COLÉGIO ESTADUAL FAUSTO CARDOSO
PROFESSORA Me. Carla Correia
2º ano do EM- 1ª semana da 3ªU
Queridos alunos, estou retornando da licença e espero que todos estejam bem, apesar desse período complexo. Vamos dar início à 3ª unidade com elementos essenciais para a construção da coesão textual. Bons Estudos! Professora Carla.
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa em que, CONTRARIANDO A NORMA CULTA, usou-se ou
deixou-se de usar uma preposição antes do pronome relativo.
a) No momento que os gaúchos chegaram, os castelhanos soltaram vivas.
b) A moça, que os amigos generosamente acolheram, portou-se como uma
verdadeira dama.
c) Era uma flor belíssima, de cujo olor extraíra o poeta sua
inspiração.
d) Tinha mãos sujas da graxa em que a peça estivera mergulhada.
e) A linguagem era recheada de palavras pretensamente eruditas, que o
condenavam.
QUESTÃO 2
Quanto ...... origens do ruído, o pensador David le Breton ......
associa ao utilitarismo, com que se relaciona, por vezes, ...... racionalismo,
que dispõe a experiência dos sentidos em segundo plano.
Preenche as lacunas da frase acima, correta e respectivamente, o que se
encontra em:
a) as − às – ao b) a − a –
ao c) às − às – ao d) as − as – o e) às − as – o
QUESTÃO 3
Considere a seguinte frase:
a) as – dos – a.
b) com as – dos – a.
c) com as – aos – na.
d) as – aos – na. e) com as – dos – na.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir para responder a questão abaixo.
(Monica Weinberg, Veja, 15.11 2.017. Adaptado)
a) engravidam ... do ... estar ... de
b) engravida ... o ... estarem ... com
c) engravidam ... o ... estarem ... de
d) engravida ... do ... estar ... sob
e) engravidam ... o ... estar ... aos
QUESTÃO 5
Leia o texto a seguir para responder a questão abaixo.
Violência: O Valor da vida
A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as
sociedades sob várias formas. Em geral, ao nos referirmos à violência, estamos
falando da agressão física. Mas violência é uma categoria com amplos
significados. Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos
de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de
gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e,
ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas.
Dessa forma, podemos definir a violência como qualquer relação de força que um
indivíduo impõe a outro.
Consideremos o surgimento das desigualdades econômicas na história: a
vida em sociedade sempre foi violenta, porque, para sobreviver em ambientes
hostis, o ser humano precisou produzir violência em escala inédita no reino
animal.
Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma
ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da
vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a
qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se
complexificaria. Essa desigualdade social é o fenômeno em que alguns indivíduos
ou grupos desfrutam de bens e valores exclusivos e negados à maioria da
população de uma sociedade. Tal desigualdade aparece em condições históricas
específicas, constituindo-se em um tipo de violência fundamental para a
constituição de civilizações.
a) O clima sob os tetos das celas era tenso;
b) Deus faz chover sob homens justos e injustos;
c) Sob o ponto de vista político, essa proposta é inviável;
d) O preso trazia, sob o casaco, drogas proibidas;
e) Cavando o solo, os presos traziam muita terra sob as unhas.