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domingo, 10 de janeiro de 2021

1ª Atividade - 3ª Unidade - 2º Ano A,B,C.

COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO

PROFESSORA Me. Carla Correia

2º ano do EM- 1ª semana da 3ªU


Queridos alunos, estou retornando da licença e espero que todos estejam bem, apesar desse período complexo. Vamos dar início à 3ª unidade com elementos essenciais para a construção da coesão textual. Bons Estudos! Professora Carla.

 


 



 










ATIVIDADES

 QUESTÃO 1

Assinale a alternativa em que, CONTRARIANDO A NORMA CULTA, usou-se ou deixou-se de usar uma preposição antes do pronome relativo.

a) No momento que os gaúchos chegaram, os castelhanos soltaram vivas.

b) A moça, que os amigos generosamente acolheram, portou-se como uma verdadeira dama.

c) Era uma flor belíssima, de cujo olor extraíra o poeta sua inspiração.

d) Tinha mãos sujas da graxa em que a peça estivera mergulhada.

e) A linguagem era recheada de palavras pretensamente eruditas, que o condenavam.

 

QUESTÃO 2

Quanto ...... origens do ruído, o pensador David le Breton ...... associa ao utilitarismo, com que se relaciona, por vezes, ...... racionalismo, que dispõe a experiência dos sentidos em segundo plano.

Preenche as lacunas da frase acima, correta e respectivamente, o que se encontra em:

a) as − às – ao        b) a − a – ao        c) às − às – ao     d) as − as – o     e) às − as – o

  

QUESTÃO 3

Considere a seguinte frase:

 As declarações do candidato no último comício corroboraram _____ declarações feitas anteriormente, deixando claro o objetivo da campanha de privilegiar os aspectos econômicos em detrimento _____ sociais, com o intuito de impactar fortemente _____ preferência dos eleitores.

 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que parecem na frase.

a) as – dos – a.                    b) com as – dos – a.              c) com as – aos – na.  

 d) as – aos – na.                 e) com as – dos – na.

 

 QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir para responder a questão abaixo.

 Mesmo com solavancos, a cada década o Brasil melhora um pouco nos principais termômetros que medem o patamar de desenvolvimento. Mas em um indicador específico o país patina de modo tão surpreendente e vergonhoso que ganhou destaque em um recente relatório do Fundo de População da ONU: a alta ocorrência de gravidez na adolescência. A cada cinco mulheres que __________ no Brasil, uma não é adulta. A gravidez nessa etapa da vida custa caro ao país – em decorrência __________ fato de grande parte dessas mães_____  fora da escola e do mercado de trabalho e de os bebês nascerem privados __________ estímulos certos.

(Monica Weinberg, Veja, 15.11 2.017. Adaptado)

 Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

a) engravidam ... do ... estar ... de

b) engravida ... o ... estarem ... com

c) engravidam ... o ... estarem ... de

d) engravida ... do ... estar ... sob

e) engravidam ... o ... estar ... aos

 

QUESTÃO 5

 Leia o texto a seguir para responder a questão abaixo.

 Violência: O Valor da vida

 Kalina Vanderlei Silva / Maciel Henrique Silva, Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 412

A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas. Em geral, ao nos referirmos à violência, estamos falando da agressão física. Mas violência é uma categoria com amplos significados. Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas. Dessa forma, podemos definir a violência como qualquer relação de força que um indivíduo impõe a outro.

Consideremos o surgimento das desigualdades econômicas na história: a vida em sociedade sempre foi violenta, porque, para sobreviver em ambientes hostis, o ser humano precisou produzir violência em escala inédita no reino animal.

Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria. Essa desigualdade social é o fenômeno em que alguns indivíduos ou grupos desfrutam de bens e valores exclusivos e negados à maioria da população de uma sociedade. Tal desigualdade aparece em condições históricas específicas, constituindo-se em um tipo de violência fundamental para a constituição de civilizações.

 “A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas”.

 A frase abaixo em que houve troca indevida entre sob/sobre é:

a) O clima sob os tetos das celas era tenso;

b) Deus faz chover sob homens justos e injustos;

c) Sob o ponto de vista político, essa proposta é inviável;

d) O preso trazia, sob o casaco, drogas proibidas;

e) Cavando o solo, os presos traziam muita terra sob as unhas.

 

                                    


Complemente seus estudos: 







Preposição