aceitação do que já foi convencionado por estranhos.
2)No século XIX, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche vislumbrou o advento do “super-homem” em reação ao que para ele era a crise cultural da época. Na década de 1930, foi criado nos Estados Unidos o Super-Homem, um dos mais conhecidos personagens das histórias em quadrinhos. A diferença entre os dois “super-homens” está no fato de Nietzsche defender que o super-homem
a) agiria de modo coerente com os valores pacifistas, repudiando o uso da força física e da violência na consecução de seus objetivos
b) expressaria os princípios morais do protestantismo, em contraposição ao materialismo presente no herói dos quadrinhos
c) abdicar-se-ia das regras morais vigentes, desprezando as noções de “bem”, “mal”, “certo” e “errado”, típicas do cristianismo
d) representaria os valores políticos e morais alemães, e não o individualismo pequeno burguês norte-americano
3) “O existencialismo de Sartre está inteiramente estruturado no princípio filosófico de que no homem a existência precede a essência, e esta é construída através da liberdade responsável que o homem manifesta ao escolher sua própria vida. Em sua obra, Sartre não deu uma importância excessiva ao problema religioso, pois não estava preocupado em discutir acerca da existência ou não existência de Deus. Nada, nem mesmo Deus, pode justificar o homem ou retirá-lo de sua liberdade total e absoluta, ou ainda salvá-lo de si mesmo”
No texto acima, Sartre se refere ao primeiro princípio do existencialismo: a existência precede a es-sência. Segundo esse princípio, somente os seres humanos possuem liberdade, porque são os únicos seres que agem de acordo com um projeto
A.)de vida boa revelado por Deus.
B.)definido pela natureza humana.
C.)existencial determinado pelo destino.
D)por eles mesmos concebidos.
4)O existencialismo é um dos movimentos filosóficos mais importantes da modernidade. E o tema da liberdade humana é uma das questões centrais tratadas pelos filósofos existencialistas. Sobre a liberdade, o filósofo francês Jean-Paul Sartre sustenta que “o homem está condenado a ser livre”. Assim sendo, para Sartre.
A)a ideia de liberdade nas ações humanas é ilusória, já que toda ação humana está condenada.
B).toda ação humana é livre, porque estamos fadados a ser os únicos responsáveis por aquilo que somos.
C)a liberdade possível para as ações humanas depende das circunstâncias da existência, não de escolha livre.
D).qualquer ação humana tem sua escolha determinada pelas convenções sociais, e assim não há escolha livre.
5)Com base no pensamento filosófico de Sartre sobre a liberdade, assinale a alternativa CORRETA.
a) O homem não é, senão o seu projeto, escolha e compromisso.
b) O homem não está condenado à liberdade; ele tem escolha.
c) O homem é livre sem escolha e sem compromisso.
d) O homem é seu projeto responsável sem escolha.
e) O homem é responsável e livre sem escolha.