Colégio Estadual Fausto Cardoso
Turma/Série: 3º série A, B, C e D - Ensino Médio
Disciplina: História
Professor: Antonio José dos Santos Júnior
Tema: Primeira República
Guerra de Canudos
Revolta da chibata e Guerra de Contestado
Revolta da Vacina
Conflitos sociais: “A questão social é um caso de polícia”.
Durante a República Velha, eclodiram movimentos sociais, tanto urbanos quanto rurais, que denotavam o descontentamento de determinados segmentos sociais que se sentiam excluídos e sem assistência do Estado, o qual se constituíra oligárquico.
Ou seja, na República Velha, a “questão social” era efetivamente tratada como um caso de polícia. Os governos oligárquicos não toleravam as reivindicações, protestos e greves dos trabalhadores, por isso usavam a violência militar do Estado para reprimi-los.
Brasil contemporâneo: PR- violência policial contra professores repercute no mundo.
|
Os sindicatos e os jornais operários eram fechados pela polícia, as greves eram enfrentadas a bala e os líderes eram presos, e, caso fossem imigrantes, expatriados, pois eram encarados como cidadãos “indesejáveis”. Portanto, pode-se concluir que o Estado republicano, liberal e oligárquico, quando deixava no mais completo desamparo o proletariado, assumia uma clara defesa dos interesses patronais.
Guerra de Canudos
No sertão nordestino, a miséria e a religiosidade do povo eram propícias ao surgimento de “profetas”, que prometiam uma vida melhor a seus seguidores. Um deles foi Antônio Conselheiro, considerado um homem santo.
Perseguido pela polícia, pois em suas pregações colocava-se contra o regime republicano – repudiava os impostos municipais exigidos pela República, bem como a separação entre a Igreja e o Estado –, Conselheiro e seus seguidores refugiaram-se em uma fazenda abandonada, em Canudos, e fundaram o arraial de Belo Monte.
Guerra de Canudos
|
Eram aproximadamente 30 mil sertanejos trabalhando e obedecendo às ordens de seu líder “sagrado”. Eles plantavam feijão, milho e mandioca e criavam rebanhos.
Em 1897, iniciou-se a quarta tentativa de tropas do governo para arrasar o Arraial, derrotado em 5 de outubro.
Revolta da Vacina
Entre 1902 e 1906, o Brasil foi governado por Rodrigues Alves. Ele implementou uma reforma urbana no Rio de Janeiro, que desapropriou e demoliu os antigos prédios das áreas centrais da cidade para a abertura de amplas avenidas, jardins e modernos edifícios públicos. As famílias pobres que viviam na área foram despejadas sob ação policial.
Foi posta em prática uma reforma sanitária que previa o combate à febre amarela, à peste bubônica e à varíola. Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública, sugeriu a vacinação obrigatória contra a varíola.
Revolta da Vacina
|
O povo do Rio de Janeiro, abalado com a carestia, com os problemas de moradia e com as medidas autoritárias do governo, resistiu à vacinação. Entre 10 e 15 de novembro de 1904, nas ruas do Rio de Janeiro, ocorreram verdadeiras batalhas entre a população e as forças policiais, e o presidente acabou cancelando a obrigatoriedade da vacinação. Esse episódio ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Revolta da Chibata
Em novembro de 1910, também no Rio de Janeiro, os marinheiros rebelaram-se para exigir o fim dos castigos corporais, o aumento dos soldos e melhorias na alimentação.
Mais de 2 mil homens apoderaram-se dos mais importantes navios da Marinha, expulsaram os oficiais e ameaçaram bombardear a cidade. Eles eram liderados por João Cândido, que ficou conhecido como “Almirante Negro”.
Revolta da Chibata
|
O marechal Hermes da Fonseca, presidente de 1910 a 1914, prometeu abolir os castigos e conceder anistia aos marinheiros que se entregassem. Porém, os líderes da rebelião foram expulsos da corporação e 250 marinheiros foram presos e levados à força para o Acre.
Guerra do Contestado
Em 1910, com o término das obras da Ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul, 8 mil trabalhadores ficaram sem trabalho, sobretudo na região entre o Paraná e Santa Catarina, que já assistia a conflitos entre os dois estados pelos limites territoriais de cada um. A região litigiosa era conhecida como Contestado.
Guerra de Contestado
|
Além disso, para a construção da ferrovia e a instalação de uma madeireira, milhares de pequenos agricultores haviam sido expulsos de suas terras. Entre eles, surgira a liderança do “monge” José Maria, que havia fundado uma comunidade autônoma, localizada justamente na área em litígio.
A partir de 1913, os governos estaduais, tanto do Paraná quanto de Santa Catarina, e o governo federal organizaram expedições para arrasá-los, o que se concretizou dois anos depois.
REFERÊNCIAS
Enem e Vestibulares. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: História do Brasil. Produção editorial: Gold Editora. 2020.
Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
NEVES, Daniel. Revoltas na República Velha. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/rebelioes-na-republica-velha.htm#:~:text=depois%20da%20publicidade%20%3B)-,Resumo,Vacina%20e%20Revolta%20da%20Chibata. Acesso: 07/07/2020.
GUERRA DE CANUDOS - Resumo Desenhado: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UCicCcFJPns. Acesso em:07/07/2020.
Hermes da Fonseca #08. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s4kG5qzFdsk. Acesso: 07/07/2020.
A Revolta da Vacina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6i6v9f_aWjg. Acesso: 07/07/2020.
ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Entregar para o professor via whatsapp ou formulário google, ate o dia 29/07/2020.
A partir do texto acima, vídeosaulas e do links para pesquisa indicados pelo professor, responda as questões abaixo.
Formulário google forms:
Formulário google forms:
3ª Série A: https://docs.google.com/forms/d/17behJ4mEi5V2z5vFyoMf3klKw3JkXg11AN4MRs497Cw/edit
3ª Série B: https://docs.google.com/forms/d/1D3GLsdAGWk_2QRSMIiw4s4iLNZOGr4GgNC_PGLlnVww/edit
3ª Série C: https://docs.google.com/forms/d/1HJ5cgc6jIEMVm0KFXBuwyvbFZmqjuq3qyzYeBKS95co/edit
3ª Série D:
https://docs.google.com/forms/d/1MS15VfS3h4HkmBJLjYdSb9aNUr1kFQT-ukp8rfW_Ouo/edit
3ª Série B: https://docs.google.com/forms/d/1D3GLsdAGWk_2QRSMIiw4s4iLNZOGr4GgNC_PGLlnVww/edit
3ª Série C: https://docs.google.com/forms/d/1HJ5cgc6jIEMVm0KFXBuwyvbFZmqjuq3qyzYeBKS95co/edit
3ª Série D:
https://docs.google.com/forms/d/1MS15VfS3h4HkmBJLjYdSb9aNUr1kFQT-ukp8rfW_Ouo/edit
1. “A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado durante o período da chamada República Velha (1889-1930).
Sendo assim, podemos afirmar que:
a) Durante a Primeira Republica os problemas sociais foram tratados com respeito pelos governantes.
b) Durante a Primeira Republica os problemas sociais foram tratados de forma desrespeitosa e violenta pelos governantes.
c) Durante a Primeira Republica os movimentos sociais tiveram suas reinvindicações atendidas pelos governos oligárquicos.
d) Durante a Primeira Republica, grupos socais que se revoltaram contra os governantes oligárquicos, por exemplo: a Povoação de Canudos, não sofreram qualquer tipo de repressão.
2. As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, exceto (com exceção de):
a) Desigualdade social.
b) Pobreza e medo.
c) Violência policial.
d) Projetos de apoio aos mais pobres.
3. A Revolta da Vacina foi motivada pela insatisfação da população diante da:
Marque a resposta Incorreta.
a) Falta de esclarecimento sobre os benefícios da vacina.
b) Violência do processo de modernização do Rio de Janeiro.
c) Excesso de esclarecimento sobre a campanha de vacinação.
d) Ações autoritárias e violentas dos governantes.
4) A comunidade de Canudos, formada na década final do século XIX, contestava a distribuição de terras no sertão nordestino e buscava, com a formação do arraial, tirar parte da população sertaneja da situação de miséria e abandono em que se encontrava. À frente da comunidade havia um líder religioso conhecido como:
a) Monge José Maria
b)João Maria
c)Antônio Conselheiro
d)Antônio Milagreiro.
5. Sobre a revolta da Chibata, assinale a alternativa incorreta:
a) A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade de Salvador. Começou no dia 22 de novembro de 1910.
b) Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros.
c) O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais.
d) O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta.
6. Quais eram os Estados Brasileiros envolvidos na Guerra do Contestado?
a)Santa Catarina e Rio Grande do Sul
b)Paraná e São Paulo
c)Maranhão e Sergipe
d)Paraná e Santa Catarina